Nos siga nas redes sociais

Conhecimento Geral

Top 10 presidentes que sofreram ataques

Ocupar o cargo de mais alta importância em uma nação não é nada fácil. Nos Estados Unidos, onde é fácil obter um arma de fogo, ocorreram 30 tentativas de matar um presidenciável. Quatro presidentes americanos foram mortos nesses atentados. Todos por armas de fogo.
Com motivações politicas, ou não, os chefes de estados correm um grande risco ao ocupar o cargo. Não se pode agradar todos. Confira os 10 presidentes que sofreram ataques no mundo:
10°

Ronald Reagan – Estados Unidos


Ronald Reagan assumiu a presidência dos Estados Unidos em 01 de janeiro 1981. E em apenas 69 dias de mandato sofreu um atentado contra sua vida. Ao sair de um evento formal no Hotel Hilton em Washington, o presidente foi atingido por um dos seis disparos feitos pelo atirador John Hinckley, Jr com um revólver Röhm RG-14 calibre .22. Os outros disparos atingiram outros 3 homens da comitiva do presidente, incluindo o secretario da Casa Branca e agentes do serviço secreto. O único disparo que atingiu o presidente atingiu o vidro brindado da limousine e ricochetou perfurando a axila do presidente e alojando no pulmão. Apesar da idade de 70 anos, na época, ele resistiu e sobreviveu ao ataque.

Nicolas Sarkozy – França


O então, presidente da França Nicolas Sarkozy foi atacado por um homem quando cumprimentava as pessoas após reunião com prefeitos na cidade de Brax, França. Distraído com a multidão, o presidente foi puxado por alguém da segunda fila que se preparava para dar um soco. O homem, Hermann Fuster de 32 anos, foi agarrado antes que pudesse agredir o chefe de estado. Sarkozy era muito criticado por “ser presidente dos ricos”.

George W. Bush – Estados Unidos


A última visita surpresa de Bush ao Iraque, ainda em guerra, rendeu noticias no mundo inteiro em 2008. Talvez não seja um atentado contra a vida do chefe de estado, mas a possibilidade de uma agressão era grande. O repórter da TV Al-Baghdadiya que cobria a coletiva de impressa no escritório do então premiê do Iraque, Nuri al-Maliki, arremessou sapatos na direção do presidente dos Estados Unidos. Ele chamava Bush de “cão” em árabe. “É o beijo de despedida, seu cão”, disse ele.

Bashar al-Assad – Síria


Bashar al-Assad é presidente da Síria desde 2000. Ele sucedeu seu pai que governou o país por mais de 30 anos. Ele é criticado constantemente pelo seu governo repressor que usa as tropas de exércitos para matar seus opositores, causando um guerra civil.
Em 2011, quando Bashar al-Assad saia de um compromisso publico, seu carro foi cercado por uma multidão de opositores. Seguranças e simpatizantes tentaram conter a multidão, iniciando um conflito no local.

Bronislaw Komorowski – Polônia


Em visita ao local do massacre de poloneses na Ucrânia (1943), o presidente da Polônia Bronislaw Komorowski foi atacado com ovos por um manifestante. O homem, ucraniano de 21 anos, foi preso e pode responder de 1 a 3 anos de prisão por vandalismo.

Vladimir Putin – Russia


A visita de Putin a feira de automóveis em Hannover, Alemanha, ganhou as manchetes de jornais do mundo todo em 2013. Convidado pela chanceler alemã, Angela Merkel, Putin foi surpreendido por duas mulheres semi-nuas protestando em sua direção. Pertencente a grupos de ativista feminista, as duas mulheres chamavam o presidente russo de “Ditador” e seus corpos pintados com palavras de ordens feministas.

Mario Draghi – Presidente Banco Central Europeu


Mario Draghi não é presidente de uma nação, mas de todas as nações da Europa através do Banco Central Europeu (BCE). Ele é considerado o homem mais poderoso da Europa. Ele só não imaginava o susto que levaria ao discursar na coletiva de imprensa realizada na cidade de Frankfurt, em 2015.
Uma ativista de 21 anos conseguiu entrar na coletiva se passando por jornalista, e assim que teve a oportunidade, subiu na mesa do presidente com confetes e panfletos com suas demandas. Com dizeres “fim da ditadura do BCE”, a ativista Josephine Witt deu o maior susto da vida de Draghi.

Silvio Berlusconi – Itália


Em 2009, o presidente da Itália, Silvio Berlusconi foi atacado em Milão por Massimo Tartaglia de 42 anos quando dava autógrafos e cumprimentava a mãos. O homem teria dado um soco no presidenciável com um objeto de lembrança da catedral de Milão. Isso resultou em um pequena fratura no nariz, danos a dois dentes e cortes no lábios. Berlusconi com 73 anos na época, se escondeu no carro, mas em seguida saiu para mostrar o resultado do atentado sofrido para as cameras.

Traian Basescu – Romênia


Ao descer do navio da Escola Mircea, em Constanta, Romenia, o presidente não esperava tal recepção. Muitos pessoas saudavam o presidente, mas um deles foi muito longe disso. Um homem, Adrian Zglobiu, de 39 anos, sem dizer nada, cuspiu no chefe de estado. Tudo registrado pelas câmeras da impressa local.
Em alguns locais, o cuspe pode representar um desrespeito total. Mas se considerar que poderia ter feito algo pior, isso foi o de menos.

Hamid Karzai – Afeganistão


O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, voltava do casamento de seu irmão mais novo em 2002. Ao sair, foi perseguido por alguns civis em seu comboio de carros e motos. Quando um garoto se aproximou da janela do veiculo e o presidente inclinou para cumprimenta-lo, um dos homens militares que fazia a escolta atirou contra o carro. Imediatamente, os guardas pessoais do presidente abriram fogo contra o atirador. Outros dois envolvidos foram mortos, deixando uma poça de sangue no local.
O presidente saiu ileso.

6 Comentários

6 Comentários

  1. Gabriel Pereira

    23 de setembro de 2018 ás 18:40

    O BOZONARO NÃO ESTÁ POR NÃO SER PRESIDENTE…ADOREI ESSE CLICKBAIT KKKKKKKKK #ELENÃO

    • albert friest

      24 de setembro de 2018 ás 14:06

      voce pode nao votar nele, mas ele será seu presidente.Chora esquerdalha vai pra cuba que tu faz melhor

      • Luciana Marcelino

        8 de outubro de 2018 ás 12:02

        É #elesim esquerda

    • Anops Noise

      29 de setembro de 2018 ás 10:50

      Em breve vai estar “O maior presidente da história do Brasi foi vítima de um atentado.”

      • Matias Domenech

        29 de outubro de 2018 ás 19:43

        Maior presidente da história do Brasil está preso injustamente.

  2. Michel Machado

    12 de setembro de 2018 ás 22:48

    O do Reagan marcou muito. Eu tinha 12 anos na época e lembro de ouvir no rádio a notícia. Não parecia verdade.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos