Ínicio » Comportamento » Top 10 maiores arrependimentos de quem está à beira da morte

Top 10 maiores arrependimentos de quem está à beira da morte

Nesta seleção estão os 10 maiores arrependimentos de quem está à beira da morte. Um estudo realizado por Bronnie Ware inspirou uma enfermeira a entrevistar um número significativos de seus pacientes que estava em unidades de cuidados paliativos, e lares de idosos que viam seus últimos dias para compartilhar seus arrependimentos na vida.
Por causa das respostas altamente memoráveis dos pacientes, seguiu o material de base para esta seleção. Afinal, nunca é tarde para mudar comportamentos, e viver conseqüências positivas, ao invés de negativas. Confira:

10°

A felicidade é sempre uma escolha, eu gostaria de entender isso muito mais cedo

maiores arrependimentos no leito de morte felicidade
As pessoas raramente percebem que podem escolher ser felizes. É muito fácil interpretar ser a vítima das circunstâncias e prevenir-se de seguir em frente na vida. Muitos tendem a se contentar com a mediocridade porque é familiar, fingindo estar satisfeito pelo medo grande de explorar.
O importante é fazer uma escolha para ter uma vida feliz, não ter medo da mudança, e não se preocupar sobre o que outros pensam, assim como é fundamental aprender a relaxar e apreciar as coisas boas.

Não ter a coragem de viver sinceramente

sinceridade maiores arrependimentos de quem esta a beira da morte
Olhando para o passado, as pessoas imaginariam se as coisas teriam sido melhores se as mesmas fossem realmente honestas sobre quem eram de verdade. E pensam sobre o sofrimento que causaram a si mesmas e aos outros, por fingir ser alguém que não são.
É natural ter preocupações sobre dúvidas de rejeição ou aceitação das pessoas, agindo com sinceridade, e é possível pensar ser mais fácil comprometer-se, somente para ser apoiado ou amado. Se não há coragem, de início, para ser sincero com outros, é possível começar a ser verdadeiro consigo mesmo.

Eu deveria ter guardado mais dinheiro para minha aposentadoria

aposentadoria arrependimentos
A falta de planejar os anos de aposentadoria torna as pessoas desprovidas na velhice. E assim, seus últimos momentos podem ser muito difíceis e miseráveis. Enquanto ainda jovem, é comum não entender a realidade da aposentadoria, mas é importante fazer um plano, para vida confortável no futuro.

Eu gostaria de ter tido filhos

ter filhos arrependimentos no leito da morte
Ao envelhecer, em muitas vezes as pessoas sentem-se sozinhas e desejam a companhia de filhos. Aqueles que nunca tiveram, em várias vezes têm arrependimentos sobre ter filho para conforto futuro e para que o mesmo herde legado.
Nestes dias modernos, as crianças podem ser vistas como obstáculos para conquistar os objetivos. Porém, serão as crianças a mostrar amor aos pais na velhice.

Eu deveria ter sido honroso a resolver meus conflitos

evitar conflitos arrependimentos no leito da morte

Em muitas vezes, os leitos de morte e funerais são mais miseráveis por causa dos relacionamentos rompidos que nunca foram reatados. Os relacionamentos são arruinados quando os mal entendidos não são tratados imediatamente, e isto pode resultar em vida inteira de hostilidade.
Os conflitos fazem parte da vida, não é possível evitar os mesmos, mas o ideal é nunca deixar a raiva durar mais que um dia. A escolha deve ser o perdão, e corrigir os erros enquanto se pode.

Eu deveria ter falado mais o que eu pensava, ao invés de guardar e ficar ressentido

falar o que pensa um dos principais arrependimentos antes de morrer
Muitos escolhem não confrontar aqueles que os ofendem, achando que isto manteria as coisas civilizadas. Na realidade, suprimir a raiva gera rancor, que leva a muitas doenças. E abrigar a amargura também torna a pessoa emocionalmente aleijada e impede de cumprir o potencial real. Com os relacionamentos saudáveis, a honestidade e confrontação são necessárias.

Eu deveria ter dito eu te amo muito mais

dizer eu te amo arrependimentos
A importância do amor se torna mais pronunciada no final da vida. E neste momento, o não retorno do amor também será mais dolorido. Pode ser difícil dizer a alguém o quanto ama; em especial se há medo de rejeição. Mas não ser capaz de expressar aqueles sentimentos deixará uma necessidade instável no interior, e possivelmente afetará todas as relações futuras.

Eu deveria ter reservado mais tempo para meus amigos

deveria ter passado mais tempo com os amigos
Quando a saúde e juventude acabam, as pessoas percebem o que realmente é valioso, e entendem que todos os seus rendimentos e realizações significam nada no final. O que realmente importa naqueles últimos momentos são as pessoas que estão próximas, e há tendência a sentir falta dos amigos.

Eu trabalhei tanto e nunca reservei tempo para minha família

reservar tempo para a sua familia
A dedicação excessiva ao trabalho gera a uma pessoa passar menos tempo com seus entes queridos. Os pais podem até perder a vivência dos filhos, pois gastaram os melhores anos seguindo carreira e ganhando dinheiro. O ideal é determinar o que realmente é importante na vida.

Eu nunca persegui meus sonhos e aspirações

Top 10 maiores arrependimentos de quem esta a beira da morte
O arrependimento líder nesta seleção é a sensação de não ter sido corajoso suficiente para perseguir os próprios sonhos, e no lugar, resolver as expectativas dos outros.
Ao olhar para o passado de suas vidas, as pessoas tendem a recordar seus objetivos não atingidos e aspirações, sendo freqüentemente assombrados pelas decisões que resultaram no estado final de suas vidas. Enquanto ainda existem muitos anos para viver, o melhor é definir tempo para alcançar os próprios sonhos.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

celular entre as coisas imaturas que as mulheres fazem nos relacionamentos

Top 10 coisas imaturas que as mulheres fazem nos relacionamentos

As duas partes são necessárias para um relacionamento dar certo. Às vezes, porém, uma pessoa …

10 Comentários

  1. Chorei!!! :'(

  2. Rodrigo seu FDP, não cague na madeira! Existe mais de 30 tipos de