Nesta seleção estão as 10 maiores explosões provocadas pelo homem em todos os tempos. Nenhuma outra força simboliza o poder destruidor e absoluto que a humanidade criou na maneira que as armas nucleares o fizeram.
Apesar de muitos países terem realizado testes nucleares, apenas os Estados Unidos e a URSS testaram armas nucleares maiores do que 10 megatons. Para escala, estas armas são ao menos 500 vezes tão fortes como a bomba usada sobre Nagasaki.
Para determinar a escala do tamanho das maiores explosões nucleares da história, foi usado o Nukemap de Alex Wellerstein. Nos mapas, o primeiro anel de explosão é a bola de fogo, seguida pelo raio de radiação. No raio rosa, quase todos os edifícios são demolidos e as fatalidades se aproximam de 100%.
No raio cinza, os edifícios mais fortes iriam resistir à explosão, mas as lesões são quase universais. No raio laranja, as pessoas com pele exposta sofreriam de queimaduras de terceiro grau, e materiais inflamáveis pegariam fogo, levando a possíveis tempestades de fogo.
Ivy Mike
No dia primeiro de novembro de 1952, os Estados Unidos testaram Ivy Mike sobre as Ilhas Marshall. Ivy Mike era a primeira bomba de hidrogênio do mundo e tinha um rendimento de 10.4 megatons, quase 700 vezes tão forte como as bombas usadas em Hiroshima.
A detonação de Ivy Mike foi tão poderosa que vaporizou a Ilha Elugelab, onde foi detonada, deixando em seu lugar uma cratera de 49,98 metros de profundidade. A nuvem de cogumelo da explosão viajou 48,28 km para a atmosfera.
Castle Romeo
Romeo foi o segundo teste nuclear dos Estados Unidos da série Castle, que foram conduzidos em 1954. Todas as detonações ocorreram sobre Atol de Bikini. Castle Romeo foi o terceiro teste mais poderoso da série e teve um rendimento de 11 megatons.
Romeo foi o primeiro dispositivo a ser testado em uma barcaça sobre água aberta ao invés de recife, já que os Estados Unidos estavam lentamente esgotando das ilhas para testar armas nucleares. A explosão teria incinerado tudo dentro de 4.94 km².
Teste Soviético #123
Em 23 de outubro de 1961, os soviéticos realizaram o teste nuclear #123 sobre Novaya Zemlya. O teste #123 usou uma bomba nuclear de 12.5 megatons. Uma bomba deste tamanho incineraria tudo dentro de 5,46 km² causando queimaduras de terceiro grau em 3390,29 km². A metragem ou fotografias deste teste nuclear não foram liberadas.
Castle Yankee
Castle Yankee, a segunda mais forte dos testes da série Castle, foi conduzida no dia 4 de maio, em 1954. A bomba era de 13.5 megatons, e sua precipitação atingiu a Cidade do México, em torno de 11.426,34 quilômetros de distância, dentro de 4 dias.
Castle Bravo
Castle Bravo, detonada em 28 de fevereiro de 1954, foi a primeira e maior da série Castle de testes e a maior explosão nuclear dos Estados Unidos de todos os tempos. Bravo foi antecipada como uma explosão de 6 megatons, mas ao invés, produziu uma explosão de fissão de 15 megatons.
Sua nuvem de cogumelo alcançou 34,74 quilômetros no ar. O erro de cálculo das forças armadas americanas do tamanho do teste resultou em irradiação de aproximadamente 665 habitantes das Ilhas Marshall, e a morte por envenenamento de radiação de um pescador japonês que estava a 128,74 km de distância do local da detonação.
Empate dos Testes Soviéticos #173, #174 e #147
De 5 de agosto a 27 de setembro de 1962, a URSS conduziu uma série de testes nucleares sobre Novaya Zemlya. Os testes #173, #174 e #147 todos se destacaram como sendo a quinta, quarta, e terceira explosões nucleares mais fortes na história.
Todas as 3 produziram explosões de cerca de 20 megatons, ou 1.000 vezes tão forte como a bomba usada em Nagasaki. Uma bomba desta força incineraria tudo dentro de 7,76 km². A metragem ou fotografias destes testes nucleares não foram liberadas.
Teste Soviético #219
Em 24 de dezembro de 1962, a URSS conduziu o Teste #219 sobre Novaya Zemlya. A bomba tinha um rendimento de 24.2 megatons. Uma bomba desta força incineraria tudo dentro de 9,27 km² enquanto causa queimaduras de terceiro grau em uma área de até 5.827,47 km². Não há fotos ou vídeo liberados desta explosão.
Tsar Bomba
Em 30 de outubro de 1961, a URSS detonou a maior arma nuclear já testada e criou a maior explosão provocada pelo homem na história, sendo posição líder nesta seleção. A explosão, 3.000 vezes tão forte como a bomba usada em Hiroshima, quebrou janelas de 901,23 km de distância, segundo Slate. O flash de luz da explosão foi visível em até 997,79 km de distância.
A Tsar Bomba, como o teste foi finalmente conhecido, teve um rendimento entre 50 e 58 megatons, duas vezes o tamanho da segunda maior explosão nuclear. Uma bomba deste tamanho criaria uma bola de fogo de 16,57 km² de extensão e seria capaz de dar aos humanos queimaduras de terceiro grau dentro de 10.567,15 km² do epicentro da bomba.
cade hiroshima nagasaki
Cara até a Trinity que nem tá no top foi mais forte
Cadê a de hiroshima?
Hiroshima não foi citada por não estar entre as 10 maiores. Para se ter uma ideia, a bomba detonada lá tinha cerca de 15Kt. Ivy Mike, a décima maior, tinha 10.4 megatons, quase 700 vezes tão forte como as bombas usadas em Hiroshima. A Tsar Bomb fio 3.000 vezes tão forte como a bomba usada em Hiroshima.
Muito foda. gostei!!!
legal,bem loko,impolganti.. leité..
Muito bom TOP 10! Tão de Parabéns!!
muito legal esse top10