Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 maiores benefícios da cerveja para a saúde

Top 10 maiores benefícios da cerveja para a saúde

A cerveja é bebida predileta dos brasileiros e muito antiga, com preparação de antigas civilizações suméria, egípcia, entre outras, sendo determinada como alcoólica criada partindo da fermentação de cereais.
Nesta seleção estão os 10 maiores benefícios da cerveja, mas lembrando sempre da importância da moderação, não passando de 2 ou 3 copos de 250 ml da cerveja, diariamente, para não ultrapassar a dose de álcool que o corpo pode tolerar.
A cerveja torna a vida das pessoas mais feliz, mesmo que seja por poucas horas, sem alterar nível de álcool pelo sangue. Apenas com a sensação do gosto da cerveja, o organismo já aumenta a produção da dopamina, o neurotransmissor que desperta sensação do prazer, no cérebro.
A informação é dos pesquisadores da Universidade de Indiana, Estados Unidos, que fizeram convite aos 49 homens, para beberem 15 mililitros da cerveja predileta, e também consumiram água e bebidas esportivas.
Enquanto realizavam o teste, pesquisadores escanearam o cérebro de voluntários. As imagens apontaram aumento significativo da dopamina no cérebro, quando bebiam míseros 15mL da cerveja, durante 15 minutos. Ao tomarem água e bebida esportiva, nada mudava.

10°

Favorece Equilíbrio Gastrointestinal

equilibrio digestivo maiores beneficios da cerveja
O processo de fermentação da cerveja insere probióticos à composição. Estes elementos contribuem com o equilíbrio deste sistema, evitando a multiplicação dos patógenos. E a competição enteropatogênica gerada por estes probióticos regula a ação da bactéria helicobacter pylori, de ação que infecta a mucosa estomacal, podendo gerar úlceras, gastrites e tipos de câncer.

Menos Calorias, Sem Barriga

barriga de cerveja beneficios para a saude
A Scientific Review revela que a cerveja apresenta menos calorias em comparação com bebidas como suco de laranja e vinho. E a famosa barriguinha de cerveja não existe. É mito. Os consumidores de muita cerveja criam a barriga, porém é a mesma do consumidor de mesma quantidade de vinho, segundo Kathryn O’Sullivan, doutora que direcionou a pesquisa na Scientific Review.

Cerveja Hidrata como Água

cerveja hidrata maiores beneficios
Manuel Castillo, pesquisador da Universidade de Granada, mostrou os resultados de estudo que consistiu na medição da reação do corpo para ingestão de água ou cerveja depois da realização do esforço físico intenso.
A conclusão se resumiu à informação de que uma quantidade moderada de cerveja não prejudica a hidratação depois da atividade e seria a mesma situação de beber água, daí a recomendação da ingestão da bebida fermentada a todos que não apresentem contra indicação.

Mantém os Rins Saudáveis

rins maiores beneficios da cerveja para a saude
A garrafa de cerveja pode reduzir o risco de desenvolvimento de pedras nos rins, em 40% dos homens. A razão pode estar no teor da água, que é elevado, em que a cerveja favorece para bom funcionamento dos rins, já que a desidratação eleva o risco de pedra nos rins.
A cerveja promove ainda a produção da urina, como diurético para lavar bexiga e rins, mantendo então os mesmos saudáveis, como item relevante de bebida para consumo.

Aumenta Longevidade

longevidade um dos beneficios da cerveja

É estimado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que consumidores moderados de cerveja são menos propensos às doenças cardíacas, diabetes e derrames, que são os problemas em destaque, na sociedade contemporânea. Logo, o consumo da cerveja é indicado para vida longa e saudável.

Estímulo ao Cérebro

cerveja estimula o cerebro
Estudos têm mostrado que uma cerveja diária pode manter Alzheimer ou demência, em modo controlado. Este fator é especialmente válido para os consumidores moderados.
E o risco de apresentar doença mental é diminuído em 20%. Os lúpulos, alternativamente, que são usados para produzir cerveja, podem auxiliar na cura da insônia; a cerveja anteriormente ao sono pode gerar boas noites.

Diminuição do Risco de Câncer

risco cancer um dos beneficios da cerveja
A prática de marinar bife na cerveja é o modo ideal de consumo da carne. O mesmo não mata 70% dos agentes cancerígenos somente, que são agentes que geram câncer, como isso diminui de forma drástica os ACS, aminas heterocíclicas, na carne, que são causa dos distúrbios neurológicos.

Ossos Mais Fortes

cerveja faz bem para os osso
A cerveja apresenta altos níveis de silícios, que está vinculado com saúde dos ossos. O estudo feito em 2009 pela Universidade de Tufts e em mais centros, demonstrou que homens e mulheres de idade um pouco mais avançada que bebiam 1 ou 2 copos de cerveja, diariamente, tinham densidade óssea maior.
Mas, o consumo superior a estes teores foi associado ao maior risco de sofrer fraturas, mais um fator da importância da moderação em relação ao consumo da cerveja.

Cura Artrite Reumátoide

cerveja faz bem para comabte artrite
A artrite reumatóide também popular como RA, é essencialmente a inflamação de articulações que podem ocorrer em idade bem precoce. Os sintomas iniciais incluem vermelhidão, dor em articulações e inchaço.
Porém, a notícia especial é que é possível conter a mesma com auxílio da cerveja. A cerveja sozinha não resolverá, mas com o auxílio da ingestão limitada da cerveja na dieta, com exercícios adequados, isso torna possível tratamento desta condição.

Saúde do Coração

cerveja faz bem para o coracao
Mais de 100 estudos apontaram que o consumo de forma moderada da cerveja reduz o risco de ataques cardíacos e morte pela doença cardiovascular em 25 a 40%. Um copo, ou dois, diariamente, podem auxiliar a aumentar os níveis de HDL, o denominado colesterol bom, que ajuda na prevenção do entupimento das artérias.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

batatas entre os alimentos que você não vai acreditar que causam cancêr

Top 10 alimentos que você não vai acreditar que causam câncer

Qualquer alimento modificado por produtos químicos ou cultivados com produtos químicos pode ter uma reação …

6 Comentários

  1. É recomendado o consumo moderado

  2. Moacir Almeida Rocha

    Eu particularmente discordo de todos esses benefícios, acredito que sejam ao contrário mesmo em doses pequenas, porque na realidade as pessoas que bebem, dificilmente bebem pouco e quando se bebe muito, ao invés de benefícios, só gera malefícios. Eu acredito que os criadores dessas pesquisa estão achando que os consumidores bebem pouco e estão incentivando a beberem muito mais. Em resumo, achei esses supostos benefícios muito comprometedores.
    Se os brasileiros acreditarem nessas sugestões, estarão arrasados.

    • e a sua opinião vale de que? Se são fatos comprovados então todo seu argumento não passa de ódio sobre um produto que vc nem deve consumir por isso a ignorância.

      • Olá viador, diante mão você deve ser alcoólatra, ou um dos acionistas das cervejarias do Brasil, pois bem! os fabricantes da dita cuja, há uns 50 anos passado eles ainda colocavam um pouco de cevada e de lá pra cá nem a borra da cevada eles colocam mais, em consequência desse fato tenho certeza que hoje essa bebida não proporciona nem um benefício, por outro lado não acredite muito em comprovações desse gênero, e fique sabendo que as pessoas que agridem o seu próprio corpo, são desinteligente.

    • cuida da tua vida. certamente deve ser um hipocondriaco podre que mal pode tomar água.
      sua opinião não será acatada por bons bebedores de cerveja nem neste século nem em outros…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *