Muitos se perguntam sobre a razão de as pessoas manterem suas peças de ouro em cofres, e a prataria da família estar sempre bem protegida. Bem, isso é obviamente porque o ouro e prata são dois metais preciosos que são conhecidos.
Mas e sobre os outros metais? Há outras substâncias igualmente preciosas, até mais preciosas do que ouro. Nesta seleção estão em destaque os 10 metais mais preciosos do mundo.
Índio
Um metal raro produzido a partir do tratamento do metal zinco, bem como minérios de chumbo, ferro e cobre. Em sua forma mais pura, apresenta a cor branca e é extremamente brilhante e maleável. Os maiores produtores são China, Coréia do Sul e Japão.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi usado como revestimento para rolamentos em motores de avião, mas pode também ser usado para criar espelhos resistentes à corrosão, semicondutores, ligas e condutividade elétrica em dispositivos de tela plana.
Prata
Este elemento tem a melhor condutividade elétrica e termal, assim como a menor resistência de contato de todos os metais. Os maiores produtores são Peru, China, México e Chile.
Em relação aos usos se destacam jóias, sistema monetário, fotografia, circuitos, odontologia e baterias. E pode também ser usada para impedir a propagação de bactérias em capas de celular, controlar odor de sapatos e roupas e prevenir mofo em madeira tratada.
Rênio
Um dos metais mais densos, com o terceiro mais alto ponto de fusão. O rênio é um subproduto de molibdênio, que essencialmente é um subproduto de mineração de cobre. Os maiores produtores são Chile, Cazaquistão e Estados Unidos.
Usado em motores de turbina de alta temperatura e adicionado a superligas à base de níquel para melhorar a intensidade da temperatura. Outros usos incluem filamentos, material de contato elétrico e termopares.
Paládio
Este metal precioso, branco-acinzentado, é valorizado por causa de sua raridade, maleabilidade, estabilidade sob condições de calor e capacidade de absorver uma quantidade considerável de hidrogênio em temperatura ambiente.
Os maiores produtores são Rússia, África do Sul, Estados Unidos, Canadá e outros vários países. Os fabricantes de automóveis contam com o paládio para seus conversores catalíticos para reduzir emissões, joalheiros usam paládio para criar “ouro branco”, fabricantes de ligas e eletrônicos têm a opção de blindagem com ele.
Ósmio
Um dos elementos mais densos na Terra, ósmio é um metal azul-prata. Este metal muito resistente, frágil, tem um ponto de fusão extremamente alto. Os maiores produtores são partes da Rússia, e América do Norte e do Sul. Usado para endurecer ligas de platina para contatos elétricos, filamentos e outros usos.
Irídio
É o membro mais extremo do grupo de platina. Este metal esbranquiçado tem um ponto super alto de fusão, é um dos elementos mais densos e permanece como o metal mais resistente à corrosão. O irídio é processado do minério de platina e como um subproduto da mineração de níquel.
O maior produtor é a África do Sul. Em relação aos usos, contribui para avanços na medicina, eletrônicos e automóveis. É também usado em produtos como canetas, relógios e bússolas.
Rutênio
Este membro dos metais de platina retém muitas das características do grupo, incluindo resistência, raridade e uma capacidade de resistir aos elementos exteriores. Os maiores produtores são Rússia, América do Norte e do Sul, e Canadá.
Pode ser adicionado como uma liga para platina e paládio, para aumentar rigidez e melhor resistência. O rutênio se tornou muito popular no campo da eletrônica, como uma forma para efetivamente chapear contatos elétricos.
Ouro
Devido a sua conveniência, durabilidade, e maleabilidade, o ouro permanece um dos metais mais populares e grande opção de investimento. O ouro é muitas vezes separado das rochas circundantes e minerais, pela exploração e filtração, no qual o metal é extraído com uma combinação de reações químicas e de fundição.
Os maiores produtores são África do Sul, Estados Unidos, Austrália e China. Sobre os usos, de jóias e industriais. Sua condutividade o torna um grande componente de eletrônicos, e sua superfície reflexiva ajuda a criar melhores escudos de radiação.
Platina
A platina tem feito um nome para si através de sua maleabilidade, densidade, e propriedades não corrosivas. Este metal é também similar ao paládio na sua capacidade de resistir a grandes quantidades de hidrogênio.
Os maiores produtores são África do Sul, Rússia, Canadá e outros países. Em relação aos usos, destacam-se as jóias, devido a sua aparência brilhante e resistência notável, ainda para odontologia, armamento e aeronáutica.
Ródio
Este metal extremamente raro, valioso e com cor prateada é comumente usado por suas propriedades reflexivas. E tem um ponto de fusão alto e uma incrível capacidade de resistir à corrosão. Os maiores produtores são África do Sul, Rússia, Canadá e outros países.
Comumente usado por suas propriedades reflexivas, em objetos como luzes de busca, espelhos, e acabamento de jóias. Também valioso dentro da indústria automóvel e em vários tipos de campos industriais.
Creio q Jane tem razão, o diamante é o resultado do carbono pressurizado
Do que adianta dizer que são metais valiosos se não colocar o preço de cotação?
A platina é sem dúvida um metal lindíssimo!
E o diamante?
desde quando diamante é metal?
São feitos de metais sim senhor, a fundição dele é derivados da mistura de metais alcalinos, já estudou Química, procure saber antes de duvidar de uma pergunta, ele não esta afirmando que é, ele que saber se é.
Diamante é metal, então, Jane? OK
o minério mais raro eprecioso é o nióbio,amigo! 98% está no Brasil e os outros 2% o mundo divide
Boa Noite, me surpreendi com o Ródio nunca tinha visto falar desse metal sólido que tinha esse valor maior que o diamante, como ele é útil então pra área automobilística. Agora queria saber é feito de qual propriedades nascido na natureza?