Nos siga nas redes sociais

Conhecimento Geral

Top 10 maiores rios do Brasil

O Brasil, como referido no próprio hino, é gigante pela própria natureza, e nesta seleção estão destacados os 10 maiores rios do país, com critério de extensão. Muitos destes rios atravessam diferentes países além do Brasil.
O Brasil possui uma das mais amplas, diversificadas e extensas redes fluviais do mundo. A nação conta com a maior reserva mundial de água doce, com um grande potencial hídrico; cerca de 13% de toda água doce do planeta encontra-se em nosso território. A abundancia da água em nossa região é em razão das chuvas, principal característica do clima tropical predominante em boa parte do Brasil. Confira os 10 maiores:

10°

Rio Juruá – 2.410 km

rio jurua um dos maiores do brasil
O rio Juruá atravessa além do Brasil, o Peru, e banha o Acre e Amazonas. Juruá nasce no Peru e atravessa o Acre, desaguando no rio Solimões. O destaque é da importância para região, ao servir de hidrovia para muitas comunidades, pois não há rodovias em grande parte do seu curso.

Rio Paraguai – 2.549 km

rio paraguai pantanal
Este extenso rio passa além do Brasil, pela Bolívia, Argentina e Paraguai, e nasce na Chapada dos Parecis, Mato Grosso. O rio Paraguai é afluente do rio Paraná, e ocupa a nona posição na seleção dos 10 maiores rios do Brasil. E define parte da fronteira Brasil-Paraguai e da fronteira Argentina-Paraguai.

Rio Japurá – 2.615 km

maiores Rios Japura
Japurá nasce no sul da Colômbia e banha o Amazonas no Brasil, desaguando no rio Solimões; é ainda afluente da margem esquerda do rio Solimões. A foz do Japurá é em delta, contando com 8 ramificações, e na Colômbia a denominação é de rio Caquetá.

Rio Araguaia – 2.627 km

o grande rio araguaia
Este rio banha Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Pará. Araguaia nasce em altiplanos que dividem Goiás e Mato Grosso do Sul, e a nascente é localizada na Serra do Caiapó, perto do Parque Nacional das Emas, em Mineiros, Goiás; e o Araguaia é sétima posição nesta seleção entre os 10 maiores rios do país.

Rio Tocantins – 2.699 km

rio tocantins um dos mais longos rios do brasil
Tocantins nasce em Goiás, e passa por Maranhão, Pará e Tocantins, com foz no Golfão Amazônico, com proximidade à Belém. Depois da união do rio das Almas, rio Maranhão e rio Paranã, entre cidades Paranã e São Salvador do Tocantins, o rio se torna, de forma definitiva, com nome de rio Tocantins.
Pela época das cheias, o trecho navegável do Tocantins se resume em torno de 2000 km, entre Belém e Lajeado. Este rio é a sexta posição entre os 10 maiores rios do Brasil.

Rio São Francisco – 3.180 km

rio sao francisco um dos mais extensos do brasil
Este rio é considerado um dos mais importantes cursos d’água do país e pela América do Sul. De acordo com estudos, a nascente real e geográfica está em Medeiros, Minas Gerais.
O São Francisco atravessa a Bahia, realizando sua divisa ao norte com Pernambuco, e constitui a divisa natural de Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlântico. O nome indígena designando o São Francisco é Opará, e de maneira carinhosa é denominado também de Velho Chico.
A extensão do rio pode ser alterada após a conclusão da transposição de parte das águas para irrigação da região nordeste e semiárida do Brasil. São mais 700 km de canais de concreto que custarão R$8.5 bilhões aos cofres do governo federal.

Rio Purus – 3.218 km

rio purus um dos mais compridos do brasil
O Purus atravessa também o Peru e é localizado no Acre, na Amazônia do Brasil. Trata-se de rio muito sinuoso, de águas brancas e beleza impressionante natural. Purus é último grande afluente da margem direita do Solimões.
E vem sofrendo grande exploração antrópica, de exploração madeireira, agricultura familiar, caça e pesca, pela alta riqueza de espécies e gigante produtividade.

Rio Madeira-Mamoré – 3.315 km

Rio Madeira-Mamore um dos maiores rios do brasil
Este rio atravessa a Bolívia, além do Brasil, e ocupa a terceira posição entre os 10 maiores rios do país. O Madeira-Mamoré nasce chamado rio Beni na Cordilheira dos Andes; então desce das cordilheiras, com direção ao norte, e recebe o rio Mamoré-Guaporé, tranformando-se em rio Madeira. Este rio de planícies marca a divisória entre Brasil e Bolívia.

Rio Paraná – 3.942 km

rio parana
O rio Paraná, além do Brasil, atravessa o Paraguai, Uruguai e Argentina. Nasce na confluência de 2 importantes rios brasileiros, rio Grande e Paranaíba, entre São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Existe controvérsia em relação à origem do rio Paraná, se é continuação do Paranaíba ou do rio Grande.

Rio Amazonas – 6.937 km

rio amazonas o maior do brasil
O rio Amazonas é líder nesta seleção dos 10 maiores rios do Brasil, e atravessa também a Colômbia e Peru. É localizado na América do Sul, e é considerado o segundo rio mais extenso pelo mundo, com mais de 1000 afluentes.
A origem do rio é na nascente do rio Apurímac, no sul do Peru, desaguando no Oceano Atlântico com rio Tocantins no Delta do Amazonas, norte brasileiro. Pelo seu percurso, o Amazonas recebe no Peru diversos nomes como Ucayali e Lloqueta.
29 Comentários

29 Comentários

  1. Aldinei Cruz

    19 de julho de 2018 ás 18:17

    Segundo o INPE- O Rio Amazonas tem 6992 km de cumprimento. e segundo o INPA- Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia o Rio Amazonas tem mais de 6 mil afluentes, na verdade são quase 7 mil afluentes no total.

    Abs,

    Aldinei Cruz
    Guia de Turismo Regional- Manaus/ Am

  2. Gabriela

    15 de novembro de 2017 ás 15:41

    obrigada ajudou muito ???

  3. Thiago pedro

    25 de julho de 2017 ás 6:18

    Os dados de extensão dso rios araguaia e tocantins estão errados!

  4. Gabriella gissoni

    6 de junho de 2017 ás 1:12

    Obrigada ajudou muito pr meu trabalho fasam mais

    ❤️❤️

    • Sofia Santos

      14 de novembro de 2017 ás 0:39

      Isso ajuda muito mesmo

  5. Maria Fernanda

    10 de março de 2017 ás 19:55

    Adorei,eu tô mandando essa mensagem 2 dia depois de entregar meu trabalho sobre os rios pra minha professora.E sabe a nota que ela me deu????

    !!! 10 !!!

    • Sara Resende Silva

      11 de maio de 2017 ás 20:27

      Concordo

  6. felipe

    10 de outubro de 2016 ás 20:29

    Muito bom! Me ajudou mt no meu trabalho parabéns

  7. Ilza Maria de Moura Xavier.

    21 de junho de 2016 ás 21:08

    Matéria importantíssima, serviu de material de pesquisa para minha filha. Adorei o conteúdo. Muito Obrigada!!!

  8. jean

    29 de maio de 2016 ás 0:20

    faltou o rio juruena ele é muito importante e forma com o teles pires o tapajós.

  9. SONIA REGINA OLIVEIRA

    24 de maio de 2016 ás 19:13

    BELEZAS QUE SONHO EM CONHECER PESSOALMENTE

  10. levi

    1 de abril de 2016 ás 2:00

    presta atençao

    • levi

      1 de abril de 2016 ás 2:01

      aragaui esta serto e paraguai

      • 4456

        22 de agosto de 2016 ás 13:51

        portugues mandou um abraço!

  11. levi

    1 de abril de 2016 ás 1:59

    prestem atençao

  12. Lucasbauru

    14 de março de 2016 ás 10:06

    O rio amazonas é o maior do mundo não o segundo

  13. donizete

    4 de fevereiro de 2016 ás 22:47

    so uma correção o rio Araguaia nasce na divisa de mato grosso e goias não mato grosso do sul

  14. Mauro Matias

    27 de dezembro de 2015 ás 13:47

    O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, criado em 1972 através do decreto 70.355 de 1972. Por ele passa o rio São Francisco, o qual, conforme estudos recentes, tem sua nascente real e geográfica localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, encontra-se a aproximadamente 1200 metros de altitude a chamada nascente histórica, a qual por muito tempo se pensou ser a nascente real.

  15. Samuel Fialho Pereira

    22 de dezembro de 2015 ás 1:25

    Desculpe-me, mas a nascente geográfica do Rio São-Francisco não é em Medeiros e sim na Serra da Canastra, sul de Minas, cujas cidades Vargem Bonita, São Roque de Minas, São José do Barreiro e Vargem Grande de Minas estão próximas; o rio São Francisco segue pela Serra da Canastra originando sua primeira queda de aproximadamente 200 metros de queda livre por nome de “Casca D’anta”… Dos grotões emitidos pelo rio São Francisco, nasce outras cachoeiras na Canastra, conhecidas como Rolinho, Lavras e Lavrinhas e Cerradão…

    Corrige lá…

  16. Eric

    3 de maio de 2015 ás 19:20

    Toma essa estados unidos

  17. Ana Elisa

    31 de março de 2015 ás 23:11

    Olá. Eu discordo das informações citadas acima, e pelo que conheço de geografia os dados estão incorretos, mas de qualquer forma, eu gostei do site, é útil para a comunicação entre as pessoas que visitam o site e os donos do site, e eu espero que o meu comentário, ajude vocês a melhorar o site e trazer cada vez mais pessoas para conhecer o trabalho de vocês. Desde já agradeço pela atenção.

  18. vivian lorrane da silva santos

    27 de agosto de 2014 ás 0:18

    O Rio São Francisco esta no 5 lugar ele esta muito seco ele é peto de carinhanha e ten a pote

  19. ana clara

    17 de julho de 2014 ás 0:23

    meus trabalhos estão todos sertos :v

    • duda

      17 de julho de 2014 ás 1:48

      ninguém quer saber ana clara

  20. ana clara

    17 de julho de 2014 ás 0:21

    isso me ajudou muito mais muito mesmo obg ;) bjsss

  21. João Vitor Valerio

    17 de maio de 2014 ás 21:06

    Gigante pela própria natureza,território,pequeno em educação,saúde,segurança,transporte publico,condições de moradia,GRANDE em impostos,preços,corrupção,como disse Dom Pedro I:INDEPENDÊNCIA OU MORTE??!!escolhemos independência,ou seja,sermos um povo livre,mas parece que a dilma não entendeu o significado de independência

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos