O mundo moderno estabeleceu vários costumes que, antigamente, não eram cultivados pela sociedade, tornando-se, atualmente, comuns para diferentes indivíduos, encarando-os como “consequências” de determinados acontecimentos, assim como tratando-se de separação, algo que tornou-se muito frequente entre um casal que estipula diferentes razões e motivos para este acontecimento.
Há vários motivos de separação que são dados constantemente como “desculpas” ou razões para que o casal em questão separe-se, principalmente em relação aos casamentos que, subitamente, acabam por uma variedade de aspectos que podem ser destacados, visualizando o top 10 destes principais motivos que levam duas pessoas à desunião.
Enjoar-se um do outro
Este é o principal motivo que ocorre com muitos casais, sendo que, segundo pesquisas realizadas, cerca de 37% pessoas afirmaram este motivo como razão da desunião de duas pessoas que anteriormente amavam-se.
Isto normalmente ocorre no casamento, onde duas pessoas que não viviam juntas constantemente acabam por, com o tempo, enjoarem-se um do outro e das manias cultivadas por cada um, fazendo com que, diferentemente de outros casais, o tempo longo que possuem juntos possa atrapalhar a relação.
Diferenças entre pessoas
Também por conta da convivência que não era 24 horas por dia antes do casamento, vários casais, após morarem juntos, acabam por descobrir muitas diferenças que vem à tona, fazendo com que os mesmos já não estejam mais na mesma sintonia e até mesmo acabem por partirem para caminhos diferentes, com ambições contrárias ou até mesmo simples hábitos que podem irritar um ao outro. Prepare-se para tolerar as diferenças.
Esforço mútuo
Vários casais acusam que, em um relacionamento, o esforço dos dois deve ser mútuo, tanto para permanecerem juntos, assim como em questão de carinho, amizade, companheirismo e diferentes outros aspectos que fazem parte da vida a dois.
Quanto este aspecto não está devidamente equilibrado, uma pessoa acaba oferecendo-se mais à outra e dedicando-se mais, fazendo com que, com o tempo, seja possível perceber este problema e até mesmo gerar desânimo de quem um dia esteve esforçando-se para manter a relação intacta.
Intimidade
Com o casamento, vários aspectos devem mudar, fazendo com que o casal deva ceder alguns aspectos para compartilhar diferentes momentos e realmente promover um casamento ideal e com todos os benefícios necessários.
Ainda que alguns momentos especiais devam ser compartilhados, a intimidade deve permanecer, pois cada um tem suas devidas necessidades relacionadas ao espaço que desejam obter e, ao sentirem-se muito “sufocados”, dois indivíduos podem abrir mão de seu relacionamento para investir em seu próprio espaço que sentia falta no casamento.
Falta de diálogo
Conversar é um aspecto muito importante para o casal e muitos acabam por terminar um matrimonio devido a falta dele, fazendo com que estes não possam compartilhar experiências, conquistas e até mesmo ambições, além de resolver problemas que podem, ocasionalmente, ocorrer no dia-a-dia a dois. Diálogo é essencial para uma vida a dois.
Infidelidade
Mesmo que muitos casais possam pensar que a infidelidade é o principal motivo para a separação, somente 21% dos casais acusam que um dos dois foi infiel.
A traição pode destruir muitos relacionamentos e, por este motivo, no momento da união perante à religião, a mesma tem o intuito de designar que os dois somente pertencerão a ambos, sem que qualquer outro possa interferir quanto aos prazeres carnais. Deve-se ficar sempre atendo aos sinais de traição.
Sem vida sexual
A falta de sexo também pode causar a separação, fazendo com que o casal em questão não possua mais prazer um pelo outro, sem o libido e a vontade que cultivavam anteriormente ao casamento, muitas vezes pela rotina ou até mesmo pelas novidades que não estão presentes neste momento, fazendo com que um dos dois, ou ambos, percam o interesse.
Sem objetivos comuns
Os princípios cultivados por uma pessoa podem determinar se um casal permanecerá, ou não, juntos, sendo que tais objetivos podem estar relacionados à vida pessoal ou profissional, normalmente em relação ao trabalho e aos estudos, além da construção da família indicando a ambição de ambos que, em determinado momento, pode diferenciar-se, causando a desunião.
Falta de apoio
Um casal deve apoiar-se para que ambos consigam atingir as conquistas desejadas, referentes ao próprio relacionamento ou até mesmo à vida profissional, amparando-se um no outro e encontrando as forças necessárias para prosseguir, sendo que, a falta deste aspecto pode causar a separação.
Paixão por outra pessoa
Não necessariamente tratando-se de traição, apaixonar-se por outra pessoa é um dos 10 motivos da separação de um casal, fazendo com que um dos mesmos acabe por seguir um rumo diferente, desprendendo-se de seu/sua companheiro(a) para arriscar-se em outro relacionamento.
Adão estou aqui, se me quiser!!
Lendo o seu comentário/desabafo, vi muito do que é meu casamento, muda algumas coisas ,mas a personalidade tanto sua quanto a dele me vez ver eu e meu marido, você tem 29 anos e eu 29 anos de casada, se quer um conselho …seja forte e emancipe-se, porque depois de um tempo você se acostuma e fica fria ao ponto de não sentir mais a necessidade de ser amada,
Se eu pudesse falar para alguém que está pensando em se casar ou ter algum tipo de relacionamento estável diria: conheça profundamente a pessoa com quem pensa ter esse relacionamento, pergunte se quer ter filhos, se realmente sabe tudo o que isso acarreta, sobre custos e afazeres, se vocês estão realmente dispostos a encarar isso, se querem morar em casa ou apartamento, se gostam de animais, se gostam de viajar, o que gostam em viajens, o que gostam de comer, quais são seus planos de futuro, se querem crescimento financeiro, se estão dispostos a econômizar para adquirir algo, ou se querem morrer trabalhando com gastos desenfreados para manter um padrão de vida ou se querem curtir somente a vida simplesmente com o que têm e comemorar de forma simples valorizando às coisas simples da vida como a natureza, esporte e arte.
Infelizmente, não cheguei a conversar nunca sobre isso com a minha conjuge, e agora, já é tarde pois estamos com duas filhas pequenas e temos que viver como simples conhecidos para poder terminar essa criação e dar o máximo de amor a estas filhas, que um dia quando já estiverem grandes eu possa me separar, pois já fazem 7anos que vivo como um zumbí, seno a sobra de outrem, vivendo o sonho de outra e quando elas estiverem prontas para um relacionamento, quero poder falar essas coisas para as minhas filhas não passarem pelo mesmo que eu e possam ser felizes realmente, nenhum “amor”, vale mais que o amor por Deus e o amor próprio.
de fato é verdade seu comentario é feliz e devidamente correto, vivo o mesmo dilema porem deicidi nao mais aceitar esta situacao e vou sim cair fora mesmo que minhas filhas ainda sejam pequenas.Humilhacao e demais desmoralizacoes nao são faceis de se aguentar…e eu decidi que o amor proprio vale mais do que tudo….
Por acaso entrei neste site e vi seu comentário Fernanda…mas te digo uma coisa se vc esta na igreja , e tem buscado á Deus , de verdade , não tenha dúvidas quanto ao que ele pode te fazer, sei que vc está triste, mas posso te dizer com toda a certeza que Deus tem poder pra fazer renascer o amor que morreu dentro de vc .Por mais lindo que seja ser feliz nessa terra, é engraçado o que vou te dizer…mas é bem assim que Deus ama a gente…sim é assim!!: amar quem não te ama…é o que Ele espera das pessoas , amar quem te ama é facil, mas ter Esperança significa esperar que Ele pode fazer alguma coisa…Ja passei por isso e posso te dizer amava meu marido quando nos casamos , e por causa de uma situação um tanto inusitada , em que eu estava errada e ele deixou seu egoismo crescer, quase perdemos tudo… um dia Deus me disse com todas as letras: se vc desistir , vai ficar sozinha , não vou ser com vc, confesso que tremi…Então fiquei e Ele fez renascer tanto o amor que eu havia perdido quanto o amor do meu esposo e Deus o usou pra me salvar… Se eu tivesse desistido , acho que agora seria até depressiva , mas agora junto com meu esposo, tenho vivido muitas experiencias maravilhosas eu o amo mais agora do que antes.Que Deus te dê fé e esperança minha irmã pra que vc possa vencer as setas que veem na sua mente… por que na minha mente vinha todos os dias … não é fácil confesso mas eu venci e vc pode vencer tbm , e ter o lar que vc nunca imaginou que poderia ter:Quem te garante que se vc ficar vai dar certo:Jesus garante, o meu testemunho ainda é fraquinho perto dos de muita gente que Eu conheço pessoalmente e se vc quiser ouvir fico feliz em te contar…pois conheço muita gente em situações piores que a nossa…bjs
Creio no poder de Cristo! Em seu amor e cuidado! Sei qie elepode transformar da agua o. O vinho qq relacionamento. So qie os milagres sao p. Quem busca. Se o conjuge nao quiser mudar, nao pedir ajuda e nao aceitar tranadormacao da parte de Deus….sinto muito….o milagre nao vai acintecer. E ai? Como fica a outra parte que esta sendo sendo maltratada?????? Vou lhe dizer a luz da biblia que tdos nos fomos chamados p. Amar sem esperar retorno, a pagar o mal com o bem e a nao buscar nossos proprios interesses. Entao como posso fazer tudo de bom p. O outro e nao receber bada em troca? Pois é….a biblia nao apoia o divorcio a nao aer em caso de adulterio…e ainda assim o divorcio nao tava bo coracao de Deus. Entao, solucao: se casou e deu errado….aguente ate a morte! Ore mto pra suportar em amor e fazer sempre o bem esperando o retorno so de Deus! É injusto? Sob a otica do mundo sim! Mas sob a peeapectiva de Deus nos fimos chamados p. Isso mesmo. Cuidar, amar, perdoar, fazer o bem….e se nada vier da outra pessoa em retorno…paciencia. tem outra solucao? Tem sim” separar e ficar sozinho. Seu segundi casamento nao sera aprovado por Deus, exceto se em caso de adulterio. Ainda assim, em caso de adulterio a gente sofre pelos filhos e tdoa os problemas que sao gerados pela separacao. Foi ppr isso que aquelea homens na biblia qdo ouviram o que Jesus pensava sobre o divorcio disseram: “se é esta a condicao entao é melgor nao casar!” Foi exatamente o que o apoatolo paulo recomendou qto aos solteiros: melhor qie nao causem. Aoa casados mta tribulacao.” É duro? Sim. Ninguem disse que fazer a coisa certa segundo os planps de.Deusnseria facil