Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 países com maior inflação do mundo

Top 10 países com maior inflação do mundo

Os americanos desfrutam da estabilidade do dólar, e muitos provavelmente não sabem o quanto de problemas a inflação pode dar em economias menos estáveis ao redor do mundo. Nesta seleção estão em destaque os 10 países com maior inflação em 2014, segundo Statistica.
Inflação tem referência ao aumento em suprimento do dinheiro e expansão monetária, o que se caracteriza o motivo de elevação dos preços. Certos economistas, sendo exemplo os de Escola Austríaca, têm preferência por esse significado, no lugar da definição da inflação por aumento dos preços.
Desta maneira, por exemplo, determinados estudiosos dos anos 1920, nos Estados Unidos, faziam referência para inflação, ainda que preços não se apresentassem aumento em tal período.
No entanto, de modo popular, a denominação inflação tem uso como aumento em relação aos preços, a menos que um termo alternativo seja expressamente detalhado.
Mais uma distinção também se realiza quando são efeitos internos e externos de inflação. De forma externa, a inflação possui tradução mais pela desvalorização da moeda local em relação às outras, e de forma interna, exprime-se mais em elevação do volume de dinheiro, e elevação de preços.

10°

Libéria – 11.43%

liberia entre os países com maior inflação do mundo
A Libéria sofreu um pesadelo em 2014, já que o país estava no centro do surto de ebola na África. Quando os trabalhadores e agricultores abandonaram seus empregos por medo, a economia delicada do país mergulhou em caos. A Libéria alcançou a décima posição nesta seleção, dos 10 países com maior inflação do mundo.

Ucrânia – 11.43%

ucrania entre os países com maior inflação do mundo
A Ucrânia é outro país que teve um ano excepcionalmente instável. Os protestos políticos, um governo deslocado, anexação russa da Criméia e uma guerra entre o novo governo ucraniano e lutadores pró russos causou estrago na moeda do país.

Eritreia – 12.26%

eritreia entre os países com maior inflação do mundo
A nação africana teve uma economia em rápida expansão nos anos recentes, reforçada pela mineração de ouro e prata na região. No entanto, 2014 foi o ano difícil para a moeda do país, sendo Eritreia oitava posição nesta seleção, dos 10 países com maior inflação do mundo.

Mongólia – 14.1%

mongolia entre os países com maior inflação do mundo
A economia da Mongólia tem vindo a crescer rapidamente nos últimos anos, mas declinando de investimento estrangeiro, e exportações de carvão arrefeceram a economia no ano de 2014.

Gana – 15.73%

gana entre os países com maior inflação do mundo

Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis viram picos de preço em Gana no ano de 2014, e enfraqueceu a moeda do país africano, sendo Gana sexta posição nesta seleção, dos 10 países com maior inflação do mundo.

Belarus – 18.58%

belarus entre os países com maior inflação do mundo
O pânico sobre a hiperinflação levou aos controles de capital do governo em Belarus, no ano 2014, já que a diminuição no rublo russo arrasou Belarus abaixo também.

Malawi – 19.57%

malawi entre os países com maior inflação do mundo
A inflação disparou em Malawi no ano 2014, quando os preços de alimento dispararam devido a um congelamento de ajuda de US$ 150 milhões dos doadores principais de Malawi.
A partir da própria independência do Reino Unido no ano 1964, este país é oficial e legalmente, segundo a constituição, e ainda em prática, república presidencial multipartidária e democracia representativa, em que o chefe de estado e do governo se caracteriza presidente da República.
Malawi tem como maior cidade e ainda capital, cidade de Lilongwe, que apresenta aeroporto internacional, museu de Kamuzu, destino de turismo de importância da nação.

República Islâmica do Irã – 19.85%

ira entre os países com maior inflação do mundo
Os preços de gás altos, taxas altas de juros, alto poder e preços de água e sanções americanas sufocantes levaram à taxa de inflação do Irã a quase 20% em 2014.

Sudão – 38.02%

sudao entre os países com maior inflação do mundo
A economia do Sudão tem lutado desde que o Sudão do Sul se separou em 2011, levando consigo 75% dos ativos de petróleo do país, sendo o Sudão segunda posição nesta seleção, dos 10 países com a inflação mais alta do mundo.
Uma grande parte da história do país se resume em conflitos de etnia, sem contar 2 conflitos internos, e 2 guerras civis, entre os anos de 1955 e 1972, e anos de 1983 e 2005.
Existem inúmeros casos de limpeza étnica e escravidão no Sudão. E o Índice de Percepção da Corrupção apontou o país como quarta nação de maior corrupção do planeta. Segundo Índice Global da Fome do ano de 2013, o país possui um valor indicador GHI correspondendo a 27 apontando então que a nação enfrenta “estado alarmante de situação de fome”.

Venezuela – 64.26%

venezuela entre os países com maior inflação do mundo
As coisas ficaram tão ruins na Venezuela que as grandes empresas estão abandonando o barco. Reuters recentemente relatou que depois que The Clorox Co encerrou as operações na Venezuela em 2014, e 3M Company está agora considerando uma saída da Venezuela também.
A fabricante de brinquedos Mattel Inc está também considerando fechar as operações na Venezuela devido à inflação de escalonamento e instabilidade econômica.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

brasil entre os países que mais consomem água no mundo

Top 10 países que mais consomem água no mundo

A escassez da água doce é a maior preocupação da era recente, e logo nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *