Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores favelas do mundo

Top 10 maiores favelas do mundo

A realidade difícil das favelas é vivida por milhões de pessoas pelo mundo inteiro, desde Bangladesh até nos EUA. São muitas dificuldades enfrentadas como para acessar comida, moradia suficiente e água limpa, com nível abaixo da linha de pobreza.
As características das favelas são impressionantes, como superpopulação, falta da água e saneamento básico e risco alto em relação às doenças, e ainda exclusão social.
Com o planejamento urbano há certa redução da quantidade de favelas, como na África do Sul, Argentina e Egito. A seleção destaca as 10 maiores favelas do mundo, de acordo com a quantidade de habitantes.

Top 10 maiores favelas do mundo

10°

Hidalgo County – EUA – 52 mil

favela de Hidalgo County texas eua
Por Hidalgo County surgiam milhares de residentes mexicanos, trabalhadores em fazendas, com busca por oportunidades de emprego e qualidade de vida. Ocorreu exploração pelos ricos proprietários de terras, com venda de propriedade e terra de forma ilegal, e sem fornecimento de água apropriado, habitação e oportunidades de salário.
Assim, a saída foi com construção de abrigos com tendas, madeira e papelão. São 52 mil habitantes, com relato de 50% da população abaixo da linha de pobreza.

Favela da Rocinha – Brasil – 69 mil

favela da rocinha uma das maiores do mundo
A favela Rocinha está localizada em encosta íngreme, e a maior parte das habitações é construída com matéria-prima, diferentemente das construções em metal de favelas na Ásia e África. Há semelhança com grande bairro, e acesso ao transporte, estrutura básica e também ao McDonald’s. A polêmica é acerca do comércio ilegal de drogas, nesta favela de relevância no Brasil.

Khayelitsha – África do Sul – 392 mil

Khayelitsha south africa maiores favelas do mundo
A favela foi fundada no ano 1985, e a população surge das questões históricas do apartheid. São muitos problemas presentes, como crime, nível alto de desemprego, AIDS, com extrema pobreza e muitas doenças.

Cité Soleil – Haiti – 400 mil

Cite Soleil Haiti uma das maiores favelas do mundo
A favela é densamente povoada, e a população é composta em maioria por crianças e adultos jovens. Formas diversas de violência e doenças como AIDS assustam os moradores, com expectativa de vida de somente 52 anos.
Muitos habitantes de Cité Soleil são de La Saline, a favela que foi destruída por grande incêndio. Outras características preocupantes são gangues armadas e falta de funcionários públicos.

Dharavi – Índia – 1 milhão

Dharavi na india melhor favela do mundo

A formação desta favela é por famílias que migraram após a década de 1960, e 40% das famílias são categorizadas como economicamente fracas, e 39% são de baixa renda.
A comunidade é enorme com 1 milhão de moradores, com destaque para habitantes com 50 anos ou mais, apresentando baixa ou nenhuma educação. Há escassez de água, com fonte insuficiente das torneiras informais.

Manshiet – Egito – 1,5 milhões

Manshiet Egito favela
Há significativa dificuldade para muitos habitantes no Egito em relação aos problemas como falta de propriedade, de água, encanamento, eletricidade e alimentação. A busca por abrigos é desesperada, a incluir apartamentos abandonados, para mais de 1 milhão de pessoas empobrecidas.

Orangi Town – Paquistão – 1,8 milhões

Orangi town maiores favelas do mundo
Esta é a maior favela da Ásia, com mais de 80% dos moradores trabalhando no setor informal. Pela falta de abastecimento de água sustentável, a dificuldade de acesso a água é muito predominante; e é difícil também obter dinheiro para as necessidades básicas.

Kibera – Quénia – 2,5 milhões

Kibera Nairobi Kenya uma das maiores favelas
A população é em torno de 2,5 milhões de moradores, e localizada 7 km ao sudoeste de Nairobi, com 200 assentamentos. As estradas não pavimentadas são desprovidas de contexto cartográfico, e é possível observar as lojas de barris de sucata e casas em metal, com muitos moradores caminhando quilômetros para chegada ao trabalho. Somente 20 % da favela têm acesso à eletricidade.

Neza – México – 4 milhões

Neza Chalco Itza cidade do mexico a maior favela da america
A favela Neza cresceu em 1990, e atualmente é uma das maiores favelas do mundo, nessa seleção ocupando a segunda posição, pela dificuldade em atender aumento da quantidade habitacional e despesas pelas mudanças.
O governo mexicano se esforça para criação de ambiente mais sustentável, em colaboração a organizações como Infonavit, com habitação acessível em crescimento.

Favelas de Maharashtra – Índia – 19 milhões

Maharashtra na India a maior favela do mundo
A quantidade de moradores das favelas de Maharashtra é impressionante, com 19 milhões de habitantes. É mais populoso que países com Equador ou Portugal, ou até comparável com a população do estado do Rio de Janeiro ou Bahia. Em pesquisa recente foi constatado que Maharashtra possui 32% das favelas do país. A área é empobrecida e muito povoada em um dos ambientes mais poluídos do mundo. Não há organização adequada de dados para identificação dos poluentes em água, e ausência de tratamento das toxinas industriais.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

fn f2000 entre as melhores metralhadoras do mundo

Top 10 melhores metralhadoras do mundo

A guerra é a ciência da destruição, onde ganha quem estiver melhor preparado em arsenal. …

8 Comentários

  1. Tem que atualizar essa merda, a rodinha agora não é mais a maior favela do Brasil, agora ela perde pro Sol Nascente no Distrito Federal hehehe

  2. NUCLEMENDES CASTRO

    parabens gostei e admirei este belo compartilhamento, nos do GRUPO MUNDO SEM CANCER -NUCLEMENDES MARTINS, e FUNDAÇÃO MENDES CASTRO

  3. para quem acha que so no Brasil tem favela!!!!

  4. Incrivel essas favelas na India, sendo que o país sempre esteve entre os mais ricos do mundo nos ultimos anos.

  5. A Rocinha comparada a essas outras favelas é um País de primeira qualidade, na Rocinha até McDonld’s, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Coleta de lixo e Policiamento reforçado, o governo do RIo decretou que a Rocinha deixou de ser favela para serum bairro da Cidade!

  6. 69 mil na rocinha? A população da comunidade encolheu tanto assim? acho difícil!

  7. A Rocinha ta um paraíso comparado a Cité Soleil e Khayelitsha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *