A estimativa pela Organização Mundial da Saúde é que a cada 40 segundos alguém comete suicídio. Além disso, é também estimado que mais de 1 milhão de pessoas acabem com suas próprias vidas por ano.
Com base em tendências globais atuais, o número daqueles que cometem suicídio é esperado a exceder um milhão e meio de pessoas pelos próximos 6 anos. Uma tendência alarmante para dizer o mínimo, e com muitos diferentes fatores, mas ainda assim algumas respostas.
Enquanto muitos fatores referentes ao motivo que se contempla e comete suicídio são bem estabelecidos, tais como doença mental e abuso de substâncias, outros, tais como dificuldades econômicas, estão agora mais firmemente entrando na conversação, como motivos inteiramente legítimos, independente da doença mental, para suicídio.
Com a crise econômica devastando economias nos últimos 5 anos, as taxas de suicídio têm estado em ascensão com muitos se encontrando ou tão sem esperança pela extrema pobreza, ou humilhados pela incapacidade de sustentar a si e à família, que eles recorrem a tirar suas próprias vidas.
Enquanto muitos ou aprendem a superar a natureza debilitante destes fatores, lidar com eles, ou pelo menos sobreviver com os mesmos, outros simplesmente não conseguem.
Quando acumulando um risco de suicídio em cima de outro, as chances se tornam ainda menos certas de um resultado positivo de longo prazo. Nesta seleção estão os 10 países com maiores índices de suicídio no mundo.
Belarus – 20.5 por 100.000
Suicídio é a segunda principal causa de morte em Belarus. As taxas de suicídio em Belarus têm sido relativamente altas desde os últimos dias da União Soviética na década de 1980, porém desde o colapso da União Soviética, aquelas taxas têm crescido relativamente e dramaticamente, e abalado o país em ação para estudar apenas o que tem acontecido.
Com estudos recentes sendo realizados para determinar a natureza dos suicídios em Belarus, especialmente entre homens em idade de trabalho, pesquisadores encontraram uma correlação forte entre álcool e suicídio no país.
Letônia – 20.8 por 100.000
Na Letônia a taxa de suicídio tem vindo a diminuir desde meados da década de 1990 quando a agitação pós-União Soviética era consideravelmente difícil, não só sobre a Letônia, mas muitas outras ex-Repúblicas Soviéticas também.
Dito isto, as taxas de suicídio na Letônia são ainda extremamente altas, particularmente para um estado membro da EU, com apenas 4 outros membros superando Letônia. Além disso, os fatores mais comuns levando ao suicídio na Letônia são consumo de álcool, desemprego e saúde mental, todos ou fatores de riscos por conta própria, ou em conjunto com desemprego e alcoolismo.
Sri Lanka – 21.3 por 100.000
Segundo as estatísticas, cerca de 4.000 pessoas cometem suicídio no Sri Lanka por ano, uma taxa de 11 por dia. Suicídios entre homens, como no restante dos países nesta seleção, muito superam os de sexo feminino, com o grupo de idade mais comum sendo de homens entre as idades de 15 e 44 anos.
Confira 10 coisas bizarras feitas em nome da religião.
Japão – 21.4 por 100.000
Japão sofre de uma próxima taxa epidêmica de suicídio, com homens compreendendo mais de 70% daqueles que cometem o ato. Muitos fatores desempenham as razões do motivo, como dificuldades econômicas, pressão social e depressão, representando as 3 razões principais.
Além disso, o país tem uma tradição longa de cometer suicídio honrado, e como tal, as atitudes da sociedade ao tirar a própria vida são menos desaprovadas do que aquelas de muitas outras nações.
Hungria – 21.7 por 100.000
Homens divorciados e viúvos com idades entre 30 e 60 anos são mais propensos a contemplar e finalmente agir em tirar suas próprias vidas. Outro tema comum sobre o problema do suicídio na Hungria é a correlação do consumo de álcool e desemprego como fatores de risco significativos.
Eslovênia – 21.8 por 100.000
Foi notado que cerca de um terço de todos os suicídios na Eslovênia são devido ao consumo de álcool, a nação balkan continuando a tendência de muitos estados do leste europeus e balkan.
Cazaquistão – 25.6 por 100.000
De todas as mortes por suicídio no mundo, mais de 3% ocorrem no Cazaquistão. As maiores questões trágicas de suicídio relacionadas que enfrentam o país é sua taxa de epidemia de suicídio entre os jovens.
