Nos siga nas redes sociais

Conhecimento Geral

Top 10 maiores filósofos de todos os tempos

As grandes questões e problemas com relação ao conhecimento, verdade, existência, linguagem e valores são estudados pela filosofia. E nesta abordagem, os argumentos racionais tornam esse segmento especial e diferente da mitologia e religião.
Há métodos importantes utilizados como experiência de pensamento, argumentação lógica. Nesta seleção estão os 10 maiores filósofos de todos os tempos que muito contribuíram para filosofia.

10°

Blaise Pascal (1623-1662)

Blaise Pascal
Blaise Pascal é considerado grande filósofo, matemático francês e físico, responsável por uma das afirmações mais lembradas pela humanidade em séculos seguintes como filósofo e místico, “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Essa frase é síntese da sua doutrina, emoção e raciocínio lógico.

Santo Agostinho (354-430)

filosofo mais conhecidos santo agostinho
Santo Agostinho é conhecido também como Agostinho de Hipona ou Aurélio Agostinho, e ocupa a nona posição entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos. Além de filósofo foi teólogo e bispo católico, falecendo em Hipona. É tido por católicos santo e doutor da doutrina da Igreja.

Immanuel Kant (1724-1804)

filosofo mais famosos Immanuel Kant
Kant foi filósofo prussiano, no geral considerado como último grande filósofo dos princípios da era moderna, e ainda destaque do Iluminismo, de forma indiscutível, um dos pensadores de maior influência. Este filósofo conquistou grande impacto no Romantismo alemão e em filosofias idealistas do século XIX; sua faceta idealista foi ponto de início para Hegel.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

filosofo  Jean Jacques Rousseau
Este filósofo suíço, teórico político, compositor musical autodidata e ainda escritor é sétima posição nesta seleção. É uma das personalidades de destaque do Iluminismo francês, e ainda precursor do romantismo.
Rousseau simbolizou uma das principais inspirações ideológicas da segunda fase da Revolução Francesa; que é última das revoluções modernas, e que iniciou período enorme do terror e instabilidade política. É de sua autoria Contrato Social, com inspiração para revolucionários e regimes nacionalistas e opressivos.

Euclides (360 a.C.-295 a.C.)

euclides pensador
Euclides de Alexandria é responsável pela famosa geometria euclidiana. Trata-se do espaço euclidiano, simétrico e geométrico, imutável, metáfora do conhecimento na antiguidade clássica, que permaneceu incólume em pensamento matemático medieval e renascentista, porque apenas em tempos modernos foram construídos modelos de geometrias não-euclidianas.
Este filósofo foi também escritor, professor e matemático platônico, e teria sido educado em Atenas, e estado na Academia de Platão, no pleno florescimento da cultura helenística.

Friedrich Nietzsche (1844-1900)

maiores pensadores Friedrich Nietzsche
Nietzsche foi filósofo alemão de influência do século XIX, e também crítico acerca da cultura ocidental e religiões, e como conseqüência, da moral judaico-cristã. Até atualmente é associado ao fascismo e niilismo por alguns. Grandes estudiosos e leitores de Nietzsche buscaram desfazer esta visão, como Foucault, Deleuze, e Klossowski.

René Descartes (1596-1650)

rene descartes filosofo
Descartes é quarta posição entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos e é popular também como Cartesius, filósofo, matemático e físico francês. Recebeu destaque, sobretudo por seu trabalho revolucionário da Filosofia, e também foi famoso pela invenção do sistema de coordenadas cartesiano, influenciando o Cálculo Moderno.
Em vezes é caracterizado como fundador da filosofia moderna, e também pai da matemática moderna, sendo um dos pensadores de maior influência e importância da história.

Platão (428/27 a.C.-347 a.C.)

platao um dos filosofos
Platão de Atenas foi discípulo de Sócrates, filósofo grego e responsável pela fundação da Academia e mestre de Aristóteles. O que se acredita é que Platão foi apelido que, de forma provável, era referente à sua aparência física, porte atlético ou pelos ombros largos; mais uma referência era para sua grande capacidade intelectual para tratar vários temas.
Em grego, o significado para Plátos, é dimensão, largura, amplitude. A filosofia de Platão é considerada de ampla influência e importância; este filósofo ocupou-se de muitos temas, como política, metafísica, e ética.

Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.)

aristoteles um dos maiores filosofos de todos os tempos
Aristóteles de Estagira é um grande filósofo grego, considerado um dos maiores pensadores dos tempos. As reflexões de filosofia de Aristóteles, são originais e de reformulação da tradição grega, terminaram por arquitetar maneira de pensar, estendendo-se pelos séculos.
Este filósofo contribui de forma inigualável para pensamento humano, com destaque para metafísica, lógica, ética, física, política, psicologia, retórica, dentre outros. Muitos o consideram como filósofo mais influente do pensamento ocidental.

Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.)

socrates o maior filosofo de todos os tempos
Sócrates foi filósofo ateniense e é ícone importantíssimo da tradição filosófica ocidental, ocupando liderança entre os 10 maiores filósofos de todos os tempos. É afirmado que este filósofo é fundador do que se conhece atualmente por filosofia ocidental.
Sócrates foi influenciado por conhecimento de grande filósofo grego, Anaxágoras. Os seus estudos iniciais e pensamentos tratam acerca da essência da natureza da alma humana. Ele foi inovador no método e em tópicos abordados, e a contribuição para filosofia ocidental foi, de forma essencial, de caráter ético.
59 Comentários

59 Comentários

  1. Régis

    11 de setembro de 2018 ás 0:55

    Difícil encontrar qual foi o critério para fazer essa lista. Infelizmente faltam alguns filósofos que tiveram uma grande influência e, ao mesmo tempo, outros que serviram de síntese e foram responsáveis pelo resgate de outros filósofos. Penso em Tomás de Aquino, pois se não fosse ele, provavelmente não se conheceria Aristóteles e muitos filósofos medievais (Árabes e Judeus). Hegel foi deixado de lado? Influenciou todo um grupo de filósofos, além de influenciar K. Marx e este dividir o planeta em 2. Com todo respeito a Euclides, ele tem influência na matemática e outras ciências muito maior do que na filosofia. Pois quase não se encontra menção a ele nos grandes da filosofia. Faltaria algum filósofo do Empirismo (Locke ou Hume) tendo em conta a influência sobre a ciência de modo geral…

  2. Aprigio Alves de Oliveira Filho

    27 de outubro de 2017 ás 1:48

    Faltaram São Tomás de Aquino e Vico

  3. Aprigio Alves de Oliveira Filho

    27 de outubro de 2017 ás 1:46

    Faltaram SãoTomás de Aquino e VIco.

  4. Waldeir Neves da Silva

    21 de junho de 2017 ás 19:28

    Com toda humildade, eu digo! ( Quem não tiver a humildade de aprender, nunca terá a grandeza de ensinar).

  5. Albert Ainsten

    13 de março de 2017 ás 22:10

    acho que kant deveria ficar entre os três primeiros, porque foi a partir dele que se formou os principais conceitos da filosofia moderna como matematica, metafisica, moral…

  6. YARA MORA MORA

    1 de março de 2017 ás 13:57

    Filosofia é isso mesmo cada um faz a reflexão de acordo com o seu conhecimento de mundo.Buscando a verdade dos fatos portanto vamos fazer a diferença sempre questionando e pesquisando.

  7. Valéria T.

    12 de fevereiro de 2017 ás 19:00

    Gostei do site, bastante interessante sobre os filósofos.. no entanto sobre Jesus Cristo …ele esta numa categoria mais ampla, ele é maior que tudo isso e se em toda á historia baseiam-se em ”A.C /D.C” …É porque ele existiu e foi muito mais que um filosofo ele esta na categoria de O filho de DEUS …Aquele que veio não para condenar ou mostrar ser melhor do que o outro , ele veio para completar, ensinar e se amarem e deixou o maior legado que há no mundo que é a sua ” Evidência/QUE HÁ UM CRIADOR ALFA E OMEGA ,QUE ESTA NO CONTROLE DE TUDO ”que ate hoje se confirma sem precisarem vê-lo…

    • Bruno

      21 de fevereiro de 2017 ás 13:56

      Então por que a China não usa o mesmo calendário?

      • Lucas Araujo.

        18 de maio de 2017 ás 23:43

        É assim amigo,Exite A.C E D/C.porque existia humanidade antes de crito,Valeria ,voce está confudido religião, Com filosofia,Quanto menor religião mais espaço a adentrar o conhecimento,Por exemplo o calendario chines,E de acordo com as dinastias zhao e qin se não me lembro é isso caso esteja errado me corrijo,E essas distania duraram mais de 10 mil anos,Então o calendario cristão é usado muito pouco no oriente,Por isso vem A.C-D.C,diante o calendaro cientifico,Tabem pode ser classificado A.C – D.C-.Por exemplo antes da idade conteporânea ou moderna,Os cientificos usam O nacsimento de cristo para dar inicio a idade moderna.Não envolva religiao querida Valéria.Niguem está falando de Jesus Cristo ou mesmo o Senhor Deus,O filho de Deus,Todos somos,Porêm nenhum de nos temos qualificações para isso,Apenas vosso amado Jesus.

    • JUCELINO B. DE LIMA

      29 de junho de 2017 ás 22:06

      Boa noite! É na verdade ainda sou um iniciante nos estudos de DIREITO, gosto muito de filosofia, más não entendo nada de filosofia (sei que nada sei), gosto de Sócrates, Platão e Aristóteles. Vejo em Platão o que mais se aproxima de minha pessoa, apesar que Sócrates é mais social. Se os filósofos acreditavam em DEUS é sinal que Deus já existia. SE a.C (antes de Cristo), d.C(depois de cristo), Cristo é o filho e Deus é o pai. Jucelino B. de Lima (São Bernardo do Campo/S.Paulo)

  8. João Machado

    1 de janeiro de 2017 ás 3:48

    Gostei bastante deste site. por suas publicações e hitórias de cada filósofo e que conta a sua história. Quero receber todos as publicações deste site.

  9. João Machado

    1 de janeiro de 2017 ás 3:46

    Gostei bastante deste site. por suas publicações e hitórias de cada filósofo e que conta a sua história.

  10. ALEX MOURA

    11 de novembro de 2016 ás 17:14

    A VIDA E UM SEGREDO, QUE HOMEM ALGUM DESCOBRIRÁ.

  11. Marco Antonio

    9 de novembro de 2016 ás 11:07

    Nem precisou Senhor Jesus Cristo ser filósofo, algo inato dele, ele não veio para filosofar, mas com certeza o que ele disse mudou e continua mudando nossa maneira de pensar e agir.

  12. ANTONIO CARLOS LEITE

    9 de novembro de 2016 ás 0:47

    OI CAROS COMENTARISTAS CADA UM DE NOS ENTENDEMOS OS FATOS DE FORMAS VARIÁVEIS ,ISSO DEPENDE DO ESTADO DE ESPIRITO E CULTURA,ETC .TEMOS DE LER CADA VEZ MAIS E DISCUTIRMOS TECNICAMENTE OS FATOS ABRAÇO .

  13. Nelson Rodrigues

    29 de outubro de 2016 ás 2:37

    É obvio que Jesus não era filósofo! Ele apenas ensinava sobre amar ao próximo, honrar ao pai e mãe…ser honesto, justo, a nao matar, honrar ao cônjuge, etc. São todas filosofias ultrapassadas. Até porque o homem já criou filosofias bem melhores atualmente: A da ganância, e da autodestruição. Essas são as melhores. Deixemos Jesus de lado, e continuemos a estudar os ” grandes” filósofos.

    • Marinaldo Abdon

      17 de novembro de 2016 ás 15:42

      KKKKK, o homem criou filosofias bem melhores. Kkkkkkkkkkkkk

      • jenivaldo

        5 de fevereiro de 2017 ás 12:40

        É o cúmulo do absurdo esse irmão fazer esse comentário!Até que ponto a insensatez…!

        • Charles

          15 de setembro de 2017 ás 10:14

          Jenivaldo deixa de ser burro, tu não percebeu que ele foi sarcástico?

    • Paulo saheb

      9 de dezembro de 2016 ás 7:03

      Bela lista apenas faltou Tales de Mileto uns dos filósofos mais antigos já vistos(não confirmado historicamente) a matemática de tales e usada em escolas assim como muitos outros mas tales pode se disse que ele criou o ponto de interrogação sendo que umas de suas frases são religiosas como “a coisa de maior extensão no mundo eo universo, a mais rápida eo pensamento a mais sábia eo tempo ea mais cara e agradável e realizar a vontade de Deus” pode se dizer que também boa parte dos filósofos são religiosos(cristão de diferentes ensinos). Jesus nunca se declarou filosofo e nunca será um filósofo mas em teologia que faz parda filosofia pode se encaixar que ele é um filósofo a única diferença é que ele morreu por nós e ficou 3 dias tostando no inferno por nós para que pudéssemos estar falando sobre filosofos(nenhum existiriase um grande impacto religioso influência se a vários nomes importantes) então a julgar pelos fatos precisos e claros o maior seria Jesus Cristo(diferente de todos ele morreu por todos)

      • Paulo saheb

        9 de dezembro de 2016 ás 7:06

        Bela lista apenas faltou Tales de Mileto uns dos filósofos mais antigos já vistos(não confirmado historicamente) a matemática de tales e usada em escolas assim como muitos outros mas tales pode se disse que ele criou o ponto de interrogação sendo que umas de suas frases são religiosas como “a coisa de maior extensão no mundo eo universo, a mais rápida eo pensamento a mais sábia eo tempo ea mais cara e agradável e realizar a vontade de Deus” pode se dizer que também boa parte dos filósofos são religiosos(cristão de diferentes ensinos). Jesus nunca se declarou filosofo e nunca será um filósofo mas em teologia que faz parte da filosofia pode se encaixar que ele é um filósofo a única diferença é que ele morreu por nós e ficou 3 dias tostando no inferno por nós para que pudéssemos estar falando sobre filosofos(nenhum existiriase um grande impacto religioso influência se a vários nomes importantes) então a julgar pelos fatos precisos e claros o maior seria Jesus Cristo(diferente de todos ele morreu por todos)

    • VALTER MARTUSCELLI

      19 de fevereiro de 2017 ás 18:38

      Caso você tenha deixado, como sugere, O Senhor Jesus de lado, espere, se puder esperar!!! O tempo vai mostrar-lhe o que acontecerá depois. O Senhor Jesus é o Mestre de todos os mestres. Todos os maiores filósofos do Mundo nada mais são que criações Dele. Até você que sugere deixar Jesus de lado é criação Dele, quer queira ou não.

  14. Chatomor

    26 de outubro de 2016 ás 14:03

    Gozado, tanta briga recamando pelo primeiro lugar…. quando Sócrates nunca existiu, pois foi inventado por Platão….

  15. Miron

    17 de outubro de 2016 ás 14:19

    Tá faltando eu na lista.”Se silencio, falo. Sintam-no se calo!”

  16. Levy

    11 de outubro de 2016 ás 0:33

    Nao ha livros para se ler, nao se precisa encantar com palavras lindas apenas suas frases com plavras tam humildes eram amadas,refletidas,temidas até os dias atuais.pois sim falo de.jesus cristo o maior filosofo da historia

    • Lenzi

      25 de outubro de 2016 ás 18:32

      lamento, mas Jesus não foi filósofo em momento algum, cada coisa no seu lugar

  17. NeoqJav

    10 de outubro de 2016 ás 20:04

    “Hipótese da teoria da suposição de uma tese sobre a verdade de tudo que não existe!” – NeoqJav

  18. joakim

    5 de outubro de 2016 ás 0:52

    Faltou apenas Jesus Cristo, o Maior filósofo que ja passou por essa terra

  19. Luana

    31 de agosto de 2016 ás 15:21

    E sempre bom sabermos mais sobre a filosofia de Sócrates e Aristóteles… grandes sábios da filosofia…

  20. paulo andre braga

    3 de julho de 2016 ás 20:55

    Valesca Popozuda e Marilena Chaui que nessa nação Tupiniquim vão se dar muito bem, sim.

    • Samuel de Albuquerque

      19 de agosto de 2016 ás 19:24

      Comentário digno de um reacionário que se deve achar um intelectual. Provavelmente um burguês (ou pobre de direita) que tem seu calo ferido a cada vez que se defronta com um comentário da Chauí. Deve ser difícil aturar algumas verdades…

  21. Adriano santos

    16 de maio de 2016 ás 18:03

    sou muito fam do( DALAI LAMA) e nem um desses o supera..!!!!!

  22. Cachaça Neves (@bebummineiro)

    21 de abril de 2016 ás 22:01

    Lista sem olavo de carvalho
    Perdeu credibilidade
    Kkkkkkkkk

  23. Carlos Almeida

    18 de abril de 2016 ás 22:58

    Meu Deus! Sócrates não fundou a filosofia ocidental. Que artigo ignorante.

    O maior filósofo de todos os tempos foi Jesus Cristo, esse teve mais impacto sobre a civilização do que todos esses homens somados.

    • Daniel Bardelli

      30 de abril de 2016 ás 17:54

      NÃO! Sócrates é tão importante que dividiu a filosofia em Pré-Socráticos e Pós-Socráticos, Jesus não se declarava filósofo, e na minha opinião o nosso calendário deveria ser dividido em antes de Sócrates aS e depois de Sócrates dS

    • Roger Wilson Vale Rogerio

      23 de junho de 2016 ás 2:11

      Por isso que um dos meus maiores ídolos é Voltaire sua afirmação é suficiente para responder seu comentário “É difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram”. Não estou dizendo que Jesus C. não teve importância para a humanidade.

    • Anuar Osman

      14 de julho de 2017 ás 14:16

      Nao se esqueçam que a civilização nasce no oriente e nao no ocidente.

  24. Marcelio

    18 de abril de 2016 ás 7:41

    Posso citar duas das minhas ?
    Então lá vai:

    “Se você se suicidar, vai diminuir a mentira do sistema, porque ninguém consegue viver sem mentir. Então Deus não iria achar ruim se você se suicidasse”.
    |
    “Se você parar pra pensar no princípio, você vai ver que todos nós somos mendigos”.

    “Felicidade verdadeira só no paraíso, porque lá não existe mentira, nem dor e ninguém envelhece”

  25. Kálley Wilkerson

    13 de abril de 2016 ás 19:38

    Bicho, essa lista não pode ser levada a sério! Os filósofos que estão aí parecem que foram escolhidos por fama, onde estão Karl Marx ou David Hume?

    • João Cardoso

      29 de abril de 2016 ás 10:51

      Acho que Karl Marx deve estar em outra lista, a lista dos Piores desastres do Universo, já que todos aqueles que seguiam sua Filosofia e tentaram instaurar o Comunismo levaram 100 milhões de inocentes pro Caixão.E não venha dizer que o Dertuparam.

      • Erick Zirtenio

        15 de julho de 2016 ás 3:28

        Acho que quem vai estar no inferno serão os mentirosos que tem como pai o diabo. Jesus nunca ensinou ódio ou discriminação. Se você não concorda com Karl Marx discuta suas ideias e argumente. Não demonize para não ser demonizado.

        • aldo

          25 de abril de 2017 ás 14:44

          jesus tb não ensinou a matar em seu nome…e olha oq rolou nas cruzadas.
          E por favor sr. autor dos 10 acima, vc nunca ouviu falar em Confúcio,,,Buda… que em historias mais profundas forma alvo de estudos dos gregos. troque para top 10 dos filosofos ocidentais. fica bem mais informativo.

    • José Claudiondo Amaral

      7 de junho de 2016 ás 0:56

      Kálley Wilkerson. Vc perguntou aonde estava o Marx? Então, eu lhe respondo. No inferno, fazendo companhia ao satanás! Aquele CUmunista vagabundo e oportunista, que detestava trabalhar.

      • Rodrigo Assumpção

        18 de agosto de 2016 ás 23:50

        O inferno não existe assim como seu pseudohabitante Satanás..

      • Samuel de Albuquerque

        19 de agosto de 2016 ás 19:28

        José, seu comentário é digno de pena. Certamente você tem problema mental.

      • Luana Cunha

        31 de agosto de 2016 ás 15:23

        você não sabe o diz…

    • nisof

      23 de janeiro de 2018 ás 18:42

      O judeu Kissel Mordekay, dito de “Karl Marx”, e um lixo que foi jogado no lixo da história em 1989 na Europa do Leste e na Rússia, junto com sua imbecilidade comunista! Por isto nem em Israel e aceito e nem Israel e comunista!

  26. Éverton

    23 de fevereiro de 2016 ás 23:16

    Discordo desse top, e aliás, não é necessário ser nenhum erudito pra perceber isso. Sócrates por exemplo que está em primeiro quando não existe sequer prova de que ele realmente tenha existido além de ter deixado pouca filosofia se comparado a outros filósofos.

    • Daniel Bardelli

      30 de abril de 2016 ás 17:56

      lógico que se tem provas, os próprios historiadores gregos antigos escreviam sobre ele, deixou muitos discípulos, Sócrates existiu, queira ou não queira

      • Bruno ramos

        19 de abril de 2017 ás 5:03

        Escriviam sobre Zeus Hércules sobre a morada de Thor sobre a casa de Poseidon sobre toda porra do mundo mas não teve provas verdadeiras sobre isso só pelos seus pensamentos

  27. Thales

    9 de novembro de 2015 ás 2:01

    Certamente foi a lista que mais gostei. Claro que caberiam muitos outros e nem tem como classificar a importância que cada um teve. Mas Sócrates foi um dos mais interessantes seres que já pisaram em nosso solo. Com uma linha de pensamento única, que começou toda uma era da filosofia. Trazendo o seu discípulo Platão. Que, como um dos que poderia estar nessa lista diria, Infeliz do discípulo que não supera o mestre (Leonardo da Vinci).
    Obrigado pela lista.

  28. Rafael

    6 de novembro de 2015 ás 22:49

    Por favor faça uma lista dos dez maiores ainda vivos.
    E ainda mais uma lista dos dez maiores do filósofos do Brasil.
    Obrigado!

  29. Antonio

    19 de outubro de 2015 ás 3:42

    Poxa cara a lista e boa ou melhor ótima mais não tinha como encaixar o Charlie Chaplin?

    • Adriano santos

      16 de maio de 2016 ás 18:02

      dalai lama e filosofo??

  30. filipe aguiar silva

    15 de outubro de 2015 ás 16:36

    cara, faltou um filosofo q , ao meu ver, deu inicio ao pensamento pós-morderno, influenciando assim Nietzsche, freud e tantos outros.
    Baruch Espinoza-primeiro filosofo a dizer que não tem mente e corpo, quem não tem alma e deseja, dize ele : tudo é CORPO, tudo é SENtimenTO.

  31. Guerreiro Do Sigma

    20 de abril de 2015 ás 7:24

    Só faltou São Tomas de Aquino.

  32. Moraes

    4 de novembro de 2014 ás 19:19

    A grande pensadora Dilma ensinando uma ELEITORA FORMADA EM ECONOMIA a se qualificar para recolocação no mercado de trabalho: “você pode fazer o pronatec”kkkkkkkk

  33. Raquel

    30 de julho de 2014 ás 16:52

    Valesca Popozuda: “Desejo a todas inimigas vida longa, para que elas vejam a cada dia mais nossa vitória”

  34. italo

    27 de julho de 2014 ás 12:54

    O farofalo Lula: O povo vota pelo estômago!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos