Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 países mais propensos a terremotos

Top 10 países mais propensos a terremotos

Os terremotos são impactantes e abalam a superfície da Terra, gerando imensa devastação para vidas humanas e propriedades. Tipicamente, o mundo inteiro está dividido em várias zonas sísmicas pela intensidade ou amplitude dos tremores e placas tectônicas.
Desde que não existe dispositivo de monitoramento para prever terremoto de antemão, é crítico que as pessoas estejam bem preparadas no caso de qualquer calamidade natural. Nesta seleção estão em destaque os 10 países mais propensos a terremotos em 2016.

10°

Indonésia

indonesia entre os paises mais propensos a terremotos
Jakarta ou normalmente conhecida com Indonésia é altamente suscetível aos terremotos e outros desastres físicos. Os terremotos criaram imensos danos aos edifícios, recursos, bem como às vidas nos últimos anos.
As erupções vulcânicas também são prevalentes neste país. No ano passado, um terremoto de magnitude 6.1 na escala Richter atingiu o norte de Sumatra causando centenas de vítimas e 35 mortes inevitáveis.

Turquia

turquia entre os paises mais propensos a terremotos
A Turquia cai dentro da zona sísmica entre as placas euro-asiáticas, africana e placas árabes. A maior parte do país se encontra sobre a placa da Anatólia. Esse é o motivo de o terremoto atingir qualquer parte do país a qualquer momento.
Muitos terremotos da escala Richter variando entre 6 a 7.2 atingiram vários estados da Turquia no passado. Devido a sua maior vulnerabilidade a terremotos, é muitas vezes relatado que o país testemunha terremoto de escala média todos os dias.

México

mexico entre os paises mais propensos a terremotos
O México enfrentou muitos terremotos no passado. O país cai principalmente em uma das áreas de maior atividade sísmica na superfície do planeta, já que está situado sobre 3 placas tectônicas, ou seja, placa norte-americana, placa Cocos, e placa do Pacífico.
As taxas de erupções vulcânicas são também altas, devido ao movimento de placas tectônicas. Um terremoto de magnitude 7.2 na escala Richter atingiu o país em 2014, causando várias vítimas na cidade de Guerrero.

El Salvador

el salvador entre os paises mais propensos a terremotos
El Salvador é propenso a terremotos e outras calamidades casuais. E são responsáveis por várias vítimas e destruição de propriedades. Além disso, o tamanho dos terremotos registrados no passado tem sido extremamente alto na escala Richter.

Paquistão

paquistao entre os paises mais propensos a terremotos

Paquistão é geologicamente situado no topo das placas tectônicas, ou seja, placas tectônicas da Eurásia e da Índia. Nas províncias de Sindh e Punjab, se encontram a beira da placa indiana, Baluchistão está dentro da placa da Eurásia.
A nação tem sido vítima de vários terremotos mortais medindo tão alto quanto 7.8 na escala Richter. E tem sido relatado que milhares de pessoas ficaram desabrigadas, e várias pessoas feridas.

Filipinas

filipinas entre os paises mais propensos a terremotos
Filipinas, uma ilha densamente povoada que se encontra principalmente na borda da placa do Pacífico, vulgarmente conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico.
Círculo de Fogo é tipicamente uma zona quente sísmica que circunda o país. Os terremotos com medição alta no nível Richter causaram erupções vulcânicas mortais no passado também. O número de perdas e feridos foi referido a ser bastante alto.

Equador

equador entre os paises mais propensos a terremotos
Equador é uma terra de vários vulcões ativos, e assim, esta presença o torna um lugar muito perigoso no evento de tremores de alta magnitude e terremotos. O país Equador se encontra dentro da zona sísmica entre a placa Nazca e a placa sul-americana.
As principais falhas ativas do país correm paralelas a cordilheira dos Andes, como falhas Palltanga e Chingual, e diferentes são as falhas inversas de tendência norte-sul como falha de Quito.

Índia

India entre os paises mais propensos a terremotos
A Índia tem uma história de muitos terremotos mortais. Mas, a principal razão para a freqüência e intensidade altas dos choques tem sido a placa indiana se movendo em uma taxa de 47 mm/ano.
Devido ao deslocamento das placas tectônicas, a Índia sofreu danos enormes em razão do tsunami nos estados do sul. Inicialmente, a Índia foi dividida em 5 zonas pela intensidade dos tremores e acelerações de pico de terra. As áreas mais problemáticas, incluindo Kashmir, Himalaia, e Rann of Kutch caem na zona 5.

Nepal

nepal entre os paises mais propensos a terremotos
Nepal é uma área viva sismicamente e, portanto, segundo estimativas, um cidadão no Nepal está duas vezes mais propenso a ser morto em um terremoto, do que qualquer outro no mundo. Os terremotos com medição bem alta como 8 na escala Richter atingiram o país no passado. Um desastre tão grande atingiu o Nepal em 1934, com medição de 8.2 na escala Richter.

Japão

japao entre os paises mais propensos a terremotos
O Japão tem uma longa história de terremotos desastrosos. É originalmente situado no Círculo de Fogo do Pacífico. Como um resultado da subseção da placa das Filipinas sob a placa americana e placa de Okinawa, o Japão tem sido uma vítima de vários tremores de alta intensidade.
Um terremoto tão mortal sacudiu o país em 11 de março de 2011, que também provou a ser o desastre natural mais caro para o estado. Este terremoto de magnitude 9,0 provocou um tsunami que causou o acidente nuclear de Fukushima.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

brasil entre os países com maior população negra fora da África

Top 10 países com maior população negra fora da África

Em torno de 25 milhões de pessoas que têm origem africana vivem fora do continente …

2 Comentários

  1. Partiu ir morar………..no Brasil mesmo kkkkkkkkkk

  2. Faltou Chile e Haiti, mais como a natureza é violenta, agora as vezes provocamos essas fatalidades no qual dizem que não é culpa do ser humano, só que eles não fazem uma pesquisa de quantos perdemos da fauna e animais nessas tragédias vidas humanas vão e os animais devem ser enormes nos meios deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *