Nos siga nas redes sociais

Luxo

Top 10 moedas mais usadas no mundo

Publicado

em

Quando se trata de distinguir os países, um dos fatores mais usados é suas moedas. A escala em que uma moeda é usada, talvez pode marca a possibilidade do país se tornar maior e uma super potência mundial.

Nesta seleção estão em destaque as 10 moedas mais usadas no mundo. Estas moedas são apontadas por serem responsáveis por grandes transações diárias mundiais e o comércio mundial.

10°

Krona Sueca

krona sueca entre as moedas mais usadas no mundo
A krona tem sido a moeda nacional da Suécia desde que foi inicialmente introduzida em 1873. A krona tem uma quota de 2.2% na transação total por todo o mundo. E passou por uma série de inflação nos anos 1800, mas é seguro afirmar que a krona sueca percorreu por um longo caminho somente colhendo frutos bons.

Ringgit Malaio

Ringgit Malaio entre as moedas mais usadas no mundo
Ringgit é também uma das moedas mais usadas do mundo. Graças ao turismo na Malásia que contribui no uso extensivo desta moeda. E compõe quase 2.9% das transações diárias pelo mundo.

Dólar de Hong Kong

dolar hong kong entre as moedas mais usadas no mundo
Quando se fala sobre a moeda mais usada do mundo, um dos maiores fatores que afeta a lista é o turismo. Hong Kong é um dos destinos mais importantes de viagem do mundo que torna óbvio que sua moeda seja uma das mais usadas. E compartilha um total de 2.4% nas transações diárias pelo mundo todo.

Dólar Canadense

dolar canadense entre as moedas mais usadas no mundo
O dólar canadense tem uma quota de 5.3% nas transações diárias pelo mundo. Até os anos 1800, o Canadá não tinha uma moeda de si, na realidade, as moedas de uma parte diferente do mundo como francesa, britânica, foram sendo usadas no Canadá. A moeda canadense começou sua jornada após a confederação trazer vários sistemas de ramificação de bancos particulares de ligação das províncias pequenas.

Franco Suíço

franco suico entre as moedas mais usadas no mundo
Até aproximadamente um e meio século atrás, as províncias na França produziriam e conduziriam suas próprias moedas e como se pode imaginar, foi um caos total. E não foi até a primeira constituição federal em 1848 que uma moeda comum foi escolhida para cada província da França.

No entanto, a história do franco suíço não foi tão fluente como soa. Entre 1876 e 1901, vários acordos e leis foram planejados para estabelecer um banco central, para que a moeda e sistema bancários pudessem ser geridos como uma instituição completa. No entanto, nenhuma das leis ou atos foram passados com sucesso até 1905. Atualmente, o franco suíço tem 6.4% da quota em transações diárias pelo mundo todo.

Dólar Australiano

dolar autraliano entre as moedas mais usadas no mundo
Se restituir de volta a um pouco depois que um século atrás, a Austrália não tinha uma moeda fixada que fosse emitida por um banco central. Na realidade, existia um número pequeno de bancos privados estabelecidos para emitir a moeda australiana. Isso continuou a acontecer até 1922, quando o Commonwealth Bank of Australia fosse estabelecido, mas não era um banco central e assim, não detinha os direitos a publicar a moeda.

Tão logo, em 1942, quando uma lei foi passada e o banco foi renomeado a ser chamado como Reserve Bank of Australia. E foi em 1942 que o banco obteve seu controle sobre a emissão e publicação daquela que viria a se tornar uma das moedas mais usadas do mundo em 2018. A moeda tem uma quota de 7.6% das transações diárias pelo mundo todo.

Libra Esterlina Britânica

libra esterlina entre as moedas mais usadas no mundo
Aqui se destaca a libra esterlina britânica, com uma quota de 13% das transações totais do mundo em um dia. O Banco da Inglaterra foi estabelecido em 1694, que faz dele um dos Bancos Centrais mais antigos do mundo. Não apenas o banco, mas também faz da libra esterlina britânica uma das moedas mais antigas e ainda presente no mundo.

Iene Japonês

iene japones entre as moedas mais usadas no mundo
O Japão sempre foi um país forte e poderoso, mas sempre por trás da publicidade, ainda funcionando seu caminho adiante. Assim aconteceu com a moeda japonesa chamada iene, que tem uma quota total de 19% nas transações pelo mundo todo.

O iene foi estabelecido em 1871, quando o governo japonês declarou como sua moeda nacional. A moeda japonesa iene foi finalmente adotada após o Banco Central do Japão ter sido estabelecido sob lei de Banco do Japão, sob a constituição japonesa. A lei foi alterada várias vezes, no entanto, moeda permaneceu a mesma e se tornou a terceira mais usada e moeda negociada no século 21.

EURO

euro entre as moedas mais usadas no mundo
Ao contrário da longa história por trás do dólar norte-americano, o EURO tem apenas 17 anos de idade, desde que foi introduzido em 1999. EURO é a segunda moeda mais usada do mundo, com 39% de sua quota em transações diárias pelo mundo todo. Ela é usada por toda a União Européia, bloco econômico composto por 28 países.

Dólar Americano

dolar americano entre as moedas mais usadas no mundo
Quando falando das moedas mais usadas do mundo, é difícil imaginar uma moeda diferente do dólar americano no topo desta seleção. Segundo uma pesquisa, quase 85% da transação do mundo é feita em dólar norte-americano.

E foi muito mais tarde, após a liberação da primeira moeda americana que o presente dólar norte-americano ganhou muita fama e transações pelo mundo. Após sofrer de uma inflação grave no final dos anos 1700, e também nos anos 1800, é seguro dizer que o dólar norte-americano passou por um caminho longo e sobreviveu através das dificuldades mais pesadas para ser a moeda mais usada e comercializada do mundo séculos mais tarde.

2 Comentários

2 Comentários

  1. Duarte Machado

    8 de agosto de 2018 ás 20:27

    Sugestão: Top 10 maiores incêndios da história

  2. Henrique Pazin

    6 de agosto de 2018 ás 19:26

    Pensei que o Real estivesse nessa lista. Fiquei surpreso pela Krona Sueca aparecer na relação. Quase ninguém fala dela.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos