Nos siga nas redes sociais

Tecnologia

Top 10 maneiras de economizar os seus dados móveis

Confira algumas dicas para economizar seu pacote de dados móveis sem deixar de aproveitar o máximo da internet.

Hoje, apesar do Brasil possuir muitos locais com pontos de rede Wi-Fi, é difícil de se abrir mão da independência de um plano próprio de celular para navegar na internet quando e onde quiser. Para isso, empresas de telecomunicações oferecem franquias de internet com preços e benefícios diferentes, e você pode descobrir o seu plano ideal entrando em contato para conferir todas as opções disponíveis.

Geralmente, pacotes menores exigem maior cuidado no uso de certos recursos do celular. Mas não se preocupe, pois existem diversas formas para evitar a mensagem “Você já usou 100% da franquia de internet contratada e a navegação foi interrompida” antes do final do mês.

Confira algumas dicas de como economizar dados móveis.

10°

Reprodução automática de vídeos nas redes sociais

reproducao automatica de videos
Você já notou que, ao navegar pelo feed da sua rede social, os vídeos são automaticamente reproduzidos? É claro que não queremos perder nada que passe pela tela do celular, mas essa configuração consome muito mais dados da franquia de internet. É possível desativar essa função com alguns cliques. No Facebook, por exemplo, basta ir até “Configurações”, clicar em “Configurações de aplicativos, ir em “Reprodução automática” e, por fim, escolher “Apenas em conexão Wi-Fi”.

Recursos que não estão em uso

recursos que nao estao em uso
Muitos aplicativos que não estão sendo usados recorrentemente no celular consomem sua franquia sem que você saiba. Isso porque eles estão configurados para envio de informações ou mensagens a qualquer momento, como atualização de notícias, previsão do tempo, localização, redes sociais e outros. Verifique nas configurações do smartphone os aplicativos instalados e desative o recurso, deixando apenas que o celular utilize quando estiver conectado à uma rede Wi-Fi.

Consumo de dados do navegador

economia de dados com o navegador
Pesquisas na internet gastam uma grande parcela de dados. Felizmente, alguns navegadores oferecem opções para redução do uso de internet ao comprimir as informações das páginas no momento da busca. No Google Chrome, o usuário só precisa clicar em “Configurações” e selecionar a função “Economia de dados” para reduzir o gasto do pacote de internet. O caminho para ativar essa opção muda de acordo com o sistema operacional utilizado.

WhatsApp e o download automático

download automatico
O WhatsApp possui download automatizado de todas as mídias quando instalado no aparelho – vídeo, áudio, imagens – e isso consome uma grande quantidade de dados. Acessando as configurações do aplicativo é possível desligar facilmente essa configuração.

Mais texto e menos áudio

mais texto e menos audio
Em aplicativos para envio de mensagem, opte pelo texto ao invés do áudio. Encaminhar mensagens de voz ou qualquer outra mídia – vídeos ou imagens – requer o upload de um arquivo, ou seja, isso pode acabar com o seu plano de internet sem que você saiba.

Baixar e atualizar aplicativos

atualizar apps
É recomendável não baixar ou atualizar aplicativos usando um plano móvel. Faça downloads conectado apenas à uma rede de Wi-Fi, pois usar os dados do smartphone para esse fim é a ação que mais consome uma franquia de internet. Mesmo que sejam itens simples ou com baixo consumo da rede, a ação do download é suficiente para consumir todos os dados móveis de uma só vez. Evite aplicativos e jogos com muita publicidade e por àqueles que oferecem versões offline de uso, como Netflix e outros.

Então, atualize a configuração do seu aparelho para que qualquer download ou atualização sejam feitas através de internet banda larga.

Função “Economia de dados”

economia de dados android
Ter o hábito de ativar a função “Economia de dados” do celular pode fazer sua internet durar mais tempo, mas nem todo mundo possui o hábito de acionar esse recurso. Quando usado, ele permite que apenas os aplicativos que você ativa no momento consumam os dados móveis, deixando os outros apps em segundo plano. Para isso, abra o campo de “Configurações” do seu dispositivo, vá até “Rede e internet”, clique em “Uso de dados” e ative a funcionalidade “Economia de dados”.

Fique de olho no consumo

fique de olho nos dados
É interessante ter o controle de quanta internet está sendo gasta. Geralmente, os sistemas de celular possuem ferramentas de monitoramento nas próprias configurações dos “Dados móveis”. Também existem aplicativo grátis que acompanham e avisam sobre o consumo de internet para que você não seja pego de surpresa no fim do mês.

Desligue a conexão móvel quando não estiver em uso

desligue os dados moveis
A dica clássica para economia do plano de internet: use e abuse da banda larga. Em casa, locais públicos ou qualquer lugar que ofereça acesso à internet, opte por navegar utilizando a rede Wi-Fi, mas sem se esquecer de desativar o dados móveis, assim, você economiza sua franquia para usar em locais alternativos. Existem operadoras como a Claro NET, Vivo, TIM, Oi e outras que disponibilizam pontos em espaços livres para os usuários do serviço.

O plano de internet ideal

melhores planos de telefonia
Será que a franquia de dados está sendo suficiente para o que você precisa? É importante verificar se o plano contratado atende à todas as suas necessidades. Muitas empresas ajudam a identificar a melhor opção a ser contratada. Ligando no telefone net, por exemplo, você pode tirar as dúvidas sobre todos o planos antes de assinar. Ou, entrando no site de operadoras como Claro ou Vivo, é possível verificar todas as opções disponíveis. Para uma boa ação na economia de dados é necessário entender o que você realmente precisa.

Mais Vistos