Nos siga nas redes sociais

Conhecimento Geral

Top 10 maiores portos do mundo

Publicado

em

Os portos marítimos desempenham papel importante no comércio mundial e com aumento neste segmento comercial, surge necessidade de aumento do tamanho dos mesmos. Nesta seleção estão os 10 maiores portos do mundo.
Observando esta seleção, talvez possa ser pontuado que muito do comércio é realizado do sudeste da Ásia, principalmente China, mas o tamanho de outros portos pelo mundo também aumenta; alguns como o porto em Dubai pode em breve tomar um lugar nesta seleção.
A seleção destaca os maiores portos e mais movimentados do mundo, tomados principalmente, pelo número de container que são relacionados em base regular.

10°

Porto Qinhuangdao – China

Qinhuangdao entre os maiores portos do mundo
Este porto é décima posição na seleção dos 10 maiores portos do mundo, principalmente através do transporte do carvão de países entre o norte e sul, responsável por 50% do movimento de carvão da China.

Tianjin – China

Tianjin entre os maiores portos do mundo
Este porto é conectado a mais de 400 outros portos localizados em 200 países, e está situado no rio Haihe, é um dos maiores da China. E anteriormente popular como Porto de Tanggu, é o maior porto no norte do país e principal porta de entrada marítima a Pequim.
A localização é na costa oeste da Baía de Bohai, em área central do estuário do rio Haihe. Trata-se, de modo interessante, do maior porto artificial no país continental.

Ningbo-Zhoushan – China

Ningbo-Zhoushan entre os maiores portos do mundo
É oitava posição na seleção dos 10 maiores portos do mundo, e recebeu o destaque na seleção quando os portos de Ningbo e Zhoushan fundiram-se e podem seguir quando uma extensão prevista é concluída em 2014.

Qingdao – China

qingdao entre os maiores portos do mundo
O porto chinês é localizado na frente do Japão e Coréia do Sul, as duas nações de construção de navios principais. O porto faz uso de seu porto natural e é ligado a mais de 350 portos em mais de 130 países, sendo sétima posição na seleção dos 10 maiores portos do mundo.

Busan – Coréia do Sul

Busan entre os maiores portos do mundo
Busan não é apenas o maior porto da Coréia do Sul, continua a crescer junto com seu comércio internacional de países. Busan é sexta posição na seleção dos 10 maiores portos do mundo.
A localização é no rio Naktong e compõe grande rota comercial entre Oceano Pacífico e nações pertencentes à Eurásia. Logo, uma ampliação deve ser declarada, com a denominação New Busan, para gerar maior facilidade em operações do porto; a construção do novo porto deve ser terminada no ano 2015.

Rotterdam – Holanda

Rotterdam entre os maiores portos do mundo
Rotterdam é o maior porto na Europa e responsável por grande quantidade do seu comércio internacional com o restante do mundo. Anualmente, em torno de 300 milhões de toneladas de mercadorias são por este local, transportadas. A região portuária e industrial cobre em torno de 10.500 hectares.
Sendo o mais importante do continente europeu, existe desde o século 14, na época pequeno porto para pesca, localizado no rio Rotte. Mas, o desenvolvimento foi impressionante desde o século XIX, com abertura de conexão com Mar do Norte, denominada Nieuwe Waterweg, determinando importante canal de comunicação com indústria potente alemã.

Guangzhau – China

Guangzhou entre os maiores portos do mundo
Este porto lida com comércio internacional do interior dos distritos circundantes, também lida com comércio dentro da delta do River Pearl, o que torna o porto, o mais movimentado na parte do sul da China.

Hong Kong – Hong Kong

hong kong entre os maiores portos do mundo
Hong Kong é terceira posição na seleção dos 10 maiores portos do mundo, e também faz uso de um porto natural no Mar do Sul da China, e tem desempenhado um papel importante no avanço da província ao longo dos anos.
Este porto está localizado no Mar da China Meridional, é porto natural, e tem sido muito importante em promover economia da cidade de Hong Kong. Em 2010, foi da responsabilidade do porto, 23.7 milhões de TEUs em movimentação de carga.

Cingapura – Cingapura

cingapura entre os maiores portos do mundo
O porto Cingapura é conectado a 600 portos em mais de 100 países, e lida com estimada quantidade de 1/5 dos contêineres internacionais, e ainda é estimado a lidar com 50% do petróleo do mundo que é transportado pelo mar. Este era o maior porto até o ano 2010, quando perdeu seu título, e atualmente é segunda posição na seleção dos 10 maiores portos do mundo.
E o porto cobre todas as instalações e terminais que mantém fluxo comercial marítimo do país. Em questão de tonelagem, em torno de 1.2 bilhões, sendo transbordo o maior do mundo.

Shanghai – China

shanghai entre os maiores portos do mundo
Shanghai é porto de posição líder na seleção dos 10 maiores portos do mundo. É localizado no rio Yangtze, e lida com o comércio de províncias de Jiangsu, Henan e Zhejiang que foi fundamental para desenvolvimento da cidade de Xangai.
A importância do porto é provavelmente pelo seu posicionamento estratégico para comércio, com ambos o rio Yangtze e Mar da China Oriental, proporcionando uma rota marítima muito viável.
13 Comentários

13 Comentários

  1. Nicolas

    24 de abril de 2018 ás 12:03

    Gostei

  2. arievilo ojuara

    20 de março de 2018 ás 18:13

    0 porto de Santos, mais conhecido como Porto do Temer ou Rodritemer , é um porto de porte médio, não chega ser um grande porto, apesar da região Sudeste ter capacidade para para ser um dos maiores portos do mundo, está fadado a ser o que é pro resto da vida, por questões ambientais e espaço físico, no bojo da burocracia, ainda tem o custo Brasil, e a pirataria que deixam o porto vulnerável.

  3. Gabriel

    14 de maio de 2016 ás 0:48

    E o porto de Santos é o maior da América latina

  4. Ed Schuman

    4 de março de 2016 ás 5:33

    Sim ela já é a maior potência mundial, a China é a maior potência mundial em dinheiro no mundo. É éla e o Japão. Os Estados Unidos só é a maior potência em elite e poder.

  5. oryon

    21 de fevereiro de 2016 ás 11:49

    Nada a ver o porto de santos é o maior porto da america latina

    • josué matheus

      1 de outubro de 2016 ás 15:58

      O de Santos é maior da américa latina e não do mundo!!!
      o Brasil está na américa com outros países como o méxico, Cuba , Haiti entre outros , que no total são 20 mais o maior do mundo é o de Shanghai.
      Para você entender melhor é só procurar no google oque é américa latina !

  6. gustavph

    28 de novembro de 2015 ás 23:29

    e o porto de rio grande (rio grande do sul) o maior da América latina

    • josué matheus

      1 de outubro de 2016 ás 16:06

      Não Gustavo, o maior porto da América Latina é o de Santos !!! segundo a Portogente o porto de Riu Grande do Sul fica em sexto lugar !

  7. Robson

    6 de maio de 2015 ás 23:04

    daqui alguns anos a China será a grande potência mundial.

  8. fillipe

    4 de dezembro de 2014 ás 13:29

    tudo china,china e china

    • Rhaniel Santos

      8 de dezembro de 2014 ás 19:53

      Alem de que a Hong Kong também faz parte da China, kkkkkkk

    • otavio

      22 de junho de 2016 ás 13:48

      concordo fillipe tudo da cina

      • pedro

        10 de abril de 2017 ás 21:29

        A China é a potência atual e futura pq a 50 anos atráz investiu em educação integral e o Brasil em corrupção e resultado todos vemos agora infelizmente.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos