O Emporis, banco de dados de construção global, está com uma nova lista que classifica os 10 maiores shoppings do mundo por área locável, ou seja, toda área que se destina a atividades comerciais. Os maiores estão concentrado na Ásia, devido ao grande consumo populacional. Eles são feitos para suprir a demanda dos grandes centros urbanos com alta capacidade de pessoas em cinemas, praças de alimentação, corredores, lojas e estacionamentos. Tudo gigante, mas sem deixar o luxo e conforto de lado. Confira:
Top 10 maiores shoppings do mundo
[toc]
West Edmonton Mall – Edmonton, Canada (350,000 m²)
Esse shopping foi considerado até 2004 o maior do mundo, mas foi superado pelos mega shoppings chinês. Ele continua com o posto de maior das Américas. West Edmonton Mall abrange uma área bruta de cerca de 570.000 m 2que faz dele o 5° maior do mundo em extensão. Ele possui mais de 800 lojas e serviços e estacionamento para mais de 20.000 veículos. Mas sua maiores atrações são a pista de patinação no gelo, parque aquático, montanha russa e uma mini pista de golfe.
The Dubai Mall – Dubai, Emirados Árabes Unidos (350,244 m²)
O shopping de Dubai é o maior do mundo em extensão territorial (1.2 milhões m²) mas fica apenas em 9° em área locável, talvez por que possui o maior aquário suspenso do mundo com 33 mil animais marinhos em exposição. Além disso, pode contar com pista de gelo, parque temático em homenagem a SEGA eletronics, centro de entretenimento de crianças e uma área imensa para consumo de todos os tipos, são 1.200 lojas e escritórios comerciais. Se preferir pode-se hospedar em um hotel luxuoso dentro do shopping com 250 quartos. O shopping foi digno de muitos prêmios recebidos como um dos melhores do mundo, inclusive no ano de 2011, se tornou o destino mais visitado do mundo para compra & lazer com 54 milhões de visitantes. (Mesmo numero de população da Inglaterra).
Cevahir Mall – Istanbul, Turquia (420,000 m²)
Cevahir foi inaugurado em 2005, ainda é um dos mais modernos e é o maior centro comercial da Europa. Possui 343 lojas, 34 restaurantes Fast-food, 14 restaurantes exclusivos, 12 cinemas, teatro, pistas de boliche, e parque com montanha russa.
Mid Valley Megamall – Kuala Lumpur, Malasia (420,000 m²)
Mid Valley Megamall é um complexo inaugurado 1999, que inclui um shopping center , uma torre de escritórios, e 2 hotéis. Possui 430 lojas dividido em 5 andares e hotel com 646 quartos e 30 escritórios.
Persian Gulf Complex – Shiraz, Irã (420,000 m²)
Essa é uma obra faraônica ainda em construção (Veja aqui.). O complexo do Golfo Pérsico abrigará parque de diversões interno e externo, hipermercado, sala de oração, hotel sete estrelas com heliporto, lago artificial e 2.500 unidades comerciais de todos os tipos. Irá se tornar o maior shopping em numero de lojas, com uma variedade imensa de empresas. O Shopping foi privilegiado com duas rodovias próximas, já que é um pouco afastado do centro urbano de Shiraz.
Central World – Bangkok, Tailandia (429,500 m²)
Central World foi inaugurado em 2006 e reinaugurado em 2010 após um incêndio, isso não impediu de crescer e ser um dos maiores do mundo. Possui 600 unidades comerciais, hotel 5 estrelas, centro de convenções, torre de escritórios, spá, pista de patinação no gelo e estacionamento subterrâneo para mais de 7 mil carros.
Utama Shopping Center- Selangor, Malasia (465,000 m²)
1 Utama shopping foi fundado em 1995, e recebeu uma ampliação em 2003, assim se tornando um dos maiores do mundo com mais de 650 lojas. Além disso, o shopping possui em seu interior um hotel 5 estrelas, prédio-torre de escritórios, um espaço para eventos no centro, uma mini floresta com lago e ponte, zona do entretenimento, 5 quadras de futsal, 36 pistas de boliches, maior parede de escalada da Ásia, espaço base-ball com maquina de lançar bolas, praticar mergulho com profissionais e um jardim na cobertura com mais de 500 espécies de flora exótica.
SM City North Edsa – Quezon City, Filipinas (482,878 m²)
SM city foi inaugurado em 1985, assim sendo pioneiro no país, e principal motivador do conceito “compras com lazer”. O shopping faz tanto sucesso que teve que amplia-lo em 2006, e mais um bloco/anexo em 2008, e por fim, em 2009, inauguraram um mega jardim em toda superfície da cobertura. São mais de 1.100 unidades comerciais, sendo 400 de refeições. Tem hipermercado, anfiteatro para 1.200 pessoas, pistas de boliches e mais de 10 mil vagas de estacionamento.
Golden Resources Mall – Beijing, China (557,419 m²)
O Golden (Jin Yuan) foi maior do mundo em sua inauguração em 2004, e não ficou mais que um ano, em 2005 inaugurou o New South China Mall no mesmo país. A critica fica por conta de ser relativamente vazio de clientes perante sua grandeza, e não terem o retorno esperado. Hoje ele possui mais de 1.000 lojas (o maior shopping do Brasil possui 535 lojas – Aricanduva Shopping/SP).
New South China Mall – Dongguan, China (600,153 m²)
South China Mall é o maior shopping do mundo em área bruta locável, e segundo em área total perdendo apenas para o Dubai Mall. Ao contrário dos outros “shoppings mortos”, que se caracteriza pela saída de inquilinos, aqui nem saem pois não tem. 95% de suas 2.350 unidades comerciais estão vazias desde sua abertura em 2005. Tudo por um erro de localização.
As maiores atrações são as 7 zonas temáticas que busca um pouco de algumas regiões internacionais, como São Francisco, Amsterdã, Califórnia, Paris e outros, cada um com sua comidas e modas. O Shopping também conta com montanha russa ao ar livre, 2 hotéis 5 estrelas, um canal de rio para passeios por toda área comercial.
Fonte: Chicago Tribune.
Se eu tivesse ganhado o premio da Mega Sena da Virada do final de 2012, 2013 e 2014, já estaria erguendo essa hora um Shopping Center na região norte do Brasil, mais precisamente na região metropolitana de Belém do Pará. Esse Shopping Center (ainda sem nome definido) teria ao todo 1.332.000 metros quadrados (quase nove vezes maior que o Bosque Rodrigues Alves, um dos maiores, mais conhecidos e mais visitados cartões- postais da capital paraense, que tem 150.000 metros quadrados).
Mas como eu não ainda não ganhei das vezes passadas a Mega Sena da Virada, vou continuar tentando ganhar toda aquela bolada em dinheiro e começar a construir esse grande sonho no meio da Floresta Amazonica.
Lol por que esse é o seu sonho? Eu moro em Belém e tipo aqui nem tem muita gente pra que construir um shopping desse?
Essa lista esta errada o shopping vida nova deveria estar na 7 posição
Area Construida:410.000m
Lojas:591
Onde?Nv,Quer dizer,Nova Iguaçu(RJ)
o
ja viram o shooping de marrocos , a morrocos mall
Você mora em Marrocos?
incrivel os estados Unidos com todo o seu poder economico nem aparece na lista é os temos mudaram mesmo
Estranho o Centro Comercial Leste Aricanduva Shopping possui 425.000 m² com 577 lojas, sendo 3 hipermercados, 15 concessionárias de automóveis, agencias bancárias, Detran e pista de test drive. Deveria estar entre um dos maiores do mundo???
e o de marrocos nao esta imagina , e um dos maiores do mundo .
o castanheira em belém é uma formiga frente a estes shoppings, my God!!
Este site poderia criar tambem o top 10 dos maiores shoppings do mundo, por numero de lojas, pois o principal em um centro comercial é o numero de lojas e não o tamanho.
poise o q nos vamos mostrar ao mundo anao ser o aricanduva eu morei em sao paulo a maior parte da minha vida e c tem uma coisa q me orgulho e o a
ricanduva
Olá,boa noite!
Acho que quem criou esse post cometeu um equívoco,pois o 9º maior shopping do mundo é o entro Comercial Leste Aricanduva.
01 – Centro Comercial Leste Aricanduva
Área Construída: 403.000 m²
Total de lojas: 577
Onde? São Paulo, SP
O maior shopping center do país também é o maior centro comercial da América Latina e o 18º do mundo. Fundado em setembro de 1991, o estabelecimento possui 577 lojas, 14 salas de cinema, sendo a maior com capacidade para 546 pessoas, 3 pavimentos, pista de boliche, e 12.600 vagas de estacionamento, tudo localizado em 403.000 m² de área construída.
Essa lista considera área bruta locável. O Aricanduva tem 242.300 m² de ABL.
muito legal todos
Eu queria ir o shopping de Dubai, os outros, vou depois!