Você esta aqui: Início » Educação » Top 10 maiores shopping centers do Brasil

Top 10 maiores shopping centers do Brasil



Inspirado na publicação dos maiores shoppings do mundo, nos desafiamos em compilar mais essa lista. No Brasil, com o crescimento do poder aquisitivo, são erguidos a cada dia, verdadeiros templos do consumo. Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) até final de 2013 são previsto mais 73 shoppings inaugurados no Brasil.
O nosso top 10 é baseado no tamanho da área construída do empreendimento semelhante a lista do Wikipédia. Porém a lista de lá, se encontra totalmente desatualizada e com informações exageradas. Prezamos por informações corretas e oficiais. Disponibilizamos todas as fontes junto as informações, e caso haja informações incoerentes ou atualizações devido a expansões, por favor, nos comunique nos comentários com fonte credível.

Top 10 maiores Shopping Centers do Brasil (Área Construída)

10°

Bourbon Shopping Wallig (Porto Alegre/RS)

Bourbon Shopping Wallig
Este Shopping foi inaugurado em 2012 pelo Grupo Zaffari, que tem mais 7 shoppings e ainda possui a quinta maior rede de supermercados do Brasil com 29 unidades entre as marcas Bourbon e Zaffari. Segundo o site do shopping, ele se tornou o maior shopping da região sul com 199.200 m² de área construída e 45.6 m² de ABL (Área Bruta Locável). Com lojas exclusivas e inéditas em Rio Grande do Sul, o shopping surpreendeu quem esperava por menos. Outra novidade, foi a primeira tela 3D IMAX do estado. No total são 230 lojas, 8 salas de cinemas, mil lugares na praça de alimentação, 10 elevadores, 3 mil vagas de estacionamento, 3 mil postos de trabalhos, e claro, um hipermercado Zaffari.

Shopping Anália Franco (São Paulo/SP)

Shopping Analia Franco
De propriedade da Multiplan, que gerencia e detém 14 shoppings no Brasil, o Anália Franco tem a característica de alto padrão de luxo. Hoje, 91% de seu publico são de classe A, onde usufruem de 199.322 m² de área construída em bairro nobre da Zona Leste de São Paulo. Sua beleza arquitetônica, musicas ao vivo com consagrados artistas MPB e eventos culturais e de modas são os diferenciais desse charmoso shopping. Um mix de 402 lojas garante suas compras e consumo. Dessas, 43 opções de alimentação.

Morumbi Shopping (São paulo/SP)

morumbi shopping
O premiadíssimo Morumbi Shopping, já qualificado várias vezes como o melhor de São Paulo, está expandindo cada vez mais. Esta previsto para entrega em 2013, duas torres de alto padrão com 74 mil m² de área bruta locável. Isso, com certeza fará subir nesse ranking, pois hoje, em área construída possui 207.712 m². O ponto forte do Morumbi é o pioneirismo em diversas lojas desembarcadas no Brasil, são várias grifes sofisticadas entre as 480 lojas que abrange grande parte da classe A e B. Além disso, dispõem de 22 dos mais prestigiados restaurantes da cidade, 4 salas de cinema CineArte e um enorme espaço HotZone com diversões eletrônicas. Todos os meses passam 1.5 milhões de pessoas nos corredores do shopping, que faz parte do grupo Multiplan.

Shopping Midway Mall (Natal/RN)

midway mall um dos maiores do brasil
Pertencente ao Grupo Guararapes (dono da Riachuelo), o Midway Mall abriu suas portas para o sucesso em 2005. Desde então se tornou um dos maiores centros de consumo do nordeste, destacando a cidade de Natal/RN para os empreendedores do Brasil inteiro. Sua última ampliação em 2010 (227 mil m²), trouxe a maior praça de alimentação do nordeste (2.000 pessoas) e o mega Teatro Riachuelo com platéia para 2.500 pessoas. Outros números que surpreendem: 292 lojas, 7 salas de cinema Cinemark, hipermercado, lava-jato, vagas para 3.500 veículos em seis pisos, 6 mil postos de trabalhos, 13 mil veículos por dia, e média de 65 mil visitas todos dias.

Norte Shopping (Rio de Janeiro/RJ)

norte shopping o maior do rio de janeiro
O maior shopping do Rio de Janeiro, também é o primeiro na preferência do publico carioca. Segundo dados do grupo BRMALLS, o shopping recebe 3,5 milhões de visitantes por mês, sendo assim um dos mais movimentados do Brasil. O Shopping que já teve 4 expansões, hoje possui uma área construída de 245.028 m², com 343 lojas, sendo 1 centro médico, teatro, faculdade , 5 escolas, pista de kart indoor, pista de patinação no gelo, 26 pistas de boliche, academia, 10 salas de cinemas UCI Kinoplex.

Shopping União de Osasco

um dos melhores shoppings do brasil
O União Shopping pertence aos mesmos proprietários do Aricanduva (1°), o grupo Savoy, ao qual tem participações em outros 4 shoppings. Um amplo centro de compras inaugurado em 2009 no lugar mais estratégico de Osasco/SP. Entre suas atrações estão as suas 265 lojas diversificadas em 246.000 m² de área construída. De fato seria muito espaço para poucas lojas, se não houvesse um Makro Atacadista e um Hipermercado Extra. Também compõem esse espaço, 10 salas de cinema, pistas de boliches, poupa tempo, DETRAN, praça de alimentação para 1.200 pessoas e estacionamento para 5.000 carros.
Fonte:Shoppinguniao.com.br

Centro Comercial Interlagos

Shopping InterlagosO Centro Comercial Interlagos engloba num espaço de 280.000 m² de área construída, o Shopping Interlagos, Shopping Interlar (moveleiro), Leroy Merlin (mat. contrução), Cobasi (Petshop), Hotel Ibis, agencia do Detran, e 2 hipermercados – Carrefour e Makro. Localizado na zona sul de São Paulo, é um dos maiores e mais completo centro de compra e lazer com uma visitação estimada em 3.5 milhões por mês. São mais de 400 lojas, 6.700 vagas de estacionamento, 59 opções de alimentação, além de muita diversão nas 10 salas de cinema 3D, Playland, Pistas de Boliche e Kart Indoor.

RioMar Shopping Recife

rio mar shoppingEmpreendimento do grupo JCPM que surpreende pela grandeza, com cerca de 295.000 m² de area construída e 101.000 m² de área bruta locável (ABL). Com certeza um dos mais bonitos do Brasil. Por enquanto já é assegurado o titulo de maior do nordeste em ABL. O centro de compras prevê 476 lojas, das quais 18 âncoras e sete mega lojas, 11 restaurantes, além de praça de alimentação, 14 salas de cinema, teatro com cerca de 500 lugares e estacionamento com 6.050 vagas. O Shopping abrange também 3 torres empresarias com 958 salas para locação. O nome, é em razão de localizar-se as margens do ponto em que o rio se encontra com o mar.

Salvador Shopping

Salvador shopping na lista dos maiores
O segundo maior shopping center do Brasil e o maior do nordeste com 298.000 m² de área construída, conta com 464 lojas divido em 3 pisos com 82.500 m² de área locável. Foram necessários 19 escadas rolantes e 19 elevadores para atender a demanda de “sobe e desce”. São 6 mil vagas de estacionamento no 1° e 2° piso. O Shopping é um empreendimento de João Carlos Paes Mendonça, magnata dono de outros 10 shoppings e do sistema de comunicação Jornal do Commercio (incluindo o famoso site NE10). O shopping possui ainda 8 salas de cinemas MegaStadium Cinemark, espaço GameStation com 1.500 m² dedicados aos jogos e brinquedos eletrônicos.

Centro Comercial Leste Aricanduva Shopping

shopping aricanduva centro comercial leste
Localizado em São paulo, este que é de fato, o maior shopping do Brasil e da America latina. O Centro comercial é formado pelo Shopping Leste Aricanduva, Interlar Aricanduva (Móveis) e Auto Shopping Aricanduva. Todo o conglomerado comercial de 3 pisos esta construído em 425.000 m² com 577 lojas, sendo 3 hipermercados, 15 concessionárias de automóveis, agencias bancárias, Detran e pista de test drive. O complexo de lazer esbanja opções: são 16 pistas de boliches, parede de escalada, games, mini park, ampla sala de brinquedos, 14 salas de cinemas 3D Cinemark com capacidade de 546 pessoas. Seu estacionamento tem capacidade para 14.700 vagas.
Outros shoppings:
Bourbon Shopping de São paulo – 184.000 m² (Informação da revista Veja)
Shopping Center Recife – 169.825,71 m² (shoppingrecife.com.br/FichaTecnica.aspx)
Iguatemi Salvador – 166.680 m² (Iguatemisalvador.com.br/sobre/nossos-numeros/
Shopping Eldorado – 164.734 m² (ABRASCE)
Palladium Shopping Center – 154.000 m² (Palladiumcuritiba.com.br/o-shopping/estrutura.html)
Iguatemi Campinas – 154.000 m² (Iguatemicampinas.com.br/quem-somos/caracteristicas.shtm)
BH Shopping – 142.339 m² (Bhshopping.com.br/pagina/50/o-bhs-em-numeros.aspx)

Os 10 maiores Shoppings por Area Bruta Locável

Rank Shopping Cidade/UF ABL/Fonte
Centro Comercial Aricanduva São Paulo/SP 242.300 m²
Centro Comercial Interlagos São Paulo/SP 145.000 m²
Novo Shopping Ribeirão Preto Ribeirão Preto/SP 126.489 m²
Shopping Parque Dom Pedro Campinas/SP 124.000 m²
RioMar Shopping Recife/PE 101.000 m²
Shopping União Osasco/SP 97.000 m²
Shopping Recife Recife/PE 86.300 m²
Salvador Shopping Salvador/BA 82.500 m²
Catuaí Shopping Center Londrina Londrina/PR 81.700 m²
10° Passeio das Águas Shopping Goiânia/GO 78.100 m²

111 comentários

  1. ta faltando o Complexo Barra Shopping!

    http://ri.multiplan.com.br/ptb/1616/ExpVIIBRSPort.pdf

    101.000 m2 de abl.. se somou tudo no aricanduva acho justo somar tudo tbm no Complexo Barra Shopping (Barra + NY Center).. abs

  2. Victor Santana Magalhães Ferreira

    Concordo com a lista, e ja tive a oportunidade de visitar o Aricanduva que, coincidentemente, era próximo da minha casa antes de me mudar.
    Shopping excelentíssimo, me impressionou inclusive, mas não somente pelo tamanho estrondoso mas também pelo pelo menos regular atendimento dos funcionários e das pessoas que frequentam la, ate pelo fato de haver uma boa distribuição de renda tanto classe A, que são realmente vários sem duvidas, mas também classe B e C, e como não somos classe A ainda (economicamente falando), realmente nos agradou o fato de um shopping que esbanja varias coisas como ditas abranger um publico diversificado. Recomendo e gostei da lista.
    Me interessei também por outros shoppings como o de Osasco e o de recife pois parecem muito bonitos.

  3. Gentee, fui no Shopping Iguatemi esses dias. O q é aquilo??? Gente metida a besta! Só dá riquinho lá! Eu já imaginava q era assim, mas meu namorado quis conhecer… E se arrependeu mto! Pessoas com nariz empinado. Um segurança ficou de olho no meu namorado e deu uma olhada em mim tb (meu namorado diz q foi por safadeza mesmo) O cara meio q começou a seguir a gente. Daí meu namorado começou a olhar feio pra ele e o segurança parou com graça. Nossa, horrível! Fiquei até sem jeito de olhar para as vitrines, pq parece q estavam pensando q iriamos roubar alguma coisa. Tipo, NUNCA MAIS volto lá! Nem se eu fosse milionária! ODEIO gente metida, sem educação. Preconceito não é chique!
    Shopping q eu AMO: União de Osasco e o Shopping de Piracicaba! Lojas normais, mto boas, tem td que preciso e com um preço bom, pessoas simples q não ficam reparando se vc está usando marca ou não.

    • imagino,moro aqui em joao pessoa nosso maior shooping se iguala a esse,na soberba é claro,mas temos o tambia shooping que agrega qualidade e humildade

    • O shop Iguatemi o de Barueri O da Jk ou da Brigadeiro que vc ta falando? Qual desses Que vcs foram> Especifique bme pra gnt saber onde não devemos ir pois são PRECONCEITUOSOS!

  4. GENTE O MAIOR E MELHOR SHOPPING É O DE PIRACICABA – SP.

  5. na foto o portal shopping interlar do Aricanduva parece irmão gêmeo do templo maior da Igreja Universal em BH Ou pelos menos tiveram a mesma inspiração, obvio q o da igreja é muito mais .. digamos impactante :o)

  6. MARIO SERGIO PASSOS

    EU ACHAVA QUE O BARRA SHOPPING ERA O MAIOR SHOPPING DA BRASIL, PQ POSSUI 663 LOJAS MAIS O SHOPPING ANEXO NEW YORK CITY CENTER COM 50 LOJAS E 18 CINEMAS UCI. O COMPLEXO BARRASHOPPING-NEW YORK CITY CENTER POSSUI 713 LOJAS + 18 CINEMAS TAMANHO STADIUM 3D!!! POSSUI UM CENTRO PROFISSIONAL E UM CENTRO EMPRESARIAL MARIO HENRIQUE SIMONSEN E MAIS O TERCEIRO ANDAR DO SHOPPING QUE É UM MEGA HOSPITAL!! O SHOPPING TINHA ATÉ UM MONORAIL PQ SEMPRE FOI MUITO GRANDE E PRA SE DESLOCAR DE UM PONTO AO OUTRO ERA MUITO COMPLICADO!!

    • lauro Alves de Souza.

      Mas estava errado. seu carioca bairrista, voce não ve que é impossivel que qualquer coisa grande e boa não esteja no mis rico estado da federação kkkkkkk

  7. O Iguatemi Esplanada tem 209 mil m2 de construção, 85 mil m2 de ABL, 400 lojas. A lista está desatualizada.

    • Segundo fonte, o esplanada possui 147.189,70 m² de área construída. A área construída foi o primeiro parâmetro do top 10. Veja fonte.

      Talvez com a expansão que que ficará pronta em 2018 ele tenha essa ABL que você falou. Por enquanto, 63 mil m² de ABL inaugurado em 2013.
      Fonte1

  8. CARRA AQUI TA FALANDO QUE OS MAIORES DO BRASIL!!! ONDE QUE SHOPPING D É PEQUENO DO TAMANHO DE UM OVO .

  9. EU ACHAVA QUE O CENTER NORTE ERA O MAIOR DA AMERICA LATINA, SÃO 600.000 M²

  10. Mano que lista de merda é essa? Colocaram o Shopping do coquinho em quarto lugar? Mano onde estão os outros shoppings de São Paulo? Todos sabem que são os melhores, faltou colocarem Market Place, Plaza Sul, Jardim Sul, Pátio Higienópolis, Campo Limpo, SP Market, Cidade Jardim, Eldorado, Ibirapuera, entre os outros que não são tão bons assim: Shopping D, Boavista, Santa Cruz, o coquinho (já mencionado aí), Boulevard Tatuapé, Taboão, Granja Vianna, Open Mall, Mauá, ABC Plaza, Fiesta, Nações Unidas, entre outros. A maioria destes shoppings aí, tirando alguns do Rio e o Midway, perde feio para os de São Paulo. Essa lista aí foi muito amadora, só colocaram os maiores em espaço e se esqueceram das qualidades.

  11. Em 2013 alguns números mudaram:
    O Rio Mar – tornou-se o maior Shopping do Nordeste em ABL (Área Bruta Locável), ultapassando o Salvador Shopping do mesmo grupo (JCPM – de Recife) em ABL – em 2016 o Rio Mar ganhará uma nova expansão. Já o Shopping Recife foi ampliado e conta atualmente com 465 Lojas e 14 Salas de Cinema (maior complexo do Norte-Nordeste), 174 mil m² construído e alcançara 96 milm² de ABL até o fim do ano. O Shopping Norte de Salvador tem apenas 41.445m² de ABL, agora a área contruída é considerável, são 107mil de área construída (também do Grupo JCPM).

    • O novo Shopping que será Inaugurado na cidade de Paulista – Noth Way da ACLF – Região Metropolitana do Recife – terá 260 mil m² – primeira etapa – e até a conclusão, prevista para 2018 – terá 890 lojas. terá ainda um hotel com 500 quartos; um empresarial; uma faculdade (Joaquim Nabuco); Centro de Convenções no deck panorâmico para 20 mil pessoas; além de um bairro planejado ao redor para 10 mil moradores. Dentro do Shopping ainda ficará o casarão históricos da Fábrica Arthur do século XIX, localizado em uma das praças dentro do mesmo. E as chaminés históricas serão preservadas.

      Recife ainda ganhará até 2016 – shoppings de médio porte novos: Shopping Apipucos com quase 173 mil m² construido e 50mil m² de ABL 220 lojas e mais Torre Empresarial de 28 pavimentos; o Shopping Camara com 40 mil m², 290 lojas e ainda empresariais e residenciais; Shopping Metropolitano no Jiquiá – 240 lojas m² de ABL e mais torres residências e empresariais entre 17 e 30 pavimentos.
      lembrando que: Shopping Recife tem 3 torres empresariais, além de um condomínio de luxo (Evolution – foi primeiro codomínio dentro da área de um shopping do Brasil – 5 torres acima de 25 pavimentos); Rio Mar tem três torres empresariais empresariais; o

  12. Por enquanto,pois o Riomar Recife,já soube que irá ter uma nova fase,e o shopping recife também irá ter outras fases,e esperem um pouco mais que em 2016 será inaugurada na cidade de Paulista,próxima a Recife, estão construindo um mastondante,que na ultima etapa em 2018 será um dos maiores do Brasil.

  13. O Iguatemi Esplanada com a ampliação recém inaugurada em Sorocaba/SP deve entrar como um dos maiores do Brasil sendo 209 mil m2 de construção, 85 mil m2 de ABL, 400 lojas e uma das maiores ancoragens do Brasil: Âncoras: Âncoras: Diccico, Bahia, Renner, C&A, Americanas, Riachuelo, Ponto Frio, Luiza, Carrefour, Etna, Pet Center Marginal, Preçolândia, Zara, Marisa, Pernambucanas, Cinépolis, Le Biscuit, Kalunga, Saraiva, Fast Shop.

  14. Cade o Shopping DOM PEDRO de Campinas-SP? Quando foi inaugurado era o maior da América Latina, não é possível que ele não está entre os 10 maiores do Brasil agora.

  15. joão vittor moreira rosa

    gostei muito dos shopping so fui interlagos sp

  16. Tem ctz que o passeio das águas aki em Goiânia não está no ranking?? http://www.passeiodasaguasshopping.com.br/mobile/index.php

  17. Nem sempre o maior é o melhor , estes shoppings citados são todos feios , mal planejados e com funcionarios mal educados . Por isso prefiro Miami ou Londres .
    To cansado de 3° mundo !!!!!!!!!!!!

    • Pq vc não se muda pra lá ?
      Só falta vc dizer que a Harrods é muito bem planejada ……aquela bosta….pé direito baixo e amontoado….Pior que o Botafogo praia Shopping…..
      Tupiniquim metido a besta…..

  18. o shopping rio mar em recife e o maior e o mais belo venham conferir fica a dica?

  19. Passeio das Águas em Goiânia.

    Área do Terreno: 280 mil m²
    • Área construída: 180 mil m²
    • ABL (Área Bruta Locável): 78,1 mil m²
    • Área de lazer e entretenimento: 3
    • Salas de Cinema: 7
    • Vagas de estacionamento: 4.000

  20. não concordei com essa lista, o parque shopping dom pedro em campinas é o segundo maior do brasil…

  21. Passeio das Águas já foi inaugurado!

  22. Adriano Lucas, não esqueça de atualizar essa página no próximo dia 30/10. Essa é a data em que será inaugurado o maior shopping do Centro-Oeste brasileiro: o Passeio das Águas, com 78,1 mil metros quadrados de ABL e 180 mil metros quadrados de Área Construída. Abraço.

  23. Era pra considerar os maiores shoppings em area bruta locável eme não em área construida

  24. O Novo Shopping Center (126.000 m²) de Ribeirão Preto segundo dados é maior que o Parque Shopping Dom Pedro (124.000 m²) de Campinas.

  25. o que aconteceu com o shoping DOM ´PEDRO em campinas sumiu ou o que……..

  26. Ahh sim…agora que vi que esse site tem duas listas de top 10: uma em área construída e outra em ABL.

  27. Amigo sinto muito te informar, mas estou de acordo com o (Rodrigo Veiga ). Em Goiânia-GO temos o Flamboyant Shopping Center, ja construido … eu acho que você pelo fato de provavelmente não saber da existência deste Shopping, não colocou ai no top 10, mas creio que pelo menos em 4° lugar ele deveria e merecia estar … pois este tem de arei construída: 131.236,83 m². Eu só digo isso porque também tenho (top 10) no meu site, e me baseio muito no vosso, mas se vocês não colocam informações cientificamente corretas, não continuarei me baseando em vocês como muita gente por ai.
    Fica a dica…
    Bjs galerinhaaa :)

    • O Shopping Passeio das águas citado pelo Rodrigo ainda não foi inaugurado. Tem muitos por ai que deveriam estar no top, mas a anos suas obras não terminam. Por isso, optei por colocar somente aqueles que estão funcionando. Tem razão, o Flamboyant Shopping Center possui 132 mil m² de area construida, no entanto, não é suficiente para estar entre os 10. O 10° colocado possui 199.000 m².
      Obrigado. Estamos abertos a sugestões.

    • Oi, Victoria Vieira! Tudo bem? Só queria fazer uma observação: essa área do Flamboyant que vc apontou é, como vc mesma disse, a área construída. O top 10, aqui, se baseia em outra área, qual seja, na área bruta locável (ABL). Em ABL, o Flamboyant passa longe do top 10, pois ela é de 55 mil metros quadrados, mais ou menos.

      Já o Passeio das Águas inaugura agora em outubro. Isso já é certo. Ele tem 180 mil metros quadrados de área construída e 78,1 mil metros quadrados de ABL. Sendo assim, já pode colocá-lo aí na lista, Adriano Lucas. Em ABL, o Passeio já é o 9º maior do Brasil.

      Abraços a todos.

  28. O complexo barra shopping no rio de janeiro entra no sexto lugar e ja está na sétima expansão…se não houver grandes mudanças em maio de 14 ele vai pra 4º lugar

  29. O Shopping Passeio das águas em Goiânia-GO será inaugurado em outubro de 2013 e segundo fontes ele será o 9° shopping do Brasil e considerado o mais verde de todos em conceitos ecológicos. O Rio Mar de Recife é hoje o mais moderno do Brasil , o Salvador Shopping muito grande e moderno também é o segundo melhor do Nordeste e um dos melhores do Brasil. O Aricanduva de São Paulo é hoje o maior do Brasil e o Dom Perdo de Campinas-SP o segundo maior.

Seu comentário é importante!