Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores fronteiras terrestres do mundo

Top 10 maiores fronteiras terrestres do mundo

Com as crescentes ondas de imigrantes e refugiados em movimento da África e Oriente Médio para Europa, e da América Central e América do Sul para América do Norte, a construção de muros, cercas e outros obstáculos ao longo das fronteiras terrestres entre os países está se tornando um aspecto comum.
Os Estados Unidos fortaleceram sua fronteira de 3.141 km de comprimento com México, e na Europa uma parede incrível está em andamento, como a Croácia e Hungria estão agora construindo paredes em suas fronteiras com Sérvia.
A Eslovênia está construindo um muro em sua fronteira com a Croácia, enquanto a Áustria está construindo um muro em sua fronteira com a Eslovênia, tudo para parar as grandes ondas de imigrantes e refugiados vindas da Síria, Iraque e outros países. Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores fronteiras terrestres do mundo.

10°

Estados Unidos – México: 3.141 km

eua mexico entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
Enquanto os Estados Unidos dividem uma fronteira terrestre apenas com o Canadá e México, o México divide fronteiras com Estados Unidos, Guatemala e Belize. Esta fronteira é a mais freqüentemente atravessada do mundo, com em torno de 350 milhões de travessias legais a cada ano.
Os Estados Unidos colocam uma barreira ao longo desta fronteira tentando parar o fluxo de imigrantes ilegais. A barreira é uma série de muros, cercas, sensores e câmeras.

China – Índia: 3.380 km

China india entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
A fronteira China-Índia é a terceira fronteira terrestre mais longa da China e a segunda mais longa da Índia. A fronteira entre os países está em mais do que uma única seção, e a principal seção é a “Line of Actual Control” em torno da região de Caxemira, que inclui muitas partes disputadas.

Brasil – Bolívia: 3.400 km

brasil bolivia entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
Na América do Sul, o Brasil é o quinto maior país do mundo, e divide uma fronteira terrestre com 10 países. Sua maior fronteira terrestre é com a Bolívia. Sendo esta a oitava posição nesta seleção, apresentando total de 3.400 km, entre as 10 maiores fronteiras terrestres do mundo.

Rússia – Mongólia: 3.543 km

russia-mongolia entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
Incrivelmente, 3 das 14 fronteiras terrestres da Rússia estão entre as 10 maiores do mundo. Esta fronteira é também com um país vizinho para o sul. Quanto à Mongólia, apenas tem 2 fronteiras terrestres, com Rússia e China, mas ambas estão entre as maiores do mundo.

Rússia – China: 3.645 km

russia-china entre as maiores fronteiras terrestres do mundo

Em relação à China e Rússia, apesar do fato de que Mongólia e Cazaquistão fiquem entre aqueles dois países gigantes, ainda compartilham uma fronteira comum o suficiente para ser a sexta posição nesta seleção, entre 10 maiores fronteiras terrestres do mundo, apresentando total de 3.645 km de extensão.

Índia – Bangladesh: 4.053 km

india bangladesh entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
A Índia é o sétimo maior país do mundo e terceiro maior na Ásia. E possui fronteiras com 7 países. Mas a maior fronteira é com o pequeno país de Bangladesh, que é em torno de 5% do tamanho da Índia.
A razão para isto é que a fronteira Índia-Bangladesh é dividida em 199 diferentes segmentos, criados pelos 92 enclaves de Bangladesh dentro da Índia, e 106 enclaves da Índia dentro de Bangladesh.

China – Mongólia: 4.677 km

China Mongolia entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
Como a China é o terceiro maior país do mundo com um total de fronteiras terrestres de 22.147 km divididos com 16 países, ela é obrigada a ser listada algumas vezes. A mais longa fronteira da China é com sua vizinha ao norte, Mongólia, que também divide uma das maiores fronteiras do mundo com sua vizinha ao norte, Rússia.

Argentina – Chile: 5.300 km

chile argentina entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
A Argentina é o oitavo maior país do mundo, porém o Chile é muito menor do que a Argentina, em torno de um quarto do seu tamanho. Sua forma longa e estreita determina a fronteira dividida entre eles como a terceira maior do mundo, nesta seleção das 10 maiores fronteiras terrestres do mundo, apresentando 5.300 km.

Rússia – Cazaquistão: 6.846 km

russia casaquistao entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
A Rússia é o maior país do mundo. E tem um comprimento total de fronteiras terrestres de pouco mais de 20.000 km, compartilhados com 14 países. Sua mais longa fronteira terrestre é com Cazaquistão, seu vizinho ao sul e o nono maior país do mundo.

Canadá – Estados Unidos: 8.893 km

canada estados unidos entre as maiores fronteiras terrestres do mundo
O Canadá, segundo maior país do mundo, e os Estados Unidos, quarto maior, dividem a maior fronteira internacional entre dois países no mundo, sendo posição líder nesta seleção, entre 10 maiores fronteiras terrestres do mundo.
A fronteira tem 2 segmentos, do norte ao sul ao longo do Alasca, o maior estado nos Estados Unidos, e Yukon no Canadá, e do leste a oeste, ao longo de 12 outros estados dos Estados Unidos e 7 províncias canadenses. O Canadá divide uma fronteira terrestre apenas com os Estados Unidos, enquanto os Estados Unidos dividem uma segunda fronteira terrestre com o México.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

brasil entre os países com maior população negra fora da África

Top 10 países com maior população negra fora da África

Em torno de 25 milhões de pessoas que têm origem africana vivem fora do continente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *