Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 capitais mais quentes do Brasil

Top 10 capitais mais quentes do Brasil

Quais são as cidades mais quentes do Brasil? Para responder essa pergunta, analisamos dados climatológicos do INMET do periodo de 1961 a 2010. A classificação foi feita de acordo com temperatura média anual de todos esses anos.
Como resultado, pode-se observar a predominância de cidades da região Norte e Nordeste do Brasil, sobretudo aquelas que estão próximas a linha do equador, na extremidade do Brasil.
São regiões onde as frentes frias não chegam, ou pouco muda a temperatura. Essa é a principal razão para não constar Cuiabá entre as 10 capitais mais quentes.
Nesta seleção estão em destaque as 10 capitais mais quentes do Brasil, de acordo com a temperatura média anual do INMET, Instituto Nacional de Meteorologia.

10°

Belém, Pará – média anual 25.9° C

belem entre as capitais mais quentes do brasil
Belém, capital do Pará, se destaca aqui com temperatura máxima absoluta de 37.3°C atingida em março de 1982, temperatura máxima média de 31.5° C, temperatura mínima média 22.1° C, e já chegou a registrar temperatura mínima de 18.5° C em agosto de 1984.

Natal, Rio Grande do Norte – média anual 26° C

natal entre as capitais mais quentes do brasil
A cidade do sol, Natal se destaca em nona posição nesta seleção, das 10 capitais mais quentes do Brasil com a temperatura média de 26° C. A maior temperatura máxima já registrada é de 34°C em 2006, mas a temperatura máxima média de é 29.3°C, temperatura mínima média de 22.5°C, e temperatura mínima absoluta de 10.6° C.

Aracaju, Sergipe – média anual 26° C

aracaju entre as capitais mais quentes do brasil
Aracaju tem temperatura média anual de 26° C. A sua maior temperatura já registrada é de 35.3°C registrada em abril de 2010, sendo que a temperatura máxima média é de 28.5°C e mínima média de 23.2°C, e a menor temperatura já registrada desde 1967 é de 11°C.

São Luís, Maranhão – média anual 26.1° C

sao luis entre as capitais mais quentes do brasil
São Luís no Maranhão teve a temperatura máxima absoluta de 37.2°C registrada em 4 de outubro de 1997, mas sua temperatura máxima média gira em torno de 30.4°C. A temperatura mínima média de é 23.3°C, e temperatura mínima absoluta foi de 13.1°C registrada em 17 de abril de 1974.

João Pessoa, Paraíba – média anual 26.1°C

joao pessoa entre as capitais mais quentes do brasil

A maior temperatura máxima absoluta de João Pessoa é de 34.8°C registrada em 26 de abril de 1969 e a menor temperatura mínima absoluta foi de 15°C em 13 de agosto do mesmo ano. Sua temperatura máxima média é de 29.3°C, temperatura mínima média de 22.5°C.

Macapá, Amapá – média anual 26.6°C

macapa entre as capitais mais quentes do brasil
Macapá é quinta posição nesta seleção, a capital do Amapá, das 10 capitais mais quentes do Brasil, sendo sua temperatura média de 26.6°C. Sua temperatura máxima absoluta é de 39.6°C, temperatura máxima média de 30.7°C, a temperatura mínima média é de 23.3°C, e a temperatura mínima absoluta é de 19.6°C.

Fortaleza, Ceará – média anual 26.6°C

Fortaleza entre as capitais mais quentes do brasil
Fortaleza tem a temperatura média de 26.6°C. E sua temperatura máxima absoluta é de 37°C, a temperatura máxima média de 30.1°C, a sua temperatura mínima média é de 23.6°C, e a temperatura mínima absoluta de 19.4°C.

E a média pluviométrica anual corresponde a aproximadamente 1600 milímetros, com concentração entre os meses de fevereiro e maio, com abril sendo o mês de precipitação maior de 356 milímetros. A localização, entre as serras próximas, induz que as chuvas de verão aconteçam com mais freqüência por Fortaleza e entorno do que no restante do Ceará.

Manaus, Amazonas – média anual 26.7°C

manaus entre as cidades mais quentes do brasil
Manaus, a capital do Amazonas, tem a temperatura máxima absoluta de 38.3°C, registra temperatura máxima média de 31.4°C, temperatura mínima média de 23.3°C, e a temperatura mínima absoluta para Manaus é de 12°C.

Considera-se o clima de Manaus tropical úmido de monções, sendo a temperatura média anual marcando 26.7°C, a umidade do ar é de forma relativa alta pelo ano, sendo as médias mensais entre as marcas de 79% e 88%.

O índice pluviométrico se mostra alto, aproximadamente 2300 milímetros anuais, com março sendo o mês de precipitação maior de 335 milímetros, com o agosto o de menor com 47 milímetros. Já as estações do ano se caracterizam muito definidas em relação à chuva, com o inverno relativamente seco, e o verão é chuvoso. Já aconteceram ocorrências pontuais da chuva de granizo em Manaus.

Teresina, Piauí – média anual 27.1°C

Teresina entre as cidades mais quentes do brasil
Teresina tem a temperatura média de 27.1°C. Sendo sua temperatura máxima absoluta de 41.1°C, temperatura máxima média de 33.5°C, sua temperatura mínima média corresponde a 22.1°C, e a temperatura mínima absoluta de Teresina é de 10.4°C.

Teresina tem clima tropical semiúmido, sendo 2 estações de característica, o período seco que acontece na primavera e inverno, e o período de chuvas, acontecendo no outono e verão. Do mês de janeiro para maio, por causa das chuvas, o clima se mostra úmido e quente, no entanto, existe possibilidade de acontecer neblina pelas manhãs.

Já de junho a agosto, o clima inicia a permanecer mais seco, sendo as noites de forma relativa frias. E de setembro a dezembro, o clima fica mais abafado e quente, podendo iniciar a ocorrência de pancadas da chuva, partindo do mês de novembro. Uma peculiar característica de chuvas de Teresina é por se mostrarem bastante intensas e rápidas, existindo força grande das águas, vendavais, impressionantes trovões.

Boa Vista, Roraima – média anual 27.4° C

Boa Vista entre as cidades mais quentes do brasil
Boa Vista é a capital mais quente do Brasil, com base em sua temperatura média anual de 27.4°. Sua temperatura máxima absoluta de 42°C só perde para Rio de Janeiro (43.2° C) e Cuiabá (42.3 °C). Entre a média de temperaturas máximas, Boa Vista também fica terceiro com 32.4°C, contra 33,5°C de Teresina e 32.8°C de Cuiabá.A temperatura mínima média foi de 23.2°C, e temperatura mínima absoluta de 10.2° C, sendo a posição líder nesta seleção, das 10 capitais mais quentes do Brasil.

Boa Vista está na Zona Climática Tropical, seu clima característico é tropical úmido, Aw em classificação de clima de Köppen, sendo o inverno seco, e o verão por sua vez, chuvoso. A primavera e outono praticamente não se caracterizam notados. A variação da temperatura é de 22°C a 34°C, devido sua localização de modo relativo próxima com linha do equador. A temperatura média compensada se mostra de 27°C anual, sua média de umidade relativa do ar é de 75%.

Veja também:

Top 10 cidades mais bonitas do mundo

Top 10 cidades mais bonitas do mundo

Nesta seleção estão as 10 cidades mais bonitas do mundo, de acordo com a revista …

Não há comentários

  1. ATÉ QUE NAO SAO TAOOO QUENTES. EU MOREI EM CINCINNATI, OHIO, USA. QUE NO VERÃO A TEMPERATURA SOBE ATE 50 GRAUS CENTIGRADOS. QUE HORROR FOI AQUILO MAS NO GERAL NAO SAOBE TANTO ASSIM MAS GOSTOSO NAO É KKKK
    E NO INVERNO OUTRO 50 CENTIGRADOS MAS ABAIXO DE ZERO. EU MORRI E DEPOIS VOLTEI PRA VER SE EU AGUENTARIAUA ISSO MAIS UMA VEZ KKKKKKKK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *