Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores ossos do corpo humano

Top 10 maiores ossos do corpo humano

Um ser humano adulto médio tem 206 ossos. Estes ossos trabalham juntos para dar forma e apoiar o corpo. Alguns são pequenos, como o osso estribo que mede apenas de 2 a 3 milímetros, enquanto outros são muito grandes. Nesta seleção estão os 10 maiores ossos do corpo humano.
Os ossos do corpo são tão resistentes quanto o granito sustentando peso. Um bloco composto por ossos com medida de uma caixa de fósforos grande pode ser responsável pelo sustento de até 9 toneladas, que equivale a 4 vezes a capacidade do concreto.
O esqueleto é fundamental para o corpo humano. Sendo responsável com as articulações pela capacidade de andar, por exemplo, ou movimentar os dedos das mãos. Os músculos que têm a função da produção dos movimentos apenas conseguem funcionar adequadamente devido estarem presos nos ossos.
Mais uma função essencial do esqueleto é a proteção dos órgãos vitais do corpo, os que são extremamente necessários para continuar vivo. Um exemplo, é o crânio que atua na proteção do cérebro. O esqueleto humano é composto por ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

10°

Esterno

esterno entre os maiores ossos do corpo humano
O esterno, que vem em pouco menos de 17.78 cm, é o osso do peito e é localizando entre as primeiras 7 costelas da caixa torácica, sendo décima posição nesta seleção dos 10 maiores ossos do corpo humano. Tem a forma de um T e, junto com a caixa torácica, ajuda a proteger os pulmões, coração, e outras partes vitais do corpo humano.

Osso Ilíaco

Osso Iliaco entre os maiores ossos do corpo humano
O osso ilíaco é um osso plano localizado entre a espinha e as pernas. E mede pouco mais de 17.78 cm de comprimento. Cada osso ilíaco tem soquetes para a parte superior do fêmur para descanso e rotação, permitindo às pessoas caminhar e ficar de pé.
E cada homem tem um par de ossos ilíacos, com disposição de forma simétrica, e ainda estes ligados entre si por sínfise púbica. E o par é denominado genericamente púbis.

Oitava Costela

oitava costela entre os maiores ossos do corpo humano
A oitava costela, que tem em torno de 22.86 cm, é o oitavo osso do topo da caixa torácica. É uma das 3 costelas “falsas”, que ligam aos outros ossos da costela, ao invés de para o esterno. A oitava costela liga ao osso da sétima costela.

Sétima Costela

setima costela entre os maiores ossos do corpo humano
A sétima costela, que é o sétimo osso de costela da parte superior da caixa torácica, mede em torno de 24.13 cm. É uma das costelas “reais”, que são as costelas que se unem ao esterno, o osso do peito.

Rádio

osso radio entre os maiores ossos do corpo humanoosso radio entre os maiores ossos do corpo humano

O rádio com medida em torno de 26.67 cm é o outro osso do antebraço. E fica na lateral do corpo quando as palmas estão voltadas para frente. O rádio contribui essencialmente para a articulação do pulso, que também ajuda a explicar seu nome, o osso atua como o raio de um círculo, permitindo ao punho torcer em torno de 180 graus em cada sentido.

Cúbito

osso cubito ulna entre os maiores ossos do corpo humano
O cúbito, de comprimento médio de 27.94 cm, é um dos 2 ossos no antebraço. O cúbito é localizado mais próximo ao corpo quando os braços estão retos e as palmas estão voltadas para frente. E tem mais de um impacto sobre a articulação do cotovelo, comparado ao outro osso do braço inferior, o rádio.
Os principais acidentes ósseos do cúbito são incisura troclear, processo coronóide, olecrano, tuberosidade cuboidal, e incisura radial, estes em relação à parte proximal. Em relação à parte distal, há a cabeça, e processo estilóide.

Úmero

osso humerus entre os maiores ossos do corpo humano
O úmero é um osso do braço que vai do ombro até o cotovelo, com média em torno de 36.83 cm em comprimento. E ligado ao úmero estão os grupos musculares de bíceps e tríceps. Os músculos que envolvem o úmero são bíceps braquial, coracobraquial, tríceps braquial e braquial anterior.

Fíbula

osso fibula entre os maiores ossos do corpo humano
A fíbula, que calcula a média próxima aos 40.64 cm de comprimento, fica bem próxima à tíbia, e é terceira posição nesta seleção, dos 10 maiores ossos do corpo humano. E também liga o tornozelo e o joelho. Está localizada na parte lateral do corpo, é para a direita da perna no lado direito, e a esquerda da perna no lado esquerdo.

Tíbia

osso tibia entre os maiores ossos do corpo humano
A tíbia é outro osso primário da perna e apresenta em torno de 43.18 cm, sendo segunda posição nesta seleção, dos 10 maiores ossos do corpo humano. A tíbia conecta o joelho até o tornozelo. E é mais forte e maior do que o osso da fíbula nas proximidades.

Fêmur

osso femur entre os maiores ossos do corpo humano
O fêmur é o osso que liga o quadril até o joelho, e é posição líder nesta seleção, dos 10 maiores ossos do corpo humano. Localizado na coxa, o fêmur calcula a média de quase 50.8 cm em comprimento, e é também o osso mais forte do corpo.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Zaporizhzhia entre as maiores usinas nucleares do mundo

Top 10 maiores usinas nucleares do mundo

A maioria das grandes usinas nucleares do mundo por capacidade líquida está na Ásia Oriental. …

2 Comentários

  1. o crânio é compostos por vários ossos diferentes. ele não é apenas um

  2. e o crânio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *