O mundo de hoje é um ambiente onde a mentira se torna um modo de vida para algumas pessoas. Nunca se sabe se o indivíduo na frente está mentindo ou não. Mas há algo que pode ajudar a descobrir se houve injustiça consigo ou não. É a chamada “consciência culpada”, um comportamento muitas vezes sugestivo da integridade da pessoa.
Na época atual, esta informação pode orientar em saber se uma pessoa merece a confiança ou não. Nesta seleção estão em destaque os 10 sinais que mostram uma pessoa culpada.
A ofensa é a melhor defesa
Para justificar o próprio erro, a pessoa culpada muitas vezes transforma um confronto em uma grande cena por culpar outros pelo próprio comportamento.
Isto normalmente é o caso com as pessoas que têm egos maiores do que cérebro e não conseguem aceitar que são seres mortais como os outros, e os erros podem ser feitos por eles também. Assim, a ofensa sendo a melhor defesa, é décima posição nesta seleção, dos 10 sinais que mostram uma pessoa culpada.
Constantemente evita contato visual
A palavra consciência culpada é bastante usada e com razão. Cada pessoa sentiu esta emoção ao menos uma vez na vida, e provavelmente se comportou da mesma forma.
A vergonha de ter ofendido alguém e sabendo que o outro estaria certo em odiá-lo é uma emoção extremamente forte. E a primeira coisa que um culpado fará é tentar evitar contato visual com a pessoa que prejudicou, porque os olhos são a janela da alma e revelarão tudo.
Conversa breve
Uma pessoa culpada tentaria e faria esforço para conversar com outros, até se ninguém estiver interessado. O culpado nunca cede. Eles são tão inflexíveis para conseguir de volta o respeito perdido que farão qualquer coisa para estar na mesma situação com as pessoas que as evitam, seja em festas do escritório ou reunião onde o convite pode não ter, propositadamente, chegado a tempo.
Mídia social
Uma pessoa que deseja ser considerada é também a pessoa que se mostrará interessada a cada postagem, imagem do Facebook, Instagram, Twitter do outro. É uma maneira de ser parte do mundo do outro, e também ajuda a criar a ilusão de que são amigos.
Olhos vermelhos
Se observar uma pessoa que frequenta o banheiro e parece estar sofrendo de frio sem fim, pode ser que esteja sofrendo de culpa. Este indivíduo fica na categoria daqueles que se arrependem, mas não sabem como pedir perdão e resolvem se punir.
Evitar a presença do outro completamente
Alguém culpado, para não ser confrontado tentará e evitará o outro completamente. Este é um comportamento muito comum demonstrado por aqueles que ficam na categoria da consciência culpada. Estes, porém, não podem ser o pior tipo de culpado, mas são com certeza os mais fracos de todos.
Ansiedade
Este é um passo também guiado pelo medo. Quando alguém faz algo errado e se sente culpado sobre isso, tende a ficar frustrado ou assustado e preocupado sobre ser pego. Este é o passo que surge antes de evitar o outro completamente.
Mentira
Esta é a resposta natural que decorre da ansiedade. Isto é muito inofensivo em casos insignificantes, mas altera a vida em alguns outros casos. Os amigos mentindo uns para os outros por pequenas coisas como comer o lanche do outro é uma mentira completamente inofensiva, que representará memórias felizes mais tarde.
Mas um político mentir sobre fundos que foram destinados às refeições para crianças é uma mentira que não é esquecida, que não deve ser negligenciada. Este é o comportamento mais simples que pode ser evitado por uma pessoa culpada, simplesmente por aceitar e tentar fazer as coisas adequadamente.
Se o culpado vence a mentira, as conseqüências que alteram as duas vidas podem ser desfeitas inteiramente, mas a mentira é terceira posição nesta seleção, dos 10 sinais que mostram uma pessoa culpada.
Fazer o certo
Uma pessoa que está realmente arrependida pelo que fez, tentará e fará qualquer coisa para fazer o certo e garantir que não há problemas deixados para trás. E pedirão perdão quando encontrar com o outro, aceitarão o próprio erro com humildade, tentarão e assegurarão o outro de que nada do tipo jamais acontecerá novamente.
Um pedido de desculpa
É uma verdade universalmente reconhecida que a desculpa parece ser a palavra mais difícil. E dizer esta palavra é suficiente para provar que o acusado é culpado e que aceita o fato, sendo o pedido de desculpa posição líder nesta seleção, dos 10 sinais que mostram uma pessoa culpada.
Este é o último recurso que uma pessoa tem, quando todos os jogos de culpa falharam e alguém está desesperado para desfazer o dano que foi causado. Isto funciona em alguns casos onde o dano feito pode ser recuperado.
PRA MIM A INGRATIDÃO.