Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores usinas hidrelétricas do mundo

Top 10 maiores usinas hidrelétricas do mundo

Nesta seleção estão as 10 maiores usinas hidrelétricas do mundo, de acordo com a capacidade de produção. A usina hidrelétrica se resume ao complexo de projetos de engenharias civil, mecânica, hidráulica, elétrica, de computação, entre muitas outras.
Trata-se de conjunto de obras e equipamentos, que possui por objetivo a produção da energia elétrica por meio do aproveitamento do potencial hidráulico dos rios. As centrais hidrelétricas produzem como empreendimento energético, alguns impactos ambientais como aumento no nível dos rios.
Mas, é ainda um tipo de energia mais barata em comparação às outras, como a energia nuclear, e ainda de menor agressão ao ambiente, comparando com a do petróleo ou a do carvão.
Nesse top 10 não são considerado as hidrelétricas que estão em construção, pois nunca saberemos quando ou se vão ficar prontas. A hidrelétrica de Belo Monte, por exemplo, tem previsão de ficar pronta em 2015, e capacidade de gerar 11.233 megawats.

10°

Nuozhadu – Capacidade de geração de 5850 MW

Nuozhadu entre as maiores hidreletricas do mundo
A hidrelétrica Nuozhadu é localizada na China, e é uma barragem de aterro no rio Lancang, Mekong, na província de Yunnan, sudoeste do país. O objetivo da barragem é produção de energia hidrelétrica, juntamente com controle de enchentes e navegação. A barragem apoiará uma usina com 9 geradores, cada um com capacidade de geração de 650 MW.

Krasnoyarsk – Capacidade de geração de 6.000 MW

Krasnoyarsk entre as maiores hidreletricas do mundo
Esta hidrelétrica é localizada na Rússia, sendo barragem de gravidade de concreto com altura de 124 metros, no rio Yenisey, cerca de 30 quilômetros a montante de Krasnoyarsk, em Divnogorsk. E foi construída de 1956 a 1972 e fornece 6.000 MW de potência; as duas, usinas de energia e alumínio são controladas pela empresa RUSAL.

Longtan – Capacidade de geração de 6.426 MW

Longtan hydroelectric entre as maiores hidreletricas do mundo
Longtan é uma das hidrelétricas localizada na China. Ela usa a grande barragem no rio Hongshui, um afluente do rio Xi e rio Pearl. A barragem é de 216.2 m de altura e 849 m de extensão; é a mais alta do seu tipo no mundo.
A barragem é destinada para produção de energia hidrelétrica, controle de inundações e navegação. E apresenta 7 vertedouros de superfície, 2 descargas de fundo, e uma estação de energia subterrânea.

Xiangjiaba – Capacidade de geração de 6.448 MW

Xiangjiaba hydroelectric entre as maiores hidreletricas do mundo
Xiangjiaba é uma grande represa de gravidade no rio Jinsha, um afluente do rio Yangtze na província de Yunnan e província de Sichuan, sudoeste da China. A instalação possui 8 turbinas, cada uma com capacidade de 800 MW.

Grand Coulee – Capacidade de geração de 6.809 MW

Grand Coulee entre as maiores hidreletricas do mundo

Grand Coulee é uma barragem de concreto no rio Columbia nos Estados Unidos, construída para produzir energia hidrelétrica e fornecer irrigação. A hidrelétrica foi construída entre 1933 e 1942, originalmente com 2 usinas. A terceira usina foi concluída em 1974 para aumentar sua produção de energia. É a maior unidade de produção de energia elétrica nos Estados Unidos.

Tucuruí – Capacidade de geração de 8.370 MW

tucurui uma das maiores hidreletricas do mundo
A hidrelétrica Tucuruí é barragem de concreto no rio Tocantins localizada no Brasil. O principal objetivo da barragem é produção de energia hidrelétrica e navegação. É o primeiro projeto hidrelétrico de grande escala na Floresta Amazônica.

Guri – Capacidade de geração de 10.235 MW

guri uma das maiores hidreletricas do mundo
A hidrelétrica Guri é uma barragem de terra e de gravidade de concreto no rio Caroni na Venezuela. O seu nome oficial é Central Hidroeléctrica Simón Bolívar, anteriormente chamada Central Hidroeléctrica Raúl Leoni. E possui 7.426 metros de extensão e 162 m de altura.

Xiluodu – Capacidade de geração de 13.860 MW

xiluodu entre as maiores hidreletricas do mundo
A hidrelétrica Xiluodu é barragem de arco no rio Jinsha, na China. A finalidade principal da barragem é geração de energia hidrelétrica. Adicionalmente, a barragem fornece controle de enchentes, controle de sedimentos e seus lançamentos de água são para melhorar a navegação rio abaixo.

Itaipu – Capacidade de geração de 14.000 MW

itaipu entre as maiores hidreletricas do mundo
A usina de Itaipu é uma usina hidrelétrica no rio Paraná, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, e é segunda posição na seleção das 10 maiores hidrelétricas do mundo.
O nome Itaipu foi tomado a partir de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, Itaipu significa a pedra a soar. Das 20 unidades geradoras instaladas atualmente, 10 geram a 50 Hz para Paraguai e 10 geram a 60 Hz para Brasil.

Hidrelétrica de Três Gargantas – Capacidade de geração de 22.500 MW

Tres Gargantas uma das maiores hidreletricas do mundo
A Hidrelétrica de Três Gargantas é posição líder na seleção das 10 maiores hidrelétricas do mundo. E atravessa o rio Yangtze pela cidade de Sandouping, localizada no Distrito Yiling, China.
No ano 2012, a quantidade de eletricidade que a barragem gerava foi similar à quantidade gerada pela Usina de Itaipu. Exceto por um elevador de navios, o projeto da barragem foi concluído e totalmente funcional em julho de 2012, quando a última das principais turbinas de água na planta subterrânea iniciou a produção.
E cada turbina de água principal possui uma capacidade de 700 MW. O corpo da barragem foi completado em 2006. O destaque é para engate das 32 principais turbinas da barragem com 2 geradores menores, de 50 MW cada, para a alimentação da própria usina, e a capacidade de gerar eletricidade total da barragem é de impressionante marca 22.500 MW.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Zaporizhzhia entre as maiores usinas nucleares do mundo

Top 10 maiores usinas nucleares do mundo

A maioria das grandes usinas nucleares do mundo por capacidade líquida está na Ásia Oriental. …

5 Comentários

  1. ivanildo de oliveira morais

    ADRIANO LUCAS-TRABALHO EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E SOU APAIXONADO PELA GERAÇÃO HIDRÁULICA,TU ME DESCULPAS,MAS ACHO QUE HOUVE UM EQUÍVOCO NA FOTO DA OITAVA USINA,ELA PARECE MUITO COM A UHE SAYANO-SHUSHENSKAIA,DA RÚSSIA,CONCORDAS?

  2. Valeu cara ✌
    Agr posso terminar meu trabalho sobre as duas maiores usinas hidrelétricas do mundo
    Muito bom!

  3. Esse blog é muito interessante e útil. Parabéns ao seu empreendedor!

  4. mentira a transposiçao do rio sao francisco é a maior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *