Nesta seleção estão os 10 artistas que mais venderam disco no Brasil, de acordo com maiores vendagens de artistas nacionais no Brasil, dos formatos físicos e também digitais, segundo as apurações da ABPD, Associação Brasileira dos Produtores de Discos. As vendas digitais começaram a ser contabilizada somente a partir de novembro de 2008, e inclui os downloads na internet e ringtones, vendas realizadas por telefonia móvel.
A ABPD é também responsável por certificar os artistas com selos de discos de Ouro, Platina, Diamante de acordo com a vendagem. Nesse quesito pode-se incluir downloads, CD’s e DVD’s.
Maria Bethânia – 26 milhões
Maria Bethânia é artista do gênero MPB, de 1965 até o presente, cantora e compositora. Ela nasceu em Santo Amaro, Bahia, 18 de junho de 1946, com participação pela juventude de peças teatrais com Caetano Veloso, seu irmão.
Esta estrela foi eleita a 5ª Maior Voz da Música Brasileira, pela revista Rolling Stone Brasil, sendo prestigiada pelos brasileiros e pela qualidade de seu grande trabalho musical.
Raça Negra – 30 milhões
A carreira de Raça Negra é de 1983 até o presente, no gênero pagode e samba. O grupo de pagode constituído em São Caetano do Sul é um dos pioneiros do desenvolver do pagode romântico, de estilo de samba e muito romantismo.
A musica “É Tarde Demais” foi o maior sucesso do grupo. Ela foi parar no Guinness Book como a música mais tocada em 1 único dia no mundo com 600 execuções da música nas rádios.
Milionário e José Rico – 32 milhões
Conhecidos como “As gargantas de ouro do Brasil”, a dupla chegou aos 43 anos de carreira ainda no auge. Eles são autores do sucesso “Estrada da Vida” de 1980. A dupla esteve juntas de 1970 a 1991, quando se separaram, e retornaram em 1994. Infelizmente, eles se separaram novamente em 2015, com a morte de José Rico aos 68 anos de idade.
A partir de 2016, Milionário se uniu ao Marciano, que se separou de João Mineiro, formando a dupla Milionário e Marciano.
Chitãozinho e Xororó – 37 milhões
A dupla sertaneja é sucesso de 1970 até atualmente. Eles são os irmãos José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, naturais da cidade de Astorga, Paraná, constituindo uma das duplas sertanejas de maior reconhecimento no país. Eles gravaram 36 discos e participaram de outros 25 discos especiais.
Nelson Ned – 45 milhões
A carreira de Nelson Ned é definida de 1960 até 2014, de gênero música romântica/brega, seu maior sucesso, e posteriormente cantou musicas gospel. Nasceu em 1947 em Ubá e faleceu em 2014, sendo um grande cantor e compositor brasileiro. Ele foi o primeiro latino-americano com venda de 1 milhão de discos nos Estados Unidos, apresentando-se com grandes nomes da música romântica internacional como Tony Bennett e Julio Iglesias.
Xuxa – 50 milhões
A carreira musical de Xuxa é determinada de 1984 até o presente, em gênero infantil. E Maria da Graça “Xuxa” Meneghel, nascida em 1963 em Santa Rosa, é ainda apresentadora de televisão, modelo, empresária brasileira e atriz. Ela venceu por 2 vezes o Grammy Latino de melhor álbum infantil e ganhou entre 1986 e 1992, 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante. Quatro de seus discos estão entre os 10 álbuns mais vendidos na história do Brasil.
Tonico & Tinoco – 50 milhões
A carreira de Tonico & Tinoco no sertanejo é definida de 1930 a 1994, e é quarta posição entre os artistas que mais venderam discos no Brasil. A dupla sertaneja caipira, considerada a mais importante da história da música do Brasil e ainda de maior referência.
Tonico, João Salvador Perez nasceu em São Manuel em 1917, e faleceu em 1994. Morreu com idade de 77 anos, depois da queda da escada do prédio em que residia.
E Tinoco, José Salvador Perez, nasceu em 1920 em Botucatu, e morreu em 2012, sendo artista sertanejo que ficou mais tempo em atividade, durante 82 anos. Ele faleceu com 91 anos de idade, por insuficiência respiratória; antes de morrer passou por 2 paradas respiratórias no hospital.
Foram 60 anos de carreira, com realização de quase 1000 gravações, dividido em 83 discos. As gravadoras com domínio já lançaram no mercado 60 discos. Foram feitas mais de 40.000 apresentações pela carreira. Um feito histórico desses artistas no Brasil.
Rita Lee – 55 milhões
Rita Lee possui carreira de 1963 até dias atuais, no gênero rock. Nasceu em 1947, em São Paulo, é compositora, instrumentista e cantora. Pela carreira, recebeu premiação de mais de 30 discos de platina, 10 discos de ouro e 5 de diamante. É popular como Rainha do Rock Brasileiro, tendo inciado a carreira com o rock, mas pelos anos, flertou com vários gêneros como MBP e tropicalismo.
Nelson Gonçalves – 75 milhões
Sua carreira é definida de 1941 até 1998, no gênero MPB e samba-canção. Ele nasceu em Santana do Livramento em 1919, e faleceu em 1998. É considerado um dos maiores cantores e compositores do Brasil. Durante toda a sua carreira, gravou mais de duas mil musicas, 183 discos, 128 álbuns, vendeu cerca de 75 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.
Roberto Carlos – 120 milhões
Roberto Carlos possui sua carreira de sucesso desde 1959 até o presente, do gênero MPB e Jovem Guarda. Ele nasceu em Cachoeiro de Itapemirim em 1941, cantor e compositor do Brasil.
E mesmo que tivesse começado a carreira com influência da Bossa Nova, no começo da década de 1960, alterou seu repertório para rock e posteriormente, na década de 70, para a musica romântica, onde permaneceu. E apesar da carreira na música, estrelou filmes interessantes também.
milionario e ze rico vendeu quase 55 milhoes ,e porque não aparece ai,vcs ta por fora.se liga
“Teixeirinha teve um recorde de venda de discos sendo que até 1983, lançou 70 LPs e vendeu 88 milhões de cópias. Estima-se que até os dias atuais tenha ultrapassado a marca de 120 milhões de cópias em todo o mundo.” A lista só botou os mais conhecidos, mas tá bem errada, falta gente ai
Tonico e Tinoco eram conhecidos em todo Brasil, talvez as músicas não são conhecidas na voz deles, pela juventude; mas aposto que todos conhecem, por exemplo: MORENINHA LINDA, TRISTEZA DO ZECA, entre outras.
Como é possível uma dupla já extinta há muito tempo e de sucesso apenas regional ter vendido mais discos que o Rei Roberto Carlos de sucesso nacional e internacional e que vende discos até hoje. Quando viajo ao exterior sempre vejo Cds e DVDs do Roberto a venda. Não conheço nenhuma música dessa dupla Tônico e Tinoco, se tivessem vendido tanto assim com certeza seriam mais conhecidos. Estou seguro que assim como eu milhares de pessoas nem sabem quem foi essa dupla. Com certeza houve algum erro de contabilização, não faz o menor sentido essa vendagem de 150 milhões. Roberto é ídolo em toda a América Latina e tem fãs pelo mundo afora e ainda hj seus shows tem ingressos esgotados no Brasil e no exterior.
Roberto Carlos foi salvo pelo Boni, que o apelidou de Rei, e deu a ele um especial, na então imbatível Globo, na época tava morto no cenário musical isso foi lá por 74, portanto conheça a historia antes de comentar seu Erich. Eu conheço a historia, vc ouviu falar. Por acaso já ouviu falar em Tião carreiro e Pardinho??? é outra dupla que talvez tenha vendido mais que Roberto Carlos. Hoje quem vende 50 mil copias é considerado o bam bam bam da música. João mineiro e Marciano vendiam dois milhões de copias. em 1950 Cascatinha e inhana venderam proximo a 3 milhoes de copias com a música: Índia. Erich se liga,, vc não sabe nada, entendeu!!! se vc não viveu a historia, estuda menino!!!
Quem deu o apelido de Rei ao Roberto CArlos foi o chacrinha. Ao contrário do que muitas ´pessoas pensam, Antes da rede globo existir, Roberto Carlos tinha um sucesso avassalador, provavelmente muito maior que o de hoje em dia, que não é nada desprezível. As pessoas quando não gostam de um artista se incomodam com seu sucesso, mas com um mínimo de pesquisa você querendo fazer jus a verdade teria que reescrever todo esse texto acima, notadamente permeado de equivocos para invalidar o sucesso que você gostaria que não fosse por mérito dele.
Só para lhe dar exemplo vc já ouviu falar da Jovem guarda de 1965, do festival de San remo de 1968, dos recordes de bilheteria no cinema nacional de ritmo de aventura, por exemplo?
Falaste merda
MIlionario e Jose rico venderam em torno de 35 milhoes de copias porque nao aparecem nas estatisticas.
não se esqueçam que está lista falta mestre teixerinha este foi 0 maior em vendas quem conhece das antigas irá saber .
que porra de zeze e luciano vivem correndo atras da globo,leonardo sim e o maior dos sertanejos.parabens leonardo rei sertanejo
Verdade Erick, as pessoas inventaram…criaram essa expectativa. Pra terem vendido tanto eram pra ter ficado milionários e serem muito famosos, coisa que nunca foram. As pessoas acham que vender milhões de discos é fácil. Mas isso são para os grandes ídolos inclusive com carreira internacional. Assim como o caso de Roberto Carlos, sucesso total há muitos anos. Ele vende discos no mundo todo. Já ultrapassou a marca de 140 milhões de discos. A Sony Music entregou a ele na Espanha no mês de maio de 2019. Isso é comprovado. No caso da dupla sertaneja Tonico e Tinoco e de Teixeirinha é puro boato e falta de noção.
Na verdade está lista está faltando Zezé Di Camargo e Luciano com 40 milhões de discos vendidos e Milionário e José Rico com 35 ou 37 milhões de discos vendidos.
ERICK, nessa mesma linha de pensamento vcs mais jovens acham que os mais velhos são burros e que somente jovem possui todas as formas de capacidade, não sei se vc assiste telejornais onde com certa frequencia passa historias de senhores e senhoras de 75, 78, 80 e 83 anos fazendo faculdades.
Sem contar que Leonardo após a morte do Leandro já vendeu 15 milhões de exemplares. São todos excelentes cantores, mas o Roberto é pura mídia, venderia mais se fosse mais humilde.
se não perceberam são todos cantores antigos, não existia a pirataria nessa época, tem muitos cantores bons que venderia muito se não fosse a pirataria e internet.
as coisas hoje em dia seria diferente se não fosse a pirataria
as pessoas que criticam a musica sertaneja tem que se render a ela, por que dificilmente outro artista vai atingir a marca de 150 milhões de disco vendidos, e entre os 10 mais artista que mais venderam 3 e do gênero sertanejo
Esses caipiras nunca venderam 150 milhoes nem aqui nem em lugar nenhum, os caras eram conhecidos so no sudeste e sul, ja Roberto Carlos e’ conhecido em todos Brasil e America Latina, como pode 2 caipiras vender mais? essa lista ai ta furada.
Chora na cama que é lugar quente Erick Rocha
Os sertanejos venderam muito porque estavam na mídia desde os anos 30 do século vinte. E nessa época eram os mais conhecidos e eram os que mais eram tocados. È por isso que vendiam muito. Meu pai e avôs só conheciam esses artistas, praticamente.
E também, a associação brasileira de produtores de discos possuem dados estatísticos, portanto não tem interesse em mentir. Mesmo porque os artistas em comento já estão mortos e não dão mais lucros.