Ínicio » Esporte » Top 10 mulheres mais rápidas de todos os tempos

Top 10 mulheres mais rápidas de todos os tempos

Os 100 metros é uma corrida sprint em competições de pista e campo. Geralmente, é nessa modalidade que são descobertos os homens mais rápidos do mundo. A distância de corrida ao ar livre comum mais curta é um dos eventos mais populares e prestigiados no esporte de atletismo. E tem sido disputada nas Olimpíadas desde 1896 por homens, e desde 1928 por mulheres.

Os atletas dos Estados Unidos venceram o título de 100 metros olímpicos masculino mais vezes do que qualquer outro país, 16 de 28 vezes que foi disputado. As mulheres dos Estados Unidos também dominaram o evento vencendo 9 de 21 vezes. O Brasil ainda não possui nenhuma medalha na modalidade de 100 metros. Nesta seleção estão em destaque as 10 mulheres mais rápidas de todos os tempos.

10°

Evelyn Ashford – Estados Unidos

Evelyn Ashford entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos
Evelyn é medalhista de ouro olímpica por 4 vezes, e é amplamente considerada como uma das corredoras de velocidade de maior sucesso de todos os tempos. Ashford competiu em 5 diferentes Olimpíadas. Ela tem a marca de 10.76 segundos nos 100 metros, no ano de 1984 em Zurique.

Kerron Stewart – Jamaica

Kerron Stewart entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos
Kerron Stewart é corredora de velocidade da Jamaica, e atingiu a marca nos 100 metros em 10.75 segundos em 2009, Roma. Ela é medalhista olímpica por 3 vezes para a Jamaica, Kerron tem o nono tempo mais rápido dos 100 metros para mulher. Nascida em Kingston, Stewart também venceu 3 medalhas de ouro de IAAF World Championships em pista e campo.

English Gardner – Estados Unidos

English Gardner entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos
Gardner correu em 10.74 segundos nos 100 metros no ano de 2016, em Eugene, sendo oitava posição nesta seleção, das 10 mulheres mais rápidas de todos os tempos. A corredora de 24 anos de idade é nativa de Willingboro, N.J.

Merlene Ottey – Jamaica

Merlene Ottey entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos
Merlene conquistou a marca dos 10.74 segundos nos 100 metros, quando correu em 1996 em Milão. É por 9 vezes medalhista olímpica, Ottey foi também a primeira mulher atleta a correr o revezamento de 60 metros em menos de 7 segundos.

Christine Arron – França

Christine Arron entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos

Christine é uma corredora de velocidade francesa, e popular pela marca de 10.73 segundos nos 100 metros, em que correu em 1998, Budapeste. Arron também ajudou a levar a França para uma medalha de bronze no revezamento 4×100 nos jogos de 2004 em Atenas.

Elaine Thompson – Jamaica

Elaine Thompson entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos
Elaine Thompson é corredora de velocidade nascida na Jamaica, e tem a marca impressionante de 10.70 segundos nos 100 metros, quando correu em 2016, em Kingston. Thompson tem 25 anos de idade, e é amplamente respeitada na categoria.

Shelly-Ann Fraser-Pryce – Jamaica

Shelly-Ann Fraser-Pryce entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos
Shelly detém a marca dos 10.70 segundos nos 100 metros, em que correu em 2012 em Kingston. Ela se tornou a quarta mais rápida mulher da história ao vencer essa competição. É uma das melhores corredoras jamaicanas, tendo já vencido 2 medalhas olímpicas de ouro e 2 de prata.

Marion Jones – Estados Unidos

Marion Jones entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos
Marion Jones é terceira posição nesta seleção, das 10 mulheres mais rápidas de todos os tempos, com a marca de 10.65 segundos nos 100 metros, em que correu em 1998, em Joanesburgo.  A terceira mulher mais rápida, estrela de pista e campo, ela deixou o esporte desonrada em 2007, após um escândalo de droga. Após sua carreira como uma corredora ter chegado ao fim, Jones mudou seu foco para o basquete. Ela ainda atuou em 47 jogos em WNBA, pelo time Tulsa Shock.

Carmelita Jeter – Estados Unidos

Carmelita Jeter entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos
Carmelita Jeter é dona da marca incrível de 10.64 segundos nos 100 metros, em que correu em Xangai, em 2009. Ela é 3 vezes medalhista olímpica, e a segunda mulher mais rápida na história registrada. Em 2007, Jeter venceu uma medalha de prata nos 60 metros em USA Indoor Track and Field Championships com uma marca pessoal melhor de 7.17 segundos, e ela permaneceu em boa forma, melhorando seu ideal de 100 metros, para 11.04 segundos e ficar em quarto lugar nos 100 metros, em Adidas Track Classic.

Florence Griffith-Joyner – Estados Unidos

Florence Griffith Joyner entre as mulheres mais rapidas de todos os tempos
Florence é posição líder nesta seleção, das 10 mulheres mais rápidas de todos os tempos, com a marca impressionante de 10.49 segundos nos 100 metros, em que correu em Indianápolis em 1988. Florence foi a maior estrela feminina de pista e campo nos anos 1980 e venceu 5 medalhas olímpicas, incluindo 3 ouros. Ela morreu dormindo por causa de um ataque epilético em 1998, aos 38 anos de idade.

Griffith freqüentou California State University em Northridge, e venceu na equipe de pista treinada por Bob Kersee. Esta equipe, que incluía Brown e Jeanette Bolden, venceu o campeonato nacional durante o primeiro ano de Griffith de faculdade. No entanto, ela teve que sair para apoiar sua família, através do trabalho. Kersee encontrou auxílio financeiro para Griffith e ela retornou à faculdade em 1980, desta vez em University of California, Los Angeles, onde Kersee estava trabalhando como técnico.

Brown, Bolden, e Griffith se qualificaram para a final dos 100 metros nas provas para Olimpíadas de 1980. Griffith também correu os 200 metros, por pouco finalizando em quarto, uma saída de posição qualificadora. No entanto, o governo dos Estados Unidos já tinha decidido boicote para aqueles jogos olímpicos debatendo aqueles resultados. Em 1983, Griffith se graduou em UCLA, com seu diploma de bacharel em psicologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *