Nesta seleção estão os 10 carros mais econômicos do Brasil, já que indiferente se o modelo é a gasolina, álcool ou flex, o desejo de todos é sempre rodar mais com gasto menor. As informações para esta seleção são baseadas na ultima avaliação realizada pelo Inmetro.
A pesquisa mais recente, foi divulgada em junho de 2014, e inclui o Novo Ford Ka, com previsão para as lojas no último trimestre de 2014. E o resultado final indica a média de consumo, a incluir álcool e gasolina; também foram divulgados os números de cada veículo.
Kia Picanto – 11 km/l
Kia Picanto é da montadora sul-coreana e de acordo com o Inmetro, o modelo apresenta média de 8,2 km/l de álcool pela cidade, e ainda 9,8 km/l de álcool pela estrada. Em relação à gasolina, a média vai para 12 km/l pela cidade, e 14,4 km/l pela estrada, sendo a média final de 11 km/l.
Renault Sandero – 11 km/l
A nona posição na seleção dos 10 carros mais econômicos do Brasil é do Renault Sandero. O veículo realiza na média de 8,4 km/l na cidade, e 9,2 km/l na estrada, em relação ao etanol. E com gasolina, o consumo se resume a 12,9 km/l em cidade, 13,8 km/l em estrada. A média, do carro da montadora francesa fica em 11 km/l.
Fiat Uno – 11 km/l
O popular Fiat Uno em relação ao álcool alcança 8,3 km/l em cidade, e 9,4 km/l em estrada. E a economia fica maior com gasolina, de consumo médio de 12,3 km/l na cidade, e 14,5 km/l em estrada; a média final do Fiat Uno alcança também 11 km/l.
Volkswagen Gol – 11 km/l
O Volkswagen Gol em relação ao álcool, apresenta 8 km/l em cidade, e em estrada, 10,1 km/l. Quando se trata da gasolina, o desempenho em estrada é o diferencial do veículo, que atinge 11,8 km/l em cidade, e 14,9 km/l em estrada, e a média geral do Gol fica em 11 km/l.
Volkswagen Fox – 11,4 km/l
A sexta posição nesta seleção é com Volkswagen Fox, pois com álcool o carro alcança 8,8 km/l em cidade, e 9,9 km/l em estrada. Em relação à gasolina, as estatísticas sobem para 12,7 km/l pela cidade, e 14,4 km/l pela estrada; a média final apresentada é de 11,4 km/l.
Fiat Palio Fire – 11,5 km/l
Trata-se do veículo mais vendido do Brasil, e é quinto mais econômico. A média apresentada pelo Fiat Palio Fire é de 11,5 km/l, pois com álcool, o veículo atinge 8,8 km/l pela cidade e 10,3 km/l pela estrada, e com a gasolina, as estatísticas são mais expressivas com 12,3 km/l em cidade e 15 km/l em estrada.
Volkswagen Up! – 11,6 km/l
O Volkswagen Up! é o mais novo modelo da Volkswagen, sendo a quarta posição na seleção dos 10 carros mais econômicos do Brasil. Contando com álcool, o veículo atinge 9,1 km/l pela cidade, e 9,9 km/l pela estrada. E em relação à gasolina, são 13,2 km/l marcados em cidade, e 14,3 km/l em estrada. E a média final destacada é de 11,6 km/l.
Nissan March – 11,6 km/l
De acordo com os testes do Inmetro, o Nissan March apresenta média de 11,6 km/l. O veículo movido à álcool marca 8,9 km/l em cidade, e 10,4 km/l pela estrada. E quando se trata da gasolina, são 12,6 km/l pela cidade, e ainda 15 km/l pela estrada. Pela média final, Nissan March da montadora japonesa, alcança impressionante 11,6 km/l.
Novo Ford Ka – 11,7 km/l
Trata-se do mais novo lançamento da Ford que já inicia no mercado, o novo Ford Ka. O veículo com álcool marca 8,9 km/l em cidade, e ainda 10,4 km/l em estrada. E a versão à gasolina realiza 13 km/l pela cidade, e 15,1 km/l pela estrada. A média final do novo Ford Ka se resume à marca de 11,7 km/l.
Renault Clio – 12,5 km/l
E a posição líder da seleção dos 10 carros mais econômicos do Brasil é do Renault Clio, segundo o Inmetro, com média final de 12,5 km/l, representando importante economia.
Em relação ao álcool, o carro marca 9,5 km/l pela cidade, e 10,7 km/l pela estrada. Mas, o Renault Clio à gasolina surpreende, alcançando 14,3 km/l em cidade, e incríveis 15,8 km/l pela estrada.
Veja também a lista dos carros mais caros do mundo.
alguem pode me dizer que ford ka é esse e onde é vendido? achei mais bonito que o brasileiro.
Ja ouvi muitos elogiarem o Gol G4 em sua economia. .Será esse o maodelo mais econômico no mercado de sua categoria 1.0?
Num site de comparação, fiz a comparação com o mesmo ano g4 mas com o mormotor 1.6…esse mais potente consumiu 1litro a mais do que o motor 1.0…
Será o modelo 1.6 a melhor escolha custo/benefício?
Essa estória de dizerem que GOL e PÁLIO são econômicos é uma pura ficção de quem diz, só se tiverem a coragem de descer a Serras das Araras em ponto morto. Tb vou com meu parceiro que respondeu: E CLASSIC é Carro?
olha, meu corola automatico 1.8 2001/2002 (japones), faz 9,2 km/l na cidade, com ar desligado e 8,1 com ar ligado. Na estrada, faz 13,0 e 11,5, respectivamente…
Esqueceram do Citroën C-3. Tenho um do ano 2010 e nunca vi carro econômico como esse.
Eutenho um gol g6 depois dos 15000 km ele fico economico ele é 1000 efaz 17 kml na estrada a 110 120 e 13e5 na cidade
AHAHAHA! Ford Fusion, essa lista é tosca e baseada nas informações das montadoras, nenhum desses carros faz a autonomia descrita em questão, quanto mais novo mais gastador! O que deveria ser ao contrário pois com tanta tecnologia né!!!!!
uma coisa que tinha certeza, o palio jamais apareceria nem em uma lida de top 50, que saudade do meu golzinho que fazia mais do que diz na lista que o clio faz.
esqueceram do classic da chevrolet 1.0 sedan vhc?tenho um e ele nao perde para o clio,ok.
ESTAMOS FALANDO DE CARRO, NÃO DE CLASSIC…
ou um carro classic (carro classico) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Me espantou o Ford Fusion 2.5 aparecer em segundo….dentro da cidade, que na minha opinião é onde gastamos mais tempo rodando.
é ka NOOB
Tenho o Gol, e ele não tem nada de econômico
vai do pé e modo de direção de cada um, tive um gol no ano passado e fazia média de 16,8 km/l na estrada e 14,1 na cidade, dica se vc pega estrada tente manter uma contancia em 120km/h foi com essa contancia que eu cheguei a esses numeros, pois andando entre 80 e 100 ele é muito gastão, acima dos 120 ele tem o mesmo efeito de gastar demais, hoje tenho um palio e da vontade de bater a cabeça na parede na estrada a em qualquer regime de rotação e velocidade ele é ruim de consumo, não consegui em um ano pegando estrada com ele fazer mais que 11,7 na estrada e na cidade 9,0, sei pq sou representante comercial, vivo na estrada, e os dois carros o gol que tive e o palio que tenho são 1.0
Observei que a análise não leva em consideração os carros que detêm das montadores o combustivel GNV, exclusividade da Fiat. Sendo assim, indico este carro, por ser uma excelente opção, considerando o custo benefício, completo, utilizando automaticamente 4 combustíveis (GNV, gasolina, álcool e etanol/gasolina pura). Hoje, no GNV, com dois cilindros de 6 metros cúbicos, faz em média 120 km com 18 reais. Caso ultrapasse os 3 rpm, muda automáticamente para o combustível líquido.
digo 3 mil rpm
Esta lista deve considerar todos os carros fabricados no Brasil, inclusive o Siena Tetrafuel da Fiat, ao qual considero que deve ocupar o 1º do ranking dos mais econômicos e é completo.
Concordo com o Renato. Tenho um siena tetrafuel 2009 e estou muito satisfeito com o carro. Acho que pra um carro ser eleito o mais econômico do Brasil tem que usar o ‘custo por km rodados’ eu ando com meu siena tetrafuel só no gnv e o custo por km rodado e de 10 centavos 0,10 r$ pago 1,79 no metro cúbico de gnv e ele faz 18 km por m3. Vou ficar com esse carro por uns 20 anos….
Nissan tiida,sedan cidade 12 gasolina estrada 16
Álcool 10 cidade 14 estrada
E pasmem!! Carro 1.8 seis marchas…selinho de geladeira na porta desses nacionais só enganam.
muito bom