Enquanto algumas pessoas dizem que o mais importante em qualquer museu é o que tem dentro de suas paredes, eles impressiona pelo tamanho destes locais também.
Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores museus do mundo, alguns são famosos e muito conhecidos pelas obras em seu interior, e outros pouco conhecidos em países de menos importância histórica mundial.
Museu Nacional da Coréia, Coréia do Sul – 27.090,5 m²
O Museu Nacional da Coréia é o museu emblemático da história e arte coreana na Coréia do Sul e é a principal organização cultural que representa a Coréia. Desde sua criação em 1945, o museu tem se empenhado a vários estudos e atividades de pesquisa nos campos de arqueologia, história e arte, continuamente desenvolvendo uma variedade de exposições e programas educacionais.
Victoria and Albert Museum, Reino Unido – 29.728,9 m²
Este museu, em Londres é o maior museu do mundo de artes decorativas e design, que abriga uma coleção permanente de mais de 4.5 milhões de objetos. Ele foi fundado em 1852.
Museu Nacional de Antropologia, México – 33.445,09 m²
As avaliações do museu variam, com relatos o considerando “um tesouro nacional e símbolo de identidade. O museu é a síntese de uma conquista ideológica, científica, e política.”. Octavio Paz criticou a produção do Mexica Hall Central do museu, dizendo que “a exaltação e glorificação do México-Tenochtitlan transforma o museu em um templo”.
Museu Nacional de Tóquio, Japão – 38.090,2 m²
O Museu Nacional de Tóquio foi criado em 1872, é o museu nacional mais antigo japonês, o maior museu de arte no Japão e um dos maiores museus de arte do mundo. O museu coleta, abriga, e preserva uma coleção abrangente de obras de arte e objetos arqueológicos da Ásia, focando no Japão.
Vatican Museums, Cidade do Vaticano – 42.735,3 m²
Estes museus da Cidade do Vaticano estão localizados dentro dos limites da cidade. E exibem trabalho da coleção imensa construída pelos Papas ao longo dos séculos, incluindo algumas das mais famosas esculturas clássicas e mais importantes obras-prima da arte renascentista do mundo.
Metropolitan Museum of Art, Estados Unidos – 58.816,9 m²
O Metropolitan Museum of Art, coloquialmente “the Met”, é localizado na cidade de Nova York e é o maior museu de arte nos Estados Unidos, e está entre os mais visitados museus de arte do mundo, e sua coleção permanente contém mais de 2 milhões de obras de arte.
Museu Nacional da China, China – 65.032,1 m²
O Museu Nacional da China flanqueia ao lado leste da Praça Tiananmen em Pequim, China. A missão do museu é educar sobre artes e história da China. É dirigido pelo Ministério da Cultura da República Popular da China. É um dos maiores museus do mundo, quarta posição nesta seleção.
State Hermitage Museum, Rússia – 66.841,8 m²
Dos 6 edifícios do complexo principal do museu, 5, nomeadamente Winter Palace, Small Hermitage, Old Hermitage, New Hermitage, e Hermitage Theatre, são abertos ao público. O ingresso para turistas estrangeiros custa mais do que a taxa paga pelos cidadãos da Rússia e Belarus, e o State Hermitage Museum é terceira posição nesta seleção, dos 10 maiores museus do mundo.
Louvre, França – 72.734,7 m²
O museu fica no Palácio do Louvre, originalmente construído como uma fortaleza no final do século 12 sob Philip II. Os restos da fortaleza são visíveis no porão do museu. Devido à expansão urbana da cidade, a fortaleza eventualmente perde sua função defensiva, e em 1546, foi convertida por Francis I em residência principal dos Reis franceses.
O museu abriu em 10 de agosto de 1793 com uma exibição de 537 pinturas, a maioria das obras sendo reais e propriedade da igreja confiscada. Por causa dos problemas estruturais com o edifício, o museu foi fechado em 1796 até 1801.
A coleção foi aumentada com Napoleão e o museu renomeado Musée Napoléon, mas depois da abdicação de Napoleão, muitas obras apreendidas por seus exércitos foram retornadas aos seus proprietários originais. A coleção foi aumentada ainda mais durante os reinados de Louis XVIII e Charles X, e durante o Segundo Império Francês, o museu ganhou 20.000 peças.
Art Institute of Chicago, Estados Unidos – 92.903,04 m²
Este museu, fundado em 1879 e localizado em Grant Park de Chicago, é um dos mais antigos e maiores museus de arte nos Estados Unidos. Reconhecido por seus esforços curadores e popularidade entre os visitantes, o museu recebe aproximadamente 1.5 milhões de convidados anualmente, sendo o Art Institute of Chicago posição líder nesta seleção, dos 10 maiores museus do mundo.
Como uma instituição de pesquisa, o local também tem um departamento de conservação e ciência da conservação, 5 laboratórios de conservação, e uma das maiores bibliotecas de história da arte e arquitetura no país, Ryerson and Burnham Libraries.
O crescimento da coleção garantiu várias adições ao edifício original de 1893 do museu, que foi construído para a Columbian Exposition do Mundo, do mesmo ano. A expansão mais recente, Modern Wing projetada por Renzo Piano, abriu em 2009 e aumentou a pegada do museu, fazendo dele o segundo maior museu de arte nos Estados Unidos, depois do Metropolitan Museum of Art.
Veja também os museus mais estranhos do mundo.
O maior museu do mundo em área se chama Inhotim e fica no Brasil, próximo à BH.
um dos melhores sites da internet…..é conhecimento garantido, com qualidade e verdade…..nunca deixo de abrir os e-mails que recebo, e daí em diante, a gente não para mais…….mais 10….mais 10……tem muito assunto para todos os gostos…..
parabéns ao Adriano pela idéia e que continue sempre tendo sucesso…
saude e paz !!!!!