Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 países com maior consumo de café do mundo

Top 10 países com maior consumo de café do mundo

A cada ano, as pessoas ao redor do mundo bebem mais de 500 bilhões de xícaras de café, e as fazendas de café oferecem sustento para mais de 25 milhões de pessoas. Desta forma, o café é a mercadoria mais procurada do mundo, depois do petróleo, e seu valor global é estimado em aproximadamente US$ 100 bilhões.

O consumo de café tem subido nos últimos anos. Segundo International Coffee Organization, ICO, o consumo em 2015/2016 equivaleu a 155.47 milhões de sacos de 60 kg, isso é superior a 151.76 milhões de sacos registrado em 2014/2015, e mais do que 146.96 milhões de sacos em 2012/2013.

Com isso em mente, nesta seleção estão em destaque os 10 países com maior consumo de café do mundo, segundo ICO, que são os principais mercados para produtores de café. O ICO também fornece informações do quanto é consumido per capita em cada país.
O Brasil pode até ser o maior produtor mundial de café mas não consome tanto quanto esses países listados, confira:

10°

Canadá – 6.2 kg per capita por ano

canada entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
O Canadá não apenas consome grande quantidade de grãos de café, mas também é um dos maiores consumidores da bebida de café, com uma média de 152 litros por pessoa a cada ano.

Luxemburgo – 6.5 kg per capita por ano

luxemburgo entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
Para um país pequeno, Luxemburgo parece estar consumindo muito café, no entanto, sua localização no meio da Europa é uma grande vantagem. Há pessoas dos países vizinhos como Alemanha e Bélgica que trabalham em Luxemburgo ou fazem sua compra ali. Comprando o café para se sustentar durante o dia, ou para levar para casa, já que os preços de café em Luxemburgo são menores, devido a uma taxa baixa de impostos.

Bélgica – 6.8 kg per capita por ano

belgica entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
O café apareceu na Bélgica e outros países do continente europeu a partir de Veneza, onde os comerciantes compravam dos muçulmanos no norte da África. Nos últimos anos, como a renda das famílias belgas subiu, a demanda pelo café de alta qualidade aumentou também. O mercado de café belga é atualmente dominado por Douwe Egberts, que tem a quota de mercado de mais de 30%.

Suíça – 7.9 kg per capita por ano

suica entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
O consumo de café na Suíça é dominado pelas cápsulas de café moído fresco, segundo Euromonitor International. Os consumidores são atraídos a estes produtos devido a sua conveniência, e as vendas de cápsulas surgiram nos últimos anos.

Suécia – 8.2 kg per capita por ano

suecia entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
Na Suécia, a bebida de café mais popular é o café pingado que é consumido com ou sem leite, mas lattes e cappuccinos têm crescido muito na preferência. O país tem um tempo especial do dia, chamado fika, reservado para beber café, geralmente com doce. O mercado de café sueco é dominado por Jacobs Douwe Egberts SE e Nestlé Sverige, ambas subsidiárias das corporações multinacionais grandes, que juntas acumulando mais da metade do volume de vendas no país.

Holanda – 8.4 kg per capita por ano

holanda entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
As pessoas na Holanda preferem café pingado e mais pessoas têm trocado por café de alta qualidade, assim como cápsulas de café. Douwe Egberts Nederland BV, uma subsidiária de Douwe Egberts, tem a maior quota de mercado sobre o café na Holanda. No entanto, apesar da Douwe Egberts ter uma presença forte em café moído e cápsulas descartáveis, sua quota de mercado pode declinar, já que os consumidores trocam para cápsulas rígidas e para marcas de café mais exclusivas.

Dinamarca – 8.7 kg per capita por ano

dinamarca entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
Na Dinamarca, beber café é muitas vezes uma atividade social, que é uma das razões de eles preferirem cafés grandes, como lattes que podem ser consumidos por mais tempo, portanto, permitindo que os consumidores se envolvam nas conversas. Em casa, os dinamarqueses preferem cápsulas de café moído fresco, já que eles têm estilo de vida ocupado e muitas vezes escolhem a conveniência acima de outros fatores.

Islândia – 9 kg per capita por ano

islandia entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
Mesmo que haja apenas 320.000 pessoas na Islândia, elas tendem a beber muito café. O café na pequena nação de ilha, localizada longe da Europa continental, e até mais distante de lugares onde o café é cultivado, tem sido consumido desde o final do século 18, e muitos islandeses são consumidores de café compulsivos, passando o dia todo com uma xícara da bebida ao seu lado.

Noruega – 9.9 kg per capita por ano

noruega entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
Não é surpresa então que a Noruega tenha sua própria cultura de café. Os noruegueses preferem café torrado leve de origem singular, que enfatiza sabores frutosos que não são percebidos em torrada mais escura. Os noruegueses começaram a beber café nos anos 1800, quando eles começaram a importar da América em troca de peixe. Como o país passou por um período de proibição e ainda tem impostos altos sobre o álcool, o café se tornou a bebida social preferida entre os noruegueses.

Finlândia – 12 kg per capita por ano

finlandia entre os paises com maior consumo de cafe no mundo
Talvez, pode ser surpreendente descobrir que a Finlândia é posição líder nesta seleção, dos 10 países com maior consumo de café do mundo, mas os finlandeses bebem muito café e têm feito isso por anos. É cultura nacional em meio ao frio do país, além dos inúmeros benefícios que o café proporciona. Parecidos com seus vizinhos escandinavos, os finlandeses preferem café torrado leve. O mercado de café finlandês é liderado pela empresa Gustav Paulig, que tem uma quota de mercado de aproximadamente 49%.

Veja também:

estados unidos entre os paises produtores de uisque no mundo

Top 10 países produtores de uísque no mundo

Há muitos tipos de uísque incluindo Scotch, Bourbon, Rye, Single Pot Still, Tennessee, entre outros. …

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *