Época como o Natal está entre as comemorações cristãs mais esperadas no ano, com ela, os símbolos natalinos ganham espaço nas decorações de casas, cartões para presente e enfeites em geral.
Mas você sabe o que cada símbolo de Natal significa? Listamos os 10 símbolos natalinos mais usados e seus principais significados. Confira!
1- Peru Natalino
O peru natalino é uma ave natalina muito consumida na ceia natalina, um costume europeu em comemoração ao nascimento de Jesus. A ave faz parte do cardápio tradicional do Dia de Ações de Graças, que era consumido desde 1621 em comemoração das colheitas fartas nos Estados Unidos.
2- Bom velhinho (Papai Noel)
O bom velhinho é uma figura ilustre do Natal, sua lenda diz que ele era considerado o Santo Claus, de acordo com a igreja. Na Turquia, o personagem com gestos bondosos jogava moedinhas de ouro pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas.
3- Árvore Natalina
No século 17 na Alemanha, a árvore de Natal se tornou uma tradição através de Martinho Lutero. Mas segundo historiadores, surgiu na Europa durante o século 15 a primeira árvore natalina.
Hoje a árvore de natal está presente em todas as decorações, simbolizando a vida e a esperança.
4- Bolinhas de Natal
Já as bolas de Natal significam as frutas que decoravam as árvores durante as tradicionais colheitas na Europa, que depois eram consumidas pelas crianças durante a festa. Caso não houvesse frutas para decoração, um artesão confeccionava bolinhas com vidro para pendurar na árvore natalina.
5- Velas natalinas
Assim como a ceia de Natal significa fartura e união, as velas natalinas eram usadas para iluminar o trajeto dos viajantes que passavam pelas cidades europeias na época.
Também podem ser consideradas a luz divina, esperança para os fiéis (cristãos) após o nascimento do Menino Jesus, ou seja, é simboliza a fé em Cristo.
6- Anjo Natalino
Esse anjo é considerado um mensageiro, até hoje é uma figura natalina muito importante presente nos enfeites das casas e do próprio presépio.
Ele provém da fé Cristã, ele representa a imagem do Anjo Gabriel que anunciou a Maria que ela estaria esperando um filho, Jesus.
7- Presépio
A primeira versão do presépio teve como principal objetivo demonstrar aos cristãos como foi o nascimento do Salvador, sendo montada em 1223 por São Francisco de Assis na Itália.
Esse cenário montado do nascimento do menino Jesus é representado pelos pais de Jesus (José e Maria), animais presentes no estábulo, anjo Gabriel, Estrela de Belém e pelos três reis magos Gaspar, Baltazar e Melchior.
8- Sinos do Natal
Os sinos de Natal anunciam a vinda do Menino Jesus, é uma maneira de anunciar as horas, avisar as pessoas do momento propício para celebrar a esperança e união entre as famílias.
9- Coroa do Advento
Uma guirlanda posta na mesa com quatro velas e alguns enfeites é chamada de coroa do advento. As velas representam quatro semanas antes do Natal, o formato redondo da guirlanda simboliza a eternidade e as folhas verdes representam a esperança.
A guirlanda surgiu em 1839, sendo usada junto às quatro velas como uma contagem para a chegada da noite natalina.
Nas igrejas a coroa do advento cada vela tem uma cor diferenciada, sendo acesa em uma ordem: primeiro a vela verde, depois a vermelha, roxa e por fim a branca.
10- Estrela de Belém
Quem conduziu os três magos para o local onde estava nascendo o Menino Jesus foi a estrela de Belém, por esse motivo ela é tão importante.
Segundo tradições cristãs, a estrela natalina representa a luz de Jesus, por isso, é colocada bem no alto da árvore natalina, para lembrar do nascimento do Salvador.