Em torno de 25 milhões de pessoas que têm origem africana vivem fora do continente negro, porém há também afrodescentes que nasceram em toda parte do mundo. Prova disto, você confere nesta seleção dos 10 países com maior população negra fora da África.
No futuro próximo, a população africana aumentará, atingindo em torno de 40% da população mundial até o final deste século. A seleção é criada usando como fonte dados de Institute for Cultural Diplomacy sobre diáspora África no mundo.
Cuba – População Negra 1.126.894
Em 2012, o Censo mostrou que as pessoas negras constituíam 9.26% da população total. Os africanos chegaram à Cuba durante o século 16 e 17, quando o país era uma colônia espanhola.
Atualmente, os negros vivendo em Cuba enfrentam diferentes formas de discriminação, desde sub-representação na política, academia, setor privado à elevada taxa de desemprego e pobreza, e Cuba é décima posição nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.
Reino Unido – População Negra 2.015.400
As comunidades negras e de minorias étnicas têm aumentado desde a década passada no Reino Unido e continuará a subir, por isso em 2050, um terço da população do Reino Unido pertencerá a estes grupos.
Venezuela – População Negra 2.641.481 – 6.999.926
Embora haja uma impressão geral que não há racismo na Venezuela, a discriminação predominante das pessoas com base em sua cor de pele prova o oposto. Como em outros países da seleção, os afro-descendentes são sub-representados em estruturas de poder. Nos últimos anos, Hugo Chávez, o ex-presidente que morreu em 2013, tentou mitigar os efeitos da discriminação.
Jamaica – População Negra 2.731.419
Com quase 3 milhões de residentes com origem africana, a Jamaica é um dos 3 países na seleção em que a população negra representa a maioria. Os africanos chegaram à ilha durante o governo espanhol e inglês como escravos, e a Jamaica é sétima posição nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.
França – População Negra, em torno de 5.000.000
A França proíbe pesquisas de dados sobre raça dos residentes, etnia e religião, que é a razão de não haver registros oficiais sobre o número exato de pessoas negras vivendo no país.
Os negros vivendo na França têm origem africana ou do Caribe. A comunidade negra no país tem enfrentado décadas de discriminação e marginalização, e nos últimos anos, manifestou sua revolta através de uma série de incidentes violentos nas ruas de Paris.
República Dominicana – População Negra 7.985.991
Os termos, negro, comunidade negra, e cultura negra são raramente usados, já que a maioria dos moradores insiste em suas raízes européias e indianas. As razões que explicam dominicanos negligenciar sua herança africana podem ser rastreadas até os tempos da colonização quando os europeus brancos eram superiores e como tal objeto desejável de identificação.
Haiti – População Negra 8.701.439
A população negra, que é estimada em torno de 9 milhões, respondem por 95% da população total. O país é o primeiro no hemisfério ocidental que aboliu a escravidão e que elegeu líder negro.
Jean-Jacques Dessalines, que liderou a revolução dos escravos contra colonizadores, derrotou as tropas francesas, que permitiu o Haiti a declarar independência em primeiro de janeiro do ano 1804, que é atualmente celebrado como Dia da Independência. Atualmente, o Haiti é um dos países mais pobres do mundo.
Colômbia – População Negra 9.452.872
No país, cuja história recente tem sido marcada pelos conflitos armados, comunidades indígenas e afro, sofreram mais. Mais de um terço das pessoas deslocadas na Colômbia fugiram da Costa do Pacífico, que é principalmente habitado por estes 2 grupos.
Embora constituam grande porcentagem da população, os colombianos com raízes africanas têm lutado contra diferentes formas de discriminação, a pobreza aguda e violência, sendo a Colômbia terceira posição nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.
Estados Unidos – População Negra 38.499.304
Atualmente, em torno de 38 e meio milhões de pessoas negras vivem nos Estados Unidos, que representam 12.61% da população total. Estima-se que até 2060, a população negra nos Estados Unidos atingirá 74.5 milhões.
Em comparação com os brancos, a comunidade negra ganha muito menos, enfrenta taxas de desemprego maiores e riscos de pobreza, tem menores realizações educacionais e cuidados médicos mais pobres.
Além disso, a violência policial contra os negros tem impulsionado uma série de protestos em toda a América. No ano de 2015, 6.46 negros por milhão foram mortos pela polícia, comparado com 2.71 brancos, e 3.06 latinos.
Brasil – População Negra 85.783.143
Com quase 86 milhões de residentes com origens africanas, o Brasil classifica como líder nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.
Como nos Estados Unidos, a comunidade negra no Brasil é muitas vezes sujeita à violência policial. Além disso, os dados mostram que a maioria das vítimas de homicídio é afro-brasileira, enquanto os adolescentes afro são 3 vezes mais propensos a serem mortos em comparação com seus pares brancos.
Na verdadade funciona assim:
NEGROS não é cor, é um grupo ( pretos 10% e pardos 48%), mas é errado pois pardo é uma mistura, dentro disso o que vemos é um uso desenfreado pelos politicos.
Isso é uma mentira. NEGROS OU PRETOS o Brasil possui apenas 22 milhões. Afrodescendentes (pardos ou mestiços) que aproxima dos 85 milhões de habitantes. EUA só de negro possui mais de 40 milhões de habitantes
Por isso que a Argentina tornou um país intolerante a presença de brasileiros em seu território. Pra se ter uma idéia que, a população deles é uns 90 e pouco por cento, de origem ibérica (branco) e pardos. Quantas vezes, houve problemas de torcedores brasileiros em relação aos argentinos em torcidas pela Libertadores da América? Muitos.
Você já foi Argentina, quer dizer longe da capital Buenos Aires ? Maior parte da população Argentina é parda. Torcedores brancos isolados que tem dinheiro para ir a outro país assistir futebol não representam a maioria da população. Se fosse isso a maioria dos torcedores brasileiros nos jogos da seleção seria parda ou negra. Na Argentina a elite e a mídia é formada por pessoas brancas principalmente italo-argentinas, e é vendido a ideia que todos são europeus ao ponto dos próprios argentinos pardos terem receio de se apresentarem assim. É só assistir reportagens sobre a Hambre Argentina que a gente percebe que o povo lá é pardo e mestiço.
85 milhões de negro no Brasil é uma mentira pra ganhar mídia eu sou pardo de família indígena e italiana não me considero 1% negro os negros no Brasil são 17 milhões de pessoas
É que para a esquerda cirandeira, o número de negros no Brasil é 85 milhões porque consideram os pardos necessariamente como negros, sendo que na realidade os pardos são mestiços! Sendo que o Brasil teve formação étnica através de uma intensa miscigenação! E na realidade, o número de negros retintos é 10,6%, como mostra o ultimo censo, é uma proporção semelhante a dos EUA, eles inflam esse número pelo simples fato de quererem considerar pardos necessariamente como negros! E boa parte dos pardos sequer possuem traços africanos, e sim traços indígenas! Vai lá na Região Norte (exceto Tocantins e Leste do Pará), no Centro Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e em partes do Nordeste (Oeste de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí) para vc ver como são as pessoas que são considerados pardos, esses possuem notoriamente traços indígenas!
E isso que o Brasil teve muito incentivo à imigração europeia, no século XIX. Senão seria uma África! Um país cuja maioria da população era de escravos!
Na verdade seria uma país de mestiços, misturando a República Dominicana (que predomina mestiços de negros com brancos) com o México (que predomina mestiços de índios com brancos), se não houvesse a migração européia para cá . O que as pessoas não sabem é que cerca de 75% dos negros que vieram como escravos para o Brasil eram homens, a maioria morreu sem deixar descendentes e mesmo que as 25% de mulheres negras trazidas como escravas que conseguiam gerar bastante filhos, a taxa de mortalidade infantil da população escrava e mesmo das mulheres negras libertadas era altissima!
POPULAÇÃO NEGRA 85.783.143, sendo que Lula venceu com 60 milhões de votos, me envergonha que 15 milhões de irmãos e irmãs tenham votado no verme fascista do Bolsonaro.
Teve muita gente branca que votou no Lula, não foram apenas supostamente negros e desses supostos negros, a maioria são pardos e pardo não é negro, pardo é mestiço! E outra: a maior parte da população se declara parda e uma parte considerável dos pardos não possuem traços afros e sim indígenas. Vá lá na Amazônia e em parte do Nordeste para vc ver como são as pessoas que são consideradas pardas!!!
Para de falar merda. Aprende primeiro o que é Fascimo antes de dizer merda. O LULA É UM LADRÃO!
O cara quer falar quer falar de política e já solta besteira! 1⁰ o lula não ganhou as eleições,houve uma fraude ,o cabeça de ovo até hj não falou sobre o código fonte ,ele teve uma promessa de uma bolada do descondenado caso ajudasse nas eleições. Isto é notório durante as campanhas de ambos um sempre lotava as ruas ,o outro não .o fato se repetiu no 7 de setembro,tudo vazio deste ano 2023.
²⁰ acho que vc nem sabe o significado da palavra fascista, pq se soubesse não estaria dito . segundo a folha de SP.o fascismo são modelos dos sindicatos.
3⁰ vergonha é votar num ladrão
Acho mentira que existem 85 milhões de negros no Brasil, de acordo com o IBGE, negros aqui representam apenas 9,1% da população.