A explicação para a tendência de crescimento tem sido debatida por especialistas na ex-República Soviética da Ásia Central; opiniões variam de aumento do bullying e atormentação na escola, para proliferação da Internet e informação e tecnologia que acompanham a mesma.
Guiana – 26.4 por 100.000
Na Guiana homens são muito mais propensos a cometer suicídio, com mais da metade se envenenando por beber pesticidas como herbicida. A Guiana é terceira posição na seleção dos 10 países com maiores índices de suicídio no mundo.
Como em muitos outros países onde as dificuldades financeiras são um problema, de acordo com estudos, na Guiana muitos homens recorrem ao álcool e se envolvem em violência doméstica quando são incapazes de encontrar um modo de vida para sustentar suas famílias.
Coréia do Sul – 28.1 por 100.000
Este país integra a seleção de forma surpreendente, e possui um problema sério quando se trata de suicídio. O que é pior, é que o total de 28.1 suicídios por 100.000 sul-coreanos em 2012 foi uma diminuição de 11% em relação ao ano anterior.
Os métodos mais comuns de suicídio foram ou enforcamento ou envenenamento, enquanto coação mental, dor física, dificuldades econômicas e problemas familiares foram causas principais, nesta ordem.
Lituânia – 31 por 100.000
Questões econômicas, muitas que datam do levante social pesado da queda da União Soviética e nunca deixaram totalmente o país. As crises econômicas mais recentes, primeiro precipitada pela crise financeira da Rússia em 1998 e a crise financeira mundial uma década depois, também contribuíram para a exorbitante taxa de suicídio do país, predominantemente entre homens.
A pobreza tem envolvido muitos no país e sem empregos, muitos transformaram seu tempo ocioso para alcoolismo e crime. A Lituânia é posição líder na seleção dos 10 países com maiores índices de suicídio no mundo.
Fonte: The Richest.com
pesquisa tendenciosa, evidente o viés de esquerda.
Olá, parabenizo o site por estar tratando do assunto! Quanto mais falarmos sobre, talvez, mais possamos evitar que isso aconteça. Uma observação, acho que vocês poderiam trocar as fotos da matéria. Inclusive, a própria OMS aconselha que quando as mídias forem noticiar que alguém se suicidou, o recomendado é não divulgar a forma, porque isso pode acabar incentivando outras pessoas que estão pensando na mesma coisa.
Nós verdadeiros seguidores de Cristo (sim porque até Judas foi e não era), sabemos que o mundo está fadado a apostasia. Obrigado ateus, seres “inteligentes” que vendo, não enxergam, ouvindo não escutam, a maravilhosa criação de um grande arquiteto. Há mistérios que não é dado aos homens conhecerem, são inefáveis. Há um divisor de águas entre o bem e mal. Sim Deus criou vasos para honra e também de desonra. Há uma saída, há uma salvação, mas lamento, vocês não acreditam, então…sorry, eu acredito e bendito quem acredita. Mesmo que os céus se transformem, mesmo que montanhas sejam movidas, eu sei que o meu REDENTOR VIVE e eu mesmo passando pela morte como Ele passou, apesar de toda Sua nobreza, se fez humilde, somente para os humildes que viverão numa Pátria que palavras algumas conseguem expor de tamanha, grandeza, amor, riqueza e de paz, onde não haverá guerra, doenças, morte e choro. Fiquem com suas auto suficiência, fiquem com “seus conhecimentos” e também com os seu grande vazio existencial.
Me desculpe, mas quem vive em um vazio existencial é você. Cristãos vivem na ilusão de que um dia por uma intervenção divina tudo será lindo e magnifico. E sabe porque? Porque vocês não tem condições de enfrentar o mundo, de olhar para ele e ver que ele precisa muito mais do que um simples “Deus irá lhe salvar”, o seu Deus é um entre outros milhares que já existiu na cultura. Não sei se Deus existe e acho que nunca saberei, mas sei que as pessoas precisam de ajuda e não de julgadores como você que acham que merecem o “céu” apenas por crer em um livro.
Esse povo….até pra tirar a vida tem que dar satisfação e pedir autorização. Felizmente a vida de cada um continua sendo dela, apesar dos esforços da turma religiosa e moralistas de banheiro publico.
A vida de cada um continua sendo dela? Sim, assim como seu braço ou perna lhe pertence. Mas na realidade, a vida pertence ao Criador da vida bem como os órgãos do corpo,e tudo mais que existe; por isso só Ele tem o direito de tirar o que criou. Nenhum ser vivo criou a sua própria vida.
A pessoa que quer e matar tá cagando para o que os outros pensam. Foda-se.
Porque será que os homens geralmente se suicidam mais que as mulheres? Eu citaria dois possíveis motivos: 1 – a mulher aparentemente tem uma maior habilidade de lidar com seus problemas emocionais (quem diz isso são os psicólogos, eu discordo disso, mas respeito o pensamento); 2 – o homem sofre mais e mais intensas pressões sociais (1+1=2…não há discussões)…podemos dizer também que a vida do homem é menos valorizada que a das mulheres, assim como a dos idosos é menos valorizada que a dos jovens…quem vai ligar se morrer um homem idoso, solitário, feio e pobre? Entretanto, tem muita gente que preferiria matar a mãe do que ver uma mulher x famosa, linda, nova e rica morrer.
Discordo em tudo. O mercado de trabalho é monoteísta, apesar da esporadicidade mega branda de algumas mulheres conseguirem algum destaque e ou ascenção… Lembre-se que escrevi esporádica. Direito de ir e vir devia ser igualitário, mas não é. Sair e chegar, horários, locais, é predominantemente monoteísta. Af…. Sofrimento? As mulheres sofrem muito mais, a cobrança em cima das mulheres é infinitamente superior a dos homens. Além de ter que serem bem sucedidas e serem bem empregadas, ainda tem que se desdobrar em serem mais e esposas. Duplas jornadas. Sem tempo para si mesmas. Claro, não subjulgando-nos. Somos aquelas que quisemos e lutamos por nossas emancipação. Mas não detemos o direito de decidirmos sobre nós mesmas. Vivemos em um país onde somos subjulgadas, discriminadas, agredidas e não podemos optar pela escolha de sermos apenas mães e esposas porque senão seremos vistas como seres sem real produtividade nas sociedades. Para o papel de mãe e esposa, obsoleto, só restou mesmo algumas de nossas mães e avós. Etc etc etc… Sabemos lidar com nossos sofrimentos mais ou menos mesmo, haja vista sofrermos todas essas pressões que citei acima e ainda estarmos de TPM. Por fim, para não escrever aqui um livro, gostaria de oferecer-lhe um útero e dois ovários por pelo menos um mês mais um salto alto. Em seguida, me diga como foi cuidar de ambos e como se saiu com os saltos altos.
Não dá pra negar que ser mulher é bem difícil, mas o que você expôs não explica em nada do motivo da maioria dos suicídios ser masculina. A questão é obviamente mais complexa do que isso.
Não sei em que mundo depressivo você vive, Juliana, mas a realidade não é essa não. Estás generalizando muito a raça humana dizendo que ser x é mais difícil do que ser y. A vida de certos indivíduos é mais dolorosa do que a de outros. A realidade atual é tão complexa que ninguém está sendo capaz de descrevê-la corretamente.
Os homens cometem mais suicídios que as mulheres por causa do machismo. Isso mesmo, o machismo também prejudica os homens.
Pode ver que quando acontece uma briga, a mulher não tem tanta vergonha de fugir, pois é normal, afinal ela é mulher, mas quando um homem foge ele é visto como covarde, medroso, viadinho e coisas do tipo.
Vou citar outro exemplo, meu pai trabalhou no Japão por cinco anos, e na época dele, homens acordavam cedo para ir ao trabalho e só chegavam em casa meia noite, mas no caso das mulheres, não tinha trabalho para elas até meia noite, então elas chegavam em casa por volta das 18:00… Vê a diferença? O machismo lá acha que as mulheres não tem a capacidade de trabalhar o mesmo tanto que o homem, logo o homem vive menos pois trabalha mais pesado. Tem o caso da desigualdade salarial, as mulheres recebem menos, pelo que meu pai disse, ele receia 1000 iene por hora e uma mulher recebia 850 iene por hora, mesmo ela estando no mesmo cargo que ele.
E citando outro exemplo, ainda no Japão, lá o homem é praticamente obrigado a sustentar a mulher, até porque depois que a mulher engravida é bem comum ela largar o trabalho para cuidar dos filhos, pois a pressão no trabalho para uma mulher que engravida é grande, o chefe passa a vê-la como um “prejuízo” por ter tirado a licença maternidade, então as coisas ficam complicadas para ela, por isso ela acaba largando o trabalho, pois elas ainda correm o risco de serem rebaixadas de cargo após voltarem na licença maternidade! Ai quem se lasca para sustentar a mulher e os filhos é o homem, sozinho, trabalhando feito escravo! Mas isso é culpa de a sociedade não igualar os trabalhos, se não existe esse machismo pesado, ambos trabalhariam e dividiram o trabalho duro.
Sei que muitas mulheres vão discordar do que eu disse aqui, vão dizer coisas do tipo “Ah, mas nós temos menstruação, sentimos a dor do parto, temos menopausa, nada mais justo que os homens sustentarem a gente” o que tenho a dizer é: FODA-SE.
Há sempre quem queira encontrar uma justificação para tudo. Juntam coisas que não deviam se juntar no meu entender. Temos povos com mais tendência para o suicídio, mas temos outros com tendência para a violência e mesmo o que têm tendência para os assassinatos. Veja-se como no Brasil se tira a vidas às pessoas, sabendo que a cada canto existe uma Igreja, onde é dada missa três ou quatro vezes por semana. Nos EUA qualquer pessoa pega numa arma e mata sem olhar a quem. Seria bom que os estudiosos de estes fenómenos estudassem caso a caso.
Meu caro, nos EUA quem mata responde a processo e é punido; todo cidadão de bem pode ter uma arma para sua defesa pessoal. No Brasil, só os bandidos podem ter armas de fogo, e, o cidadão fica à mercê dos criminosos. Como resultado, somos os campeões mundiais em homicídios. Menos de 10% dos homicídios são apurados. Agora adicione os 90% que não são apurados e veja que nossa terra é o país onde a vida não vale muito.
Tem muito ignorante aqui, o suicídio é em geral provocado por problemas da sociedade, não por problemas psicológicos. A taxa de suicídio está intimamente ligada com estruturas e teorias sociológicas fundamentais.
É um caso emblemático no mundo atual: https://pt.wikipedia.org/wiki/Suic%C3%ADdio
Antes de você chamar as pessoas de “ignorantes”, aprenda que wikipedia é uma fonte introdutória, e não um meio porta-voz da verdade científica. Saiba que existe, entre os problemas psicológicos, uma coisa chamada “depressão”. É evidente que, assim como o homicídio, o suicídio é uma decisão do (auto)agressor e, por mais que o pano de fundo dessas escolhas seja a falta de perspectivas materiais, é necessário que essas perspectivas sejam suficientemente relevantes na vida da pessoa, as prostrem diante das adversidades e as estimulem a cometer o ato suicida. Mas nem todo mundo comete suicídio por conta disso. As situações materiais expõem as pessoas às situações-limite, mas não as manipulam (determinismo social) irresistivelmente a cometerem tais atos. É por isso que a religião é sim um remédio fundamental para combater esses males. Notem que em sociedades nas quais a religião desapareceu, o vazio não foi preenchido por nada espiritualmente compatível (espiritualmente no sentido filosófico do termo). A ideologia do consumo é uma fuga que pode se tornar uma arma – quando o indivíduo não consome. É de isopor. Nos países africanos, apesar das dificuldades materiais bem maiores, os números são proporcionalmente muito menores, o que apesar da mortalidade alta, denota que questões culturais influenciam bastante. Ninguém precisa ser religioso para ter uma alma sã, mas precisa de uma visão saudável do mundo. E é claro que isso é mais difícil em quem vê a matéria como redução de tudo o que existe e é possível.
ate para criticar é preciso ter respeito para com o outro, a religião é um calmante na vida de qualquer ser humano a existecia de uma religião, formação de grupos, não fala mas foi para trazer mais amor confiança,honestidade e outros que neste seculo esta se perdendo por fazer jus ao capitalismo, daqui a algum tempo seremos considerados robôs, sumbis, com o crescimento do capitalismo, o consumo desenfreados de drogas sinteticas, vamos perguntar quem é vc não teremos memoria será um fim de uma nova barbare. mas como vc é top 10 gostaria de lhe dizer que falar dos problemas e criticar não esta dando resultado porque todos sabem disso, mas vc pode fazer a diferença buscando soluções para que o capitalismo se suicida,vira zumbi ao invez dos seres humanos, coloca a pergunta direta com direito a resposta diretas tambem assim vc tera ideia do que realmente prescisa ser feito afinal vc esta falando da humanidade ser humano, nós podemos tudo basta querersó temos que dar as mãos e fazer um circulo em redor do mundo, que tudo muda. e se ficarmos de braços dados seremos meros expectadores. obrigado pela oportunidade.bjo no seu coração.
ana não sei se voce leu direito, mas nas primeiras linhas diz que a causa principal do suicídio é depressão e depressão é um problema psicológico. quem precisa de deixar de ser ignorante é voce mesmo
O ser HOMEM é fraco, mas creio que o sexo masculino, tem mais probabilidades de suicídios por causa de $$$$, por isso digo que HOMEM é fraco!
Ahhhh pensei que Estados Unidos, estaria na lista!
Se esse comentário fosse falando de mulher todo mundo iria ser contra. Mas falar que homem é fraco é belezinha né? As feministas ignoram isso, mas quem mais sofrem com machismo hoje em dia é o homem. E não venham me dizer que “ele é culpado” pq não foi o “homem” que criou o machismo. O machismo simplesmente existe e ponto. O buraco é bem mais fundo do que vc falou. Sendo gay é pior ainda. A cada dia eu percebo mais isso.
Estão vendo como o regime comunista é melhor? Com toda tecnologia a Coreia do Sul é vice-líder em suicídio.
Acho q vc ainda não entendeu. No regime comunista ninguém precisa suicidar-se; os q pensam diferente são ‘suicidados’ pelo regime.
Bem, se eu não me engano a Coreia do Norte é comunista, não da do sul. Regime político não tem causação no transtorno.
O motivo maior é este mesmo. O ser humano e sua ignorância sem tamanho, impossível conviver com certas pessoas, dai a morte fica interessantíssima. Vai estudar e pensar um pouco antes de falar bobagem, a “comunista” é a Coréia do Norte. Preste atenção nas aspas, pois de comunista a Coréia do Norte só tem o nome, talvez, se o senhor se aprofundasse no estudo crítico sério e honesto do que se propõe a falar não precisasse de uma correção fundamental desta, confundindo países e usando da sua ideologia (que vocês fingem não possuir) para legitimar um fato “negativo”. Vocês agem assim, tem um modo totalmente equívoco , simplista e maniqueísta de ver o mundo e querem inventar a todo custo exemplos para fortalecerem seus conceitos esdrúxulos. O mundo é bem mais complexo que bem x mal, comunista x “cristão de bem”, etc, etc.
Melhor?! O regime comunista é um lixo, ele nem levanta os dados porque distorcem por natureza tudo. COmunismo é coisa de mentiroso, genocida, ou é coisa de retardado como você que crê nessas merdas. Imbecil.
Eu não tenho esse “sentimento intuitivo” da existência de deus. Pelo contrário, tenho aversão à religião e misticismo. Então, pelo visto, devo ser doente ou anormal. Onde encontro tratamento? Ou melhor, qual tratamento me seria recomendado? Lavagem cerebral?
Se você não crê na existencia de Deus meu amigo voce esta bonzinho da cabeça ,o problema é que estamos andando no meio de 99% que acreditam então queira ou não queira temos que aturar o soberano Deuz e concordar mesmo mentindo alguns parametros mais eu fico feliz encontei alguem de mente sana e corpo sano ,as ficções que estão surgindo agora não pronunciam a palavra Deuz pois o mesmo jamais existiu a não ser em histórias de historiadores ,voce presisa entender que Deuz foi um personagem criado para dar ao povo hebreu uma condição de cidadania dentro do Egito de farao o povo hebreu foi dizimado pelas guerras e apareceram diante do Egito e farao montou uma história Genezis ,os escribas do Egito dai surgiu Deuz ,Jeova,Javé,Emanuel, e outros veja bem que enquanto falamos de Deuz em 5 mil anos de existencia Judaica ,Buda ja tinha seus 10.000 anos ,no Egito e Mesopotania ja tinhamos deuzes com 8 mil anos e assim por diante não se preocupe amigo voce esta bom o mundo esta louco continue assim ok eu assisti Dracula 3000 aprendi bastante sobre a existencia Deuze Jornada nas estres New Generacion onde a palavra Deuz não é pronunciada,e percebo que outras pessoas pensam a mesma coisa assisti tambem Nóstemos que ter muita calma nesta hora (filme)e sou viuvo pai de cinco filhos e frequentei algumas religiões e prefiro ficar quieto no meu face book e aprendendo com meu titio google.ganho mais do que acreditar em lorotas.
Aqui tem maluco paka. Pare de cheirar esta coisa. Isso mata bem rápido.
DeuS e GêneSis né querido analfabeto
Seres humanos sempre foram criadores de mitos. Desde um tempo muito remoto, humanos se diferenciam por sua habilidade de ter ideias que iam além de suas experiências cotidianas. Somos criaturas que buscam sentido. Cachorros não agonizam pensando na sua condição canina, nem se preocupam com as batalhas que outros cachorros do outro lado do mundo podem estar travando. Já nós humanos entramos facilmente em desespero, e desde o início inventamos histórias que situam nossas vidas em um cenário maior, que revelam um padrão escondido, e que nos dão uma noção de que, contra todas as evidências caóticas e depressivas que indicam o contrário, a vida tem, sim, sentido e valor.
os mitos é para que as pessoas pensem sobre o assunto enquanto pensam o cerebro fica acordado pensando meditando o problema é que tem mitos de mais e ai passamos a viver de mentiras de mitos eu penso em mitos desde a era Zeus mitologia a té agora em Deuz e não acredito em nemhum dels pra mim são só mitos nada mais amigo
Olá sr. Antonio Carlos, seja diligente e arrependa-se por que o tempo está curto e a humanidade por conta de pessoas que pensam como o sr. perdem a noção do existir.Você que veio ao mundo só para questionar Deus, com s? Olha há um estudo que enfatize que com Deus não se brinca, então é só conferir.
Até que se prove ao contrário, são mito e nada mais. Mas o ser humano, burro e incapaz como é por natureza, vai engolindo estes engodos sem pestanejar. Pobre povo de deuses.
Quem é você e outros pra chamar de “burros” pessoas com o mesmo cérebro que você? Vocês ateus são todos panteístas e nem sabem. O ateísmo REAL é anomalia psicológica, aumenta as chances de problemas mentais e existenciais e resulta em niilismo. Ideias de pessoas como você, materialistas e imanentistas, depois da maldita Revolução Francesa (revolução anticristã materialista com influência gnóstica na gênese) eclodiram como baratas que procriam em um bordel.
Querida Amei. paz do Senhor!!!
No país onde mais há suicídio. 31 a cada 100000 pessoas suicidam. É muito pouco!
Graças que nosso planeta não se suicidam aos montes!:D Considerando pela sua opinião, O país que se localiza ao topo da lista, ao mesmo tempo apresenta baixa porcentagem.:D
Mas creio que seja extremamente alto “Lituânia – 31 por 100.000”
No Paquistão e em todos os países existem cristãos, q muitas vezes pagam com suas próprias vidas por ter esta fé em Cristo. Até nos dois piores países para cristãos (A. Saudita e Coréia do Norte) eles estão lá. Mas esta fé não é criada pelo homem; é uma dádiva de Deus. Pense nisto: “Sem a esperança cristã, a vida humana é uma piada trágica”.
SE VC TEM FÉ E RELIGIÃO
COLOQUE UMA BÍBLIA NA MÃO
E VÁ PRO AFGANISTÃO
PORQUE LÁ FALTA CRISTÃO
PRA COLOCAR NA BOCA DO LEÃO
PQ AQUI É FÁCIL COLOCAR A MÃO
NO BOLSO DO CIDADÃO
DIZENDO QUE ELE É FILHO DO CÃO
ENTÃO, NÃO SE ACOVARDE NÃO, IRMÃO
E ENFRENTE O ALCORÃO!
PRA COMPLETAR SUA RIMA SR PAGÃO
PEGA SEU ATEÍSMO E ENFIA NO SEU BUTÃO
NINGUÉM AQUI TÁ AFIM DE SABER SUA OPINIÃO
JUNTA SEU DEBOCHE E SEU CINISMO DE BUNDÃO
E VÁ SUICIDAR NA SUÉCIA COM TIRO DE TRÊS OITÃO
PQ SUA EXISTÊNCIA NÃO FAZ DIFERENÇA PRA NINGUÉM NÃO
obaaa, este é cristão mesmo. Doente e malcriado. Típico. KKKKK
KKKKKKKKKKKKKKK melhor resposta (isso vindo de uma agnóstica)