Houve um tempo quando a Terra era coberta com exuberante vegetação verde. Infelizmente, na atualidade, a paisagem é de modo impressionante diferente, com arranha-céus elegantes, sem cor, se aglomerando pelo horizonte.
Nos tempos de jatos jumbo, torres que desafiam a gravidade, as pessoas se esqueceram do charme do mundo antigo das maravilhosas árvores, absorventes do carbono. Nesta seleção estão em destaque as 10 árvores mais altas do mundo.
Entandrophragma Excelsum
A árvore mais alta na África foi registrada em uma altura de 81.5 metros em um desfiladeiro, sul do Parque Nacional Kilimanjaro , Barangata, Tanzânia. E ocorre na África central oriental e leste nas áreas da floresta semi-decídua, de planalto. A espécie é nativa do Congo, Malawi, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.
Pinus Ponderosa
A espécie de pinheiro mais amplamente distribuída na América do Norte, estas árvores não são de floração. A amostra mais alta registrada no Rogue River-Siskiyou National Forest em Oregon, medida com um laser é de 81.79 metros de altura. Ela pode ter um diâmetro na altura do peito de até 5.90 metros. E pode ter subespécies amplamente variando, dependendo do local das árvores com características diversas.
Tsuga Heterophylla
Nativa da costa oeste da América do Norte, com seu limite noroeste na Península de Kenai, Alasca, e seu limite sudeste no norte de Sonoma County, Califórnia, esta é a árvore de pinheiro conífera sempre-verde. Foram identificadas como espécie de cume nas faixas da Costa do Pacífico, estendendo-se do Alasca ao México. A mais alta registrada tem 83.34 metros em altura, 6.05 metros em circunferência medida na altura de 1.37 metros situada no Parque Estadual Prairie Creek Redwoods em Orick, Califórnia.
Pinus Lambertiana
Conhecida como a mais alta e maior dos pinheiros, esta árvore também tem os maiores cones entre todas as coníferas. Predominantemente nativa da Costa do Pacífico da América do Norte, de Oregon para Baja California, estas árvores podem medir até 83 metros em altura. A mais alta registrada tinha 83.45 metros no Parque Nacional Yosemite.
Shorea Faguetiana
Principalmente localizada em Bornéu, Peninsular da Malásia, Tailândia, e Indonésia, esta árvore é a mais alta angiosperma tropical documentada. A mais alta árvore foi encontrada na Área de Conservação Maliau Basin, o último deserto intacto remanescente, medindo 89.50 metros.
Picea Sitchensis
A maior espécie das árvores de abeto, estas são a terceira maior espécie de conífera. Algumas árvores podem ainda ser encontradas com altura em torno de 90 metros. A Caramanh Giant, medindo 96 metros de altura é a mais alta no Canadá. Está associada com florestas tropicais temperadas como a costa ocidental da América do Norte. Seu diâmetro na altura da base pode atingir até 6 metros.
Sequóia Gigante
É definitivamente uma das árvores mais amadas e comercialmente arborizadas. É abundantemente encontrada nos bosques nas encostas ocidentais da Serra Nevada da Califórnia, Estados Unidos, pontilhada com vários parques reservados para estas árvores.
A mais alta pode seguir até 95.8 metros e são encontradas especialmente no Monumento Nacional da Sequóia Grande. É oficialmente a maior a coisa viva em volume do mundo. A circunferência no chão foi medida a ser tão alta quanto 34.4 metros também. Algumas das mais bem conhecidas são General Sherman com 83.8 metros, Boole com 81.9 metros, e King Arthur com 82.4 metros.
Mountain Ash
Nativa da região da Tasmânia e Victoria do sudeste da Austrália, estas árvores são as plantas mais altas com flores. Sua amostra mais alta é Centurion medindo 99.60 metros em altura. É uma variedade de árvore sempre-verde que cresce em áreas temperadas recebendo precipitação de 1200 mm.
É a mais alta dos eucaliptos, crescendo de 70 a 114.4 metros e é marcada com um tronco reto, cinzento e uma casca lisa de eucalipto. O tronco pode atingir um diâmetro em altura de peito de 2.5 metros e eventualmente desenvolve um suporte grande de até 20 metros.
Coast Douglas Fir
Prevalente na região norte-ocidental americana, esta árvore é uma espécie de árvore conífera sempre-verde. A árvore mais alta é Doerner Fir medindo 99.76 metros em altura. E tendem a ter uma vida média variando entre 500 e 1000 anos.
Estas árvores podem ter diâmetros de até 13.3 metros como a Red Creek Tree no Canadá. As menores variedades são usadas extensivamente para produção de madeira, tendo o maior rendimento na América do Norte. Algumas árvores altas são Red Creek com 73.80 metros, e National Forest Service com 69.80 metros.
Sequóia Sempervirens, a árvore mais alta do mundo
A mais alta árvore do planeta de acordo com registros é Hyperion com uma altura estimada de 115.72 metros. A sequóia sempervirens é a mais alta árvore encontrada no mundo. É concentrada principalmente na região da Califórnia da costa ocidental do Pacífico Norte americano, e tem várias florestas reservadas para sua preservação.
Algumas das árvores mais altas no mundo pertencem a esta espécie incluindo Hyperion, Helios com 111.71 metros, e Rockefeller Tree com 99 metros, entre outros. As árvores podem medir até 8.9 metros em diâmetro na altura do peito. Com tempo de vida de quase 2000 anos, estas são algumas das árvores mais antigas do planeta.
Já tem árvores de 88 m encontradas entre PA e AP
amo conhecimento. Adriano Lucas bora pra frente…. que lá é o camminho..