Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores fronteiras terrestres do mundo

Top 10 maiores fronteiras terrestres do mundo

Com as crescentes ondas de imigrantes e refugiados em movimento da África e Oriente Médio para Europa, e da América Central e América do Sul para América do Norte, a construção de muros, cercas e outros obstáculos ao longo das fronteiras terrestres entre os países está se tornando um aspecto comum.
Os Estados Unidos fortaleceram sua fronteira de 3.141 km de comprimento com México, e na Europa uma parede incrível está em andamento, como a Croácia e Hungria estão agora construindo paredes em suas fronteiras com Sérvia.
A Eslovênia está construindo um muro em sua fronteira com a Croácia, enquanto a Áustria está construindo um muro em sua fronteira com a Eslovênia, tudo para parar as grandes ondas de imigrantes e refugiados vindas da Síria, Iraque e outros países. Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores fronteiras terrestres do mundo.

10°

Estados Unidos – México: 3.141 km

eua mexico entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
Enquanto os Estados Unidos dividem uma fronteira terrestre apenas com o Canadá e México, o México divide fronteiras com Estados Unidos, Guatemala e Belize. Esta fronteira é a mais freqüentemente atravessada do mundo, com em torno de 350 milhões de travessias legais a cada ano.
Os Estados Unidos colocam uma barreira ao longo desta fronteira tentando parar o fluxo de imigrantes ilegais. A barreira é uma série de muros, cercas, sensores e câmeras.

China – Índia: 3.380 km

China india entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
A fronteira China-Índia é a terceira fronteira terrestre mais longa da China e a segunda mais longa da Índia. A fronteira entre os países está em mais do que uma única seção, e a principal seção é a “Line of Actual Control” em torno da região de Caxemira, que inclui muitas partes disputadas.

Brasil – Bolívia: 3.400 km

brasil bolivia entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
Na América do Sul, o Brasil é o quinto maior país do mundo, e divide uma fronteira terrestre com 10 países. Sua maior fronteira terrestre é com a Bolívia. Sendo esta a oitava posição nesta seleção, apresentando total de 3.400 km, entre as 10 maiores fronteiras terrestres do mundo.

Rússia – Mongólia: 3.543 km

russia-mongolia entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
Incrivelmente, 3 das 14 fronteiras terrestres da Rússia estão entre as 10 maiores do mundo. Esta fronteira é também com um país vizinho para o sul. Quanto à Mongólia, apenas tem 2 fronteiras terrestres, com Rússia e China, mas ambas estão entre as maiores do mundo.

Rússia – China: 3.645 km

russia-china entre as maiores fronteiras terrestres do mundo

Em relação à China e Rússia, apesar do fato de que Mongólia e Cazaquistão fiquem entre aqueles dois países gigantes, ainda compartilham uma fronteira comum o suficiente para ser a sexta posição nesta seleção, entre 10 maiores fronteiras terrestres do mundo, apresentando total de 3.645 km de extensão.

Índia – Bangladesh: 4.053 km

india bangladesh entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
A Índia é o sétimo maior país do mundo e terceiro maior na Ásia. E possui fronteiras com 7 países. Mas a maior fronteira é com o pequeno país de Bangladesh, que é em torno de 5% do tamanho da Índia.
A razão para isto é que a fronteira Índia-Bangladesh é dividida em 199 diferentes segmentos, criados pelos 92 enclaves de Bangladesh dentro da Índia, e 106 enclaves da Índia dentro de Bangladesh.

China – Mongólia: 4.677 km

China Mongolia entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
Como a China é o terceiro maior país do mundo com um total de fronteiras terrestres de 22.147 km divididos com 16 países, ela é obrigada a ser listada algumas vezes. A mais longa fronteira da China é com sua vizinha ao norte, Mongólia, que também divide uma das maiores fronteiras do mundo com sua vizinha ao norte, Rússia.

Argentina – Chile: 5.300 km

chile argentina entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
A Argentina é o oitavo maior país do mundo, porém o Chile é muito menor do que a Argentina, em torno de um quarto do seu tamanho. Sua forma longa e estreita determina a fronteira dividida entre eles como a terceira maior do mundo, nesta seleção das 10 maiores fronteiras terrestres do mundo, apresentando 5.300 km.

Rússia – Cazaquistão: 6.846 km

russia casaquistao entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
A Rússia é o maior país do mundo. E tem um comprimento total de fronteiras terrestres de pouco mais de 20.000 km, compartilhados com 14 países. Sua mais longa fronteira terrestre é com Cazaquistão, seu vizinho ao sul e o nono maior país do mundo.

Canadá – Estados Unidos: 8.893 km

canada estados unidos entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
O Canadá, segundo maior país do mundo, e os Estados Unidos, quarto maior, dividem a maior fronteira internacional entre dois países no mundo, sendo posição líder nesta seleção, entre 10 maiores fronteiras terrestres do mundo.
A fronteira tem 2 segmentos, do norte ao sul ao longo do Alasca, o maior estado nos Estados Unidos, e Yukon no Canadá, e do leste a oeste, ao longo de 12 outros estados dos Estados Unidos e 7 províncias canadenses. O Canadá divide uma fronteira terrestre apenas com os Estados Unidos, enquanto os Estados Unidos dividem uma segunda fronteira terrestre com o México.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

marinha italiana entre as maiores marinhas do mundo

Top 10 maiores marinhas do mundo

Entre os bens de defesa mais importantes para qualquer país reside no interior de sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *