Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores planetas do Sistema Solar

Top 10 maiores planetas do Sistema Solar

Nesta seleção estão os 10 maiores planetas do Sistema Solar. Este é formado essencialmente pelo Sol, e por conjunto de corpos que se encontram sob influência do seu campo gravitacional.
São 8 planetas componentes mais massivos do sistema, com divisão em planetas telúricos, e em gigantes gasosos; e há também 5 corpos que, segundo padrões da União Astronômica Internacional, são enquadrados em categoria de planetas anões.
Confira também as 10 maiores estrelas do universo.

10°

Plutão

plutao menor planeta do splutao menor planeta do sistema solar
No ano 2006, a União Astronômica Internacional, UAI, redefiniu Plutão em categoria de planeta anão, após a descoberta de vários corpos orbitando o sol, tão distantes quanto Plutão. O planeta anão Éris, particularmente, aparentava ser maior que Plutão.
Plutão é planeta anão relativamente pequeno, mas quando foi descoberto, astrônomos acreditavam que o mesmo possuía ao menos o tamanho da Terra. Atualmente são determinados 2352 quilômetros de diâmetro para Plutão, ou seja, menos de 20% do tamanho da Terra.

Éris

planeta eris
Éris possui praticamente o mesmo tamanho de Plutão, porém possui 25% mais massa, sugerindo que possua mais rocha, e menos gelo. Porém, as superfícies destes 2 planetas anões parecem similares, com composição principalmente de gelo de nitrogênio.
E apresenta órbita extremamente elíptica, sendo muito distante do sol, na média de 10,1 bilhões de quilômetros, são 557 anos para completar uma volta em torno do mesmo.
Veja também:  Top 10 maiores shopping centers do Brasil

Mercúrio

planeta mercurio um dos maiores
Mercúrio é denominado planeta seco, quente e quase em ausência de ar, e fica a quase 58 milhões de quilômetros do Sol; não possui lua e nem atmosfera. A cobertura deste planeta é por uma fina camada de minerais; segundo cientistas, o interior do planeta é feito de ferro.

Marte

marte um dos maiores planetas do sistema solar
Marte é avermelhado e coberto pelas crateras e rochas. O planeta se movimenta ao redor do Sol em órbita elíptica, oval, e usa em torno de 687 dias para completar uma volta. Marte possui 2 luas, Deimos e Fobos, e seu solo é muito frio, no geral, abaixo do zero grau Celsius. A atmosfera de Marte não tem oxigênio.

Vênus

venus o planeta mais quente do sistema solar

Este é o segundo planeta mais próximo do Sol, e o tamanho é quase idêntico ao da Terra. A superfície é repleta de montanhas, cânions, crateras e vulcões, sendo Vênus coberto pelas nuvens de ácido sulfúrico, substância mortal. Trata-se de planeta muito quente.

Terra

terra planeta
Nosso planeta é o terceiro mais próximo do Sol, e maior dos 4 rochosos. Trata-se de esfera gigantesca, e achatada em pólos norte e sul, composta por água, correspondendo a 70%, ainda solo e rochas, sendo envolvida por atmosfera.
A atmosfera do nosso planeta é composta principalmente pelo nitrogênio, e pouco de oxigênio. A Terra apresenta condições únicas, pois mantém quantidades expressivas da água em estado líquido, possui placas tectônicas e forte campo magnético.

Veja também:  Top 10 maiores navios já construídos

Netuno

planeta netuno
Este planeta é coberto pelas luzes azuis brilhantes, e estas nuvens se assemelham com água, daí o nome dado ao planeta, em homenagem ao deus romano dos mares.
De acordo com cientistas, a maior parte de Netuno é composta pelos gases, minerais e água. O planeta é muito frio e a atmosfera não apresenta oxigênio. São 165 anos para Netuno completar uma volta ao redor do Sol, sendo este planeta 4 vezes maior que a Terra, e são ao menos 13 luas satélites naturais e muitos anéis.

Urano

urano um dos maiores planetas do sistema solar
Urano foi o primeiro a ser descoberto através do telescópio, sendo muito distante do Sol. O planeta possui tamanho quase 4 vezes maior em comparação com a Terra. De acordo com cientistas, a superfície de Urano é produzida de nuvens azul-esverdeadas do gás metano. E são 84 anos terrestres para completar uma volta.

Saturno

saturno entre os maiores planetas
Saturno é gigante e possui anéis brilhantes. E sua atmosfera gasosa não é tão colorida como a de Júpiter. Trata-se do segundo maior planeta depois de Júpiter, e sua característica mais em destaque é o brilhante sistema de anéis, que é único visível da Terra. A lua de Saturno, Titã, é maior que Mercúrio e Plutão.

Júpiter

jupiter  o maior planeta e a terra
Trata-se do maior planeta do Sistema Solar e possui mais massa do que todos os demais planetas juntos. Júpiter apresenta camadas de gás e as 4 maiores luas do Sistema Solar, Europa, Calisto, lo, e Ganimedes. Por volta do equador do planeta há 3 anéis finos, com formação principalmente pelas partículas de poeira.
Veja também:  Top 10 maiores paises do mundo

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Top 10 rotas de trens mais longas do mundo

Top 10 rotas de trens mais longas do mundo

Desde os estágios evolutivos, o homem tem feito progressos fenomenais, tanto quanto em relação desenvolvimento …

Um comentário

  1. GOSTARIA DE VER O MEU E O NOSSO SISTEMA SOLAR DESSE JEITO, CHEIO DE PESSOAS BOAS, COM EDUCAÇÃO, ALEGRIA, E AMOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *