O ciúmes é uma causa recorrente do fim de namoros, noivados e casamentos, sendo que dificilmente alguém nunca entrou em um relacionamento que não existiu este sentimento, pelo menos, de algum dos lados. Embora seja um sentimento que pode demonstrar o amor pela outra parte, o ciúme em excesso pode ser o caminho mais curto para o fim de qualquer tipo de relacionamento.
As causas para os ciúmes são várias dentre as quais iremos citar as dez principais:
Insegurança
Se uma das partes sofre de baixa-estima é muito provável que o casal vá enfrentar graves crises de ciúmes mesmo que as situações problemáticas sejam rotineiras, como, por exemplo, ver a outra parte falando com uma pessoa do sexo oposto.
Além disso, a insegurança é tão grande que mesmo a outra pessoa acaba sentindo-se menos segura com relação ao relacionamento e ao parceiro e, também, acaba tendo um ciúmes doentio. Desta forma, dificilmente a relação terá algum futuro.
Estágio da Relação
Muitos autores e psicólogos dizem que o ciúmes é simplesmente um estágio de qualquer relação, ou seja, é aquela fase inicial onde o casal ainda não se conhece o suficiente e o fascínio entre ambos ainda é maior.
Porém, isso não significa que após o casal se conhecer que o ciúmes irá terminar até porque pode continuar por toda a vida.
Desconfiança
A desconfiança é uma das principais causas do ciúmes, principalmente, se uma das partes já foi enganada ou passou por mentiras em um relacionamento anterior. Desta forma, os seus pensamentos sempre são voltados a que isso possa novamente acontecer e acaba virando em uma desconfiança do(a) novo(a) companheiro(a), o que com certeza irá se transformar em um ciúme.
Medo
O medo é outra causa constante do ciúmes em um namoro e está relacionado ao fato de que a pessoa imagina, a todo o momento, que seu parceiro poderá trocá-la por outra pessoa e, assim, abandonar a relação.
Esta causa é mais comum quando o parceiro possui muitos amigos do sexo oposto e se relaciona com os mesmos muito amigavelmente, o que desperta a desconfiança de que ali naquela amizade existe alguma coisa a mais que ainda não foi contada.
Trauma Infantil
O trauma infantil parte de quando uma mulher tem um pai um tanto conquistador e ela vê durante toda a sua infância o mesmo cortejar outras mulheres a não ser a sua mãe. Desta forma, quando chega na adolescência e na fase adulta imagina que todos os homens são iguais e, portanto, desenvolvem um grande ciúme doentio com a pessoa que está se relacionando.
Projeção de Si Mesmo
Embora todo mundo negue, uma das causas de ciúmes em um relacionamento é a projeção de si mesmo na outra pessoa. Isso significa dizer, por exemplo, que um homem “galinha” após ter conquistado todas as mulheres que quis durante a sua adolescência, ao chegar na fase adulta e entrar em um relacionamento sério pode ter diversas crises de ciúmes doentios, pelo simples fato, de imaginar que todas as mulheres são fáceis e que sua atual namorada ou esposa poderá ficar com qualquer outro homem facilmente.
Relacionamento Sexual Revelado
Muitas vezes o ciúmes acontece quando um dos cônjuges conta ao outro todas as aventuras sexuais que viveu antes deste relacionamento – o pior é que isso pode incluir além do lugar e hora, como ocorreu. Geralmente, a outra pessoa acaba ficando com muito ciúmes associado a uma raiva tremenda pelo fato de imaginar que isso possa voltar a qualquer momento.
Mentira
Uma pequena mentira sobre o que iria fazer, por exemplo, ao sair da casa de sua namorada pode desencadear uma grave crise de ciúmes. Acontece que algumas vezes pode-se dizer que está indo para casa e, na verdade, está indo a casa de um amigo ou, até mesmo, a outro lugar.
Tudo pode sair como o imaginado, porém já diz o ditado: “a mentira tem a perna curta” e, assim sua namorada poderá ficar sabendo e o resultado é um grande ciúme, que pode demorar a passar.
Ser Gentil para Pessoas do Sexo Oposto
Uma causa de ciúmes, principalmente, das mulheres perante os homens é quando estes são gentis com outras mulheres. Um exemplo é ao abrir um porta e esperar outra mulher passar ou, até mesmo, ter uma conversa agradável com um amiga. Isso leva a namorada, noiva ou esposa a criar uma desconfiança de que aquilo vai muito além do que realmente é e, com isso, mais uma cena de ciúmes poderá ser formada.
Possessividade
Uma das principais, se não a principal, é a possessividade, ou seja, quando um lado do casal acha que a outra é de sua posse e, com isso, a prende e chega a sufoca-la junto de si. Acontece que qualquer saída da “linha” aos seus olhos provoca uma grave onda de ciúmes sem que existe, na verdade, algum motivo para que este fato aconteça.
O meu marido me traiu duas vezes e desde ja nao comfio mas nele,e sinto muito ciume,oke fasso para nao sentir ciumes dele?
Oi Margarida… desencana e bota um chifre nele também. Você vai se sentir mais leve… aí bola pra frente. Chumbo trocado não mata rs