As grandes questões e problemas com relação ao conhecimento, verdade, existência, linguagem e valores são estudados pela filosofia. E nesta abordagem, os argumentos racionais tornam esse segmento especial e diferente da mitologia e religião.
Há métodos importantes utilizados como experiência de pensamento, argumentação lógica. Nesta seleção estão os 10 maiores filósofos de todos os tempos que muito contribuíram para filosofia.
Blaise Pascal (1623-1662)
Blaise Pascal é considerado grande filósofo, matemático francês e físico, responsável por uma das afirmações mais lembradas pela humanidade em séculos seguintes como filósofo e místico, “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Essa frase é síntese da sua doutrina, emoção e raciocínio lógico.
Santo Agostinho (354-430)
Santo Agostinho é conhecido também como Agostinho de Hipona ou Aurélio Agostinho, e ocupa a nona posição entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos. Além de filósofo foi teólogo e bispo católico, falecendo em Hipona. É tido por católicos santo e doutor da doutrina da Igreja.
Immanuel Kant (1724-1804)
Kant foi filósofo prussiano, no geral considerado como último grande filósofo dos princípios da era moderna, e ainda destaque do Iluminismo, de forma indiscutível, um dos pensadores de maior influência. Este filósofo conquistou grande impacto no Romantismo alemão e em filosofias idealistas do século XIX; sua faceta idealista foi ponto de início para Hegel.
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Este filósofo suíço, teórico político, compositor musical autodidata e ainda escritor é sétima posição nesta seleção. É uma das personalidades de destaque do Iluminismo francês, e ainda precursor do romantismo.
Rousseau simbolizou uma das principais inspirações ideológicas da segunda fase da Revolução Francesa; que é última das revoluções modernas, e que iniciou período enorme do terror e instabilidade política. É de sua autoria Contrato Social, com inspiração para revolucionários e regimes nacionalistas e opressivos.
Euclides (360 a.C.-295 a.C.)
Euclides de Alexandria é responsável pela famosa geometria euclidiana. Trata-se do espaço euclidiano, simétrico e geométrico, imutável, metáfora do conhecimento na antiguidade clássica, que permaneceu incólume em pensamento matemático medieval e renascentista, porque apenas em tempos modernos foram construídos modelos de geometrias não-euclidianas.
Este filósofo foi também escritor, professor e matemático platônico, e teria sido educado em Atenas, e estado na Academia de Platão, no pleno florescimento da cultura helenística.
Friedrich Nietzsche (1844-1900)
Nietzsche foi filósofo alemão de influência do século XIX, e também crítico acerca da cultura ocidental e religiões, e como conseqüência, da moral judaico-cristã. Até atualmente é associado ao fascismo e niilismo por alguns. Grandes estudiosos e leitores de Nietzsche buscaram desfazer esta visão, como Foucault, Deleuze, e Klossowski.
René Descartes (1596-1650)
Descartes é quarta posição entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos e é popular também como Cartesius, filósofo, matemático e físico francês. Recebeu destaque, sobretudo por seu trabalho revolucionário da Filosofia, e também foi famoso pela invenção do sistema de coordenadas cartesiano, influenciando o Cálculo Moderno.
Em vezes é caracterizado como fundador da filosofia moderna, e também pai da matemática moderna, sendo um dos pensadores de maior influência e importância da história.
Platão (428/27 a.C.-347 a.C.)
Platão de Atenas foi discípulo de Sócrates, filósofo grego e responsável pela fundação da Academia e mestre de Aristóteles. O que se acredita é que Platão foi apelido que, de forma provável, era referente à sua aparência física, porte atlético ou pelos ombros largos; mais uma referência era para sua grande capacidade intelectual para tratar vários temas.
Em grego, o significado para Plátos, é dimensão, largura, amplitude. A filosofia de Platão é considerada de ampla influência e importância; este filósofo ocupou-se de muitos temas, como política, metafísica, e ética.
Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.)
Aristóteles de Estagira é um grande filósofo grego, considerado um dos maiores pensadores dos tempos. As reflexões de filosofia de Aristóteles, são originais e de reformulação da tradição grega, terminaram por arquitetar maneira de pensar, estendendo-se pelos séculos.
Este filósofo contribui de forma inigualável para pensamento humano, com destaque para metafísica, lógica, ética, física, política, psicologia, retórica, dentre outros. Muitos o consideram como filósofo mais influente do pensamento ocidental.
Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.)
Sócrates foi filósofo ateniense e é ícone importantíssimo da tradição filosófica ocidental, ocupando liderança entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos. É afirmado que este filósofo é fundador do que se conhece atualmente por filosofia ocidental.
Sócrates foi influenciado por conhecimento de grande filósofo grego, Anaxágoras. Os seus estudos iniciais e pensamentos tratam acerca da essência da natureza da alma humana. Ele foi inovador no método e em tópicos abordados, e a contribuição para filosofia ocidental foi, de forma essencial, de caráter ético.
O maior de todos é JESUS,o resto,é um bando de tolos,que só falaram besteiras.
O maior de todos foi Pitágoras!Mas infelizmente ele é mais lembrado como matemático.Mas só p lembrar, é atribuído a Pitágoras a própria criação da palavra filosofia,sem dizer q ao contrário de outros filosófos,Pitágoras tinha um grande respeito, defendia e ensinava seus discípulos a defender os animsis.Então p mim Pitágoras foi e continua sendo o maior filósofo de todos os tempos.
Ezenildo eu concordo,Jesus o maior de todos
Faltaram G.W.F. Hegel, Parmênides, Santo Tomás de Aquino…
Difícil encontrar qual foi o critério para fazer essa lista. Infelizmente faltam alguns filósofos que tiveram uma grande influência e, ao mesmo tempo, outros que serviram de síntese e foram responsáveis pelo resgate de outros filósofos. Penso em Tomás de Aquino, pois se não fosse ele, provavelmente não se conheceria Aristóteles e muitos filósofos medievais (Árabes e Judeus). Hegel foi deixado de lado? Influenciou todo um grupo de filósofos, além de influenciar K. Marx e este dividir o planeta em 2. Com todo respeito a Euclides, ele tem influência na matemática e outras ciências muito maior do que na filosofia. Pois quase não se encontra menção a ele nos grandes da filosofia. Faltaria algum filósofo do Empirismo (Locke ou Hume) tendo em conta a influência sobre a ciência de modo geral…
Faltaram São Tomás de Aquino e Vico
Faltaram SãoTomás de Aquino e VIco.
Com toda humildade, eu digo! ( Quem não tiver a humildade de aprender, nunca terá a grandeza de ensinar).
acho que kant deveria ficar entre os três primeiros, porque foi a partir dele que se formou os principais conceitos da filosofia moderna como matematica, metafisica, moral…
Filosofia é isso mesmo cada um faz a reflexão de acordo com o seu conhecimento de mundo.Buscando a verdade dos fatos portanto vamos fazer a diferença sempre questionando e pesquisando.