Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 países com maior número de fusos horários

Top 10 países com maior número de fusos horários

O fuso horário é geralmente definido como uma região do globo que tem o mesmo horário padrão. Cada fuso horário é calculado com base no Tempo Universal Coordenado, UTC, que representa o padrão de horário primário no mundo.

Nesta seleção estão em destaque os 10 países com maior número de fusos horários, considerados os dados de World Atlas que contabilizou os fusos horários para territórios ultramarinos dos países também. Observar que cada fuso horário é declarado em compensação de UTC e usado como um horário padrão em um particular país ou território.

10°

México

mexico entre os paises com maior numero de fusos horarios do mundo
Desde 2015, o México tem oficialmente 4 fusos horários.  O fuso UTC-06:00 cobre a maior parte da região central do México, incluindo suas principais cidades, Cidade do México e Guadalajara. O fuso UTC-05:00 é usado em regiões do sudeste do país, enquanto UTC-07:00 é usado na área do Pacífico cobrindo Baja California Sur e Chihuahua entre outros. A região noroeste, incluindo Tijuana, usa o fuso UTC-08:00.

Brasil

brasil entre os paises com maior numero de fusos horarios do mundo
O número de fusos horários do Brasil é de 4. Assim como o México, o Brasil usa 4 fusos horários. UTC-02:00 é usado em um par de pequenas ilhas do país. UTC-03:00 é usado na maior parte do Brasil, 60% do território do país, incluindo a capital do país, Brasília. Este é o principal fuso horário do país e 94% da população vive neste fuso horário. Os 2 fusos horários restantes são UTC-04:00 e UTC-05:00 usados nas partes ocidentais do país.

Nova Zelândia

nova zelandia entre os paises com maior numero de fusos horarios do mundo
São 5 fusos horários para a Nova Zelândia. Embora a principal ilha e território da Nova Zelândia use apenas o fuso horário UTC+12:00, há 4 mais fusos horários usados por outras ilhas que são consideradas como território do país.

As Ilhas Chatham, localizadas a sudeste da Main Island, usam UTC+12:45. A extremo oriente da ilha principal, há 3 mais territórios da Nova Zelândia; Tokelau, Cook Islands, e Niue. Estes territórios usam UTC+13:00, UTC-10:00 e UTC-11:00, respectivamente. A ilha principal da Nova Zelândia e as Ilhas Chatam usam horário de verão.

Dinamarca

dinamarca entre os paises com maior numero de fusos horarios do mundo
A Dinamarca tem 5 fusos horários, isso se deve principalmente à Groenlândia, que é responsável por 4 deles. Embora a Groelândia tenha uma certa autonomia, os governos dinamarqueses ainda controlam os aspectos mais importantes para governar o território.

Canadá

canada entre os países com maior numero de fusos horários do mundo

São 6 fusos horários para o Canadá. Sendo um país tão grande, é natural que o Canadá tenha estes tantos fusos horários. UTC-08:00 se aplica à região localizada na costa do Oceano Pacífico e usa principalmente horário de verão. UTC-07:00 é usado na Colúmbia Britânica, partes da região de Nunavut e Alberta, com a última usando horário de verão.

Austrália

australia entre os paises com maior numero de fusos horarios do mundo
O número de fusos horários da Austrália é de 8. A Austrália continental usa 3 diferentes fusos horários. A parte ocidental da Austrália usa UTC+08:00, sem horário de verão. A parte central da Austrália usa UTC+09:30, com a região sul usando horário de verão. A parte oriental utiliza UTC+10:00 e como na parte central, a região sul usa horário de verão. Seus fusos estão espalhados nas diversas ilhas menores que compõe o país.

Reino Unido

reino unido entre os países com maior numero de fusos horários do mundo
Para o Reino Unido são 9 fusos horários. A parte principal do Reino Unido usa teimosamente o Tempo Médio de Greenwich, embora geograficamente pertença ao Horário da Europa Central que corresponde ao UTC+01:00. Houve múltiplas iniciativas para abandonar o Tempo Médio de Greenwich, mas nenhuma delas chegou à conclusão, exceto o curto período experimental de 1968 a 1971. Outros 8 fusos horários são usados pelos territórios ultramarinos espalhados pelo mundo. Caso não saiba, o Reino Unido é um dos países com mais ilhas do mundo.

Rússia

russia entre os paises com maior numero de fusos horarios do mundo
brasil entre os países com maior numero de fusos horários do mundo
O número de fusos horários da Rússia é 11, sendo esta terceira posição de destaque nesta seleção, dos 10 países com maior número de fusos horários. Ao longo dos anos houve muitas mudanças quando se trata de fusos horários e rastreamento de tempo no maior país do mundo. Os limites de fuso horário mudaram 7 vezes, a primeira mudança ocorreu em 1993 e a última em 2016. Desde março de 2011, a Rússia abandonou a prática do horário de verão, rotulando-a como impraticável. Houve também abolições e reinstalação de alguns fusos horários.

Estados Unidos

estados unidos entre os paises com maior numero de fusos horarios do mundo
São 11 fusos horários para os Estados Unidos, que são segunda posição nesta seleção, dos 10 países com maior número de fusos horários. Embora por lei, existam 9 fusos horários nos Estados Unidos, na realidade, há 2 mais. Estes fusos horários são usados nas Ilhas Menores Distantes dos Estados Unidos e estações de pesquisa da Antártica. Dos 9 que são definidos por lei, 4 pertencem ao continente.

França

franca entre os paises com maior numero de fusos horarios do mundo
O número de fusos horários da França é 12, sendo este país posição líder nesta seleção, dos 10 países com maior número de fusos horários. A França continental usa UTC+01:00 como horário padrão e UTC+02:00 como horário de verão. Mas há 13 territórios ultramarinos da França que usam 11 diferentes fusos horários, que vão de Guiana Francesa que sua UTC-03:00, Réunion usando UTC+03:00 a UTC+12:00 usados por Wallis e Futuna.

De alguma forma, a sensação é que a França trapaceou seu caminho nesta seleção. Todos estes fusos horários diferentes devem ser um problema real para o governo francês, mas eles são culpados por desejar ter territórios pelo mundo inteiro.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

holanda entre os paises onde as drogas sao legais

Top 10 países onde as drogas são legalizadas

Parece que o planeta foi separado em 2 partes, uma acredita que as leis rigorosas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *