Nesta seleção estão em destaque os 10 maiores exportadores de peixes do mundo. Para identificar os 10 países que mais exportam peixe, o passo inicial foi identificar os tipos de peixes exportados. Estes caem em 3 categorias principais, peixes frescos, peixes vivos, e peixes congelados.
Infelizmente, estes dados estavam apenas disponíveis em TradeMap. Outros produtos marinhos, como baleias, tubarões e crustáceos não foram incluídos. Além disso, a quantidade de peixes exportados foi base para esta seleção, não o valor do peixe exportado.
O número total de peixes exportados vivos, frescos e congelados determinou os lugares na seleção. A informação adicional sobre pesca foi obtida de World’s Top Exports, World Atlas e Food and Agriculture Organization. Os valores indicados são valores reais para 2015.
Segundo Food and Agriculture Organization, o crescimento na produção mundial de peixe já ultrapassa o crescimento da população global. Apenas em 2012, 90 milhões de toneladas de aquicultura foram produzidos.
Dinamarca – Exportações Totais 371,517 toneladas
Apesar de ser um dos países que mais exportam peixe, a renda gerada pela indústria da pesca da Dinamarca apenas contribui em torno de 0.5% da economia do país. Um fator de nota sobre a indústria de pesca dinamarquesa é a configuração “democrática” de navios, qualquer um a bordo do navio divide o valor da pesca.
Japão – Exportações Totais 388,357 toneladas
Profundamente enraizada na cultura deles, a caça às baleias no Japão foi regulamentada, geralmente com quotas auto-impostas. Nippon Suisan Kaisha e Maruha Nichiro empregam mais de 10.000 funcionários pelo mundo todo, e são as 2 maiores empresas de pesca no Japão.
Espanha – Exportações Totais 552,092 toneladas
Outra nação que aprecia a generosidade do Atlântico Norte é a Espanha. Ela já teve a quarta maior frota de pesca do mundo, e também tinha mais de 100.000 empregados na pesca e indústrias relacionadas durante a década de 1980. As principais exportações são sardinhas, atum, bacalhau e cavala.
Taiwan – Exportações Totais 603,557 toneladas
Também cercada pelos mares, com o Pacífico para leste, oferece esta nação ilha acesso a alguns dos pesqueiros mais ricos do mundo. A maior parte de suas exportações é de peixe congelado, com cerca de 500,000 toneladas.
Maldivas – Exportações Totais 614,243 toneladas
Com 26 atóis consistindo de milhares de ilhotas, a nação tem recursos marinhos muito abundantes, que estão também criticamente em perigo pela sobrepesca e aquecimento global, que não é um mito.
Holanda – Exportações Totais 623,034 toneladas
O benefício do pesqueiro rico do Mar do Norte e Atlântico Norte fez a nação um dos 10 países que mais exportam peixe do mundo, sendo quinta posição nesta seleção.
Embora uma nação pequena, uma indústria de pesca forte ajudou a gerar bilhões de dólares para a nação. O peixe congelado, principalmente cavala e arenque, são suas exportações, com mais de 50% seguindo para seus vizinhos europeus.
Estados Unidos – Exportações Totais 740,990 toneladas
Os pesqueiros dos Estados Unidos são os maiores do mundo. Cobre espantosos 11.4 milhões de quilômetros quadrados, é até maior do que os Estados Unidos.
Isto é por causa da zona econômica especial exclusiva, que se estende 300 quilômetros das fronteiras de uma nação soberana. Os pesqueiros notáveis em que os Estados Unidos têm direitos estão no Golfo do México, Mar do Caribe, entre outros.
China – Exportações Totais 1,099,391 toneladas
Uma grande população precisa de muitos recursos. Infelizmente, a China tem estado envolvida em disputas territoriais com seus vizinhos asiáticos sobre o Mar da China Meridional.
No entanto, a potência asiática tem mais de 14 milhões de pescadores, e sua pesca todos os dias termina principalmente nos Estados Unidos, Japão e Hong Kong. Os peixes congelados compõem a maior parte de suas exportações de peixe.
Rússia – Exportações Totais 1,197,886 toneladas
Ter a quarta maior costa do mundo ajuda a ser o segundo maior exportador de peixes do mundo, o caso da Rússia. Este país se destaca assim devido ao tamanho absoluto de suas águas costeiras e territoriais, que não inclui sua zona econômica fora de suas fronteiras.
Somando a isto está um número de lagos interiores como o Mar Cáspio, que é o maior lago do mundo, e Lago Baikal, o lago mais profundo do planeta, sendo a Rússia segunda posição nesta seleção.
Noruega – Exportações Totais 1,959,181 toneladas
Este lindo país escandinavo não apenas se orgulha das paisagens dramáticas, mas também dos recursos marinhos abundantes. Com pesqueiros ricos no Atlântico Norte, a Noruega é posição líder nesta seleção, dos 10 maiores exportadores de peixes do mundo, com total de exportações em 1,959,181 toneladas, o que impressiona.
O salmão e truta foram as 2 maiores importações de peixe do país, e 65% de suas exportações seguem para o mercado da União Européia. Surpreendentemente, o peixe fresco compõe a maior parte de suas exportações.
E ainda tem fome no Mundo, se todos os povos que podem produzir isso tudo de alimentação ajudassem quem precisa em todos os continentes que existem pessoas desnutridas por falta alimentos pra sobreviverem a solução seria essa, o próprio Jesus Cristo saciou a fome de muitos com farturas de Peixes e Pães, portanto uma coisa é se vangloriar mostrando essas operações festivas a outra é doar um pouco disso a quem precisa nesse momento.