As cobras são répteis rastejantes, com corpo alongado e que não apresentam patas, sendo as mais chamativas aquelas que são venenosas e também as maiores do mundo. No Brasil, há registros de mais de 370 espécies de serpentes, com tamanhos diversos, o mesmo para formatos e coloração.
Em relação ao veneno, são poucas espécies apresentando perigo para os seres humanos, mas existem as denominadas peçonhentas, com produção do veneno concentrado; as cobras peçonhentas têm dentes modificados. Veja as 10 cobras mais venenosas do mundo.
Mas em relação ao tamanho que é o foco dessa seleção das 10 maiores espécies de cobras pelo mundo, é interessante notar que a serpente pode apresentar exorbitante medida, e assustadora também!
Top 10 maiores espécies de cobras do mundo
Cascavel do Texas ou Cascavel-Diamante-Ocidental
Essa incrível cobra é especial, originária dos EUA e também do México. Os adultos geralmente apresentam medição entre 1,2 m a 1,5 m de comprimento pelo corpo. Nos casos mais raros, a Cascavel do Texas pode apresentar mais de 1,8 m, com ocorrência até mesmo da uma serpente em 2,13 m totais.
Cobra-Índigo (Drymarchon couperi)
A enorme Cobra de índigo é nativa da região oriental nos Estados Unidos, e não apresenta veneno. É a maior espécie cobra nativa dos Estados Unidos. O adulto típico tem entre 2,13 m e 2,36 m, mas já foi registrado um exemplar com 2,8 m no comprimento total (incluindo calda). Elas podem pesar até 2.2 kgs.
Pseudonaja Textilis (ou Cobra Marrom Oriental)
A cobra Pseudonaja Textilis é da família Elapidae. O exemplar desse tipo pode ser visto no leste e centro da Austrália e ao sul de Nova Guiné, geralmente com medidas entre 1,1 m e 1,8 m. A maior já vista possuía 2,5 m de comprimento.
Ela é responsável por 60% das picadas de cobras na Austrália. Os acidentes com picadas ocorre em razão da migração delas para terras agrícolas e arredores de áreas urbanas. Sua principal presa é o rato doméstico.
Surucucu ou Pico de Jaca
A serpente Pico de Jaca é a maior cobra peçonhenta da América do Sul. Os adultos da espécie apresentam crescimento em torno de 2 m a 2,5 m, mas o tamanho de até 3 metros não é muito raro.
O registro do maior tamanho, em comprimento, da cobra Pico de Jaca foi de 3,65 m, sendo a maior cobra venenosa no hemisfério ocidental. E o peso dessa cobra varia entre 3 kg a 5 kg.
Ela é encontrada principalmente na Floresta Amazônica, mas há registro das espécie na Mata Atlântica da Bahia.
Jibóia-Constritora
Na sexta posição entre as 10 maiores espécies de cobras do mundo está a Jibóia. A adulta pode atingir de 2 m a 4,5 metros de comprimento. No país é possível encontrá-la na Mata Atlântica, estingas, mangues, cerrado, caatinga e na Floresta Amazônica. Ela é a segunda maior cobra do Brasil, ficando atrás somente da Sucuri.
A Jibóia não é peçonhenta, apesar de presas afiadas e picada dolorida. Ela mata suas presas (ratos, aves, etc) por constrição, se envolvendo no corpo da presa e sufocando-a.
Cobra Real
Favoritas dos encantadores de serpentes, está em quinto lugar a Cobra Real, maior cobra venenosa existente, com possibilidade de passar dos 6 metros de comprimento. Apesar de ter um veneno menos tóxico que uma Naja, ela tem a capacidade de inocular grandes quantidades por picada. Uma picada pode ser letal para um tigre ou elefante, pois ela libera até 7 milímetros de neurotoxina.
Ela é encontrada principalmente nas florestas tropicais e planícies da Índia e China.
Piton-Diamante (Morelia spilota spilota)
A espécie é encontrada na Austrália, Nova Guiné e Indonésia. No geral, o comprimento varia de 2 m a 3 m, podendo alcançar o tamanho enorme de 6,5 m. A característica mais interessante dessa cobra, é que são capazes de fazer uma grande abertura da mandíbula para alimentação com as presas.
Esse fator é explicado pela mobilidade na mandíbula, sendo a abertura bucal maior do que 150°. Elas matam suas presas por sufocamento ao envolver seu corpo. Geralmente, são lagartos, pássaros, ratos e até gambás.
A Piton-Diamante não representa perigo para os seres humanos, apesar de seu tamanho. Mas se for perseguida, ela pode se defender com picadas, pois possui presas. Não é peçonhenta.
Píton-Indiana (Python molurus)
A cobra é espécie da família Phythonidae, com presença na Índia, Bangladesh, Nepal, Paquistão, Mianmar e ainda Sri Lanka. O tamanho alcançado, em comprimento, por essa serpente em especial é de 6 metros, porém o tamanho pode marcar 8 m em alguns casos.
Como todas as Pítons, são estritamente carnívoros, comem pássaros, répteis e mamíferos. Mas parecem preferir esse último. Elas sufocam suas presas enrolando-se nela. Após matar a presa, elas engolem pela cabeça primeiro. Algumas refeições pesadas podem demorar semanas ou meses para ser digeridas. Elas podem se alimentar de presas maiores, pois os ossos de sua mandíbula não estão conectados, propiciando uma abertura maior.
Sucuri-Verde
Em segundo lugar na seleção das 10 maiores espécies de cobras pelo mundo está a Sucuri-Verde, sendo a maior e mais popular das espécies da sucuri. É encontradas na América do Sul, em regiões consideradas alagadas.
O tamanho da Sucuri-Verde pode passar dos 9 metros em relação ao comprimento da cobra, e ainda ultrapassar 300 kg. No tamanho máximo, que é raro, nem a onça pintada pode matar uma dos animais mais forte do mundo.
Elas são conhecidas por matar e engolir bois, jacaré, capivara e outros animais maiores.
Há registros de pessoas mortas pela cobra gigante, principalmente pescadores e fazendeiros. Em terra, ela é extremamente lenta e limitada, por isso, muitas vezes ela se sente ameaçada, já na água ela consegue capturar suas presas facilmente.
Píton-Reticulada (Python reticulatus)
Trata-se da maior espécie de cobra na seleção das 10 maiores serpentes, e da família dos pítons, com possibilidade para alcançar 9,5 m no comprimento. No geral, a medida fica entre 3 m e 6 m, ou seja, são enormes.
Essa maior serpente no mundo no quesito comprimento é também a maior nativa na Ásia. É excelente nadadora, sendo vista até mesmo em mares. O habitat natural é em florestas tropicais, ou proximidades das pradarias e também em matas. Há associação da Píton-Reticulada com rios, e observada por regiões próximas dos lagos.
Geralmente, elas não são perigosas para os seres humanos, pois não são venenosas e são lentas. Ela ataca somente se sentir acuada. No entanto, há casos de pessoas mortas por constrição e pelo menos um caso de uma pessoa engolida por uma Píton-Reticulada na Indonésia.
Píton-Reticulada e a Sucuri dividem o titulo de maior cobra do mundo, por serem semelhantes, embora a Sucuri seja mais pesada. Ambas conseguem engolir animais inteiros, mas humanos adultos são raros em razão dos ombros.
Eu acho que a píton reticulada e a sucuri deviam ficar juntas no primeiro lugar, pois a píton é a mais comprida e a sucuri a mais pesada.
Faltou anaconda
é a sucuri (2º lugar)
Com certeza precisam rever os critérios de avaliação dessas cobras. Eu mesmo já vi uma sucuri preta aqui no Mato Grosso do Sul, em Bonito, com mais de 10 metros. e entre essas cobras do site pelo menos três não mereciam mesmo estar na lista das maiores.
Levando em conta que no zoologico da Tailandia possui uma Python Reticulatus de 14 metros, está correto sim a avaliação.
Para de mentir, no Guiness a maior píton tinha 10 metros.
No Brasil foi pego uma com 11.65, foi registrado só q n tinha Guiness na época, só é pekisar
considerando que repteis crescem infinitamente desde que tenham comida e espaço, acho que o ranking ficou um pouco “apertado”
Olha, uma dessa é bem maior que eu e são lindas criaturas
A sucuri é a maior.
Não é Pico de Jaca, mas sim “Bico de Jaca”. Não entendi o critério em que uma cascavel se inclui entre as 10 maiores serpentes do mundo. A sucuri pode ultrapassar 11 metros e isso foi documentado por Candido Rondon. Cobra Rei de 6 metros??? E a “Boa”? A caninana? Tá louco!
A boa e a jiboia
BEM,NESSE CASO EU DIRIA QUE A MENOR COBRA QUE EXISTE É A MINHOCA.
imagine a miocoçu!
Minhoca nao e cobra
UMA OCASIÃO,CONVERSANDO COM O DICRÓ,ELE ME DISSE QUE A COBRA MAIS PERIGOSA QUE EXISTE É A SOGRA.
Nem a onça pode matar uma Sucuri? rsrsss
Sucuris são cerca de 6% do cardápio de uma onça.
Incluindo sucuris adultas entre 7 m e 10 m de comprimento.
eu sou do amazonas Manaus aqui no Brasil mesmo e eu sei que a sucuri e MUITO maior que a píton reticulada mesmo que possa ser um caso raro existi uma sucuri de 10 m de comprimento aqui mesmo no amzonas
Mas é assim mesmo, acontece em casos raros de uma sucuri chegar a esse comprimento, e passar, mas agora, imagina a que tamanho a reticulada pode chegar em sua aparição rara…
Você pode ter visto muitas sucuris mas você não viu uma reticulada e do mesmo jeito que Candido registrou uma de mais de 11m existe uma reticulada ainda viva de mais de 14m e no geral a reticulada cresce sim mais que a sucuri, por isso elas ficam em primeiro no rankin, a sucuri não é a maior aceita.
E a sucuri amarela
Ela tem 2m
Anaconda é como é chamada a sucuri nos EUA, porém em alguns casos também pode ser referido a píton.
kadê a anaconda?
se tá zuando né? leticia
kkkk naconda não existe, não é uma espécie de cobra.
é apenas um apelido da sucuri verde no filme.. bjs Letícia..
Sucuri gigante oi so indigena. Na terra indigena Canabrava municipio de jenipapo dos vieiras-MA BR-226 um indio foi morto por uma sucuri gigante e a cobra ainda esta dentro da lagoa perto da aldeia.
Moro perto de Canabrava em Parnaíba piaui
Anaconda pode se referi a:
-Nome, usado “lá fora”, referido a qualquer espécie do gênero Eunectes (gênero das sucuris).
-Cobra mítica gigante do Amazonas.
tem a boi-tata ninguém vai falar dela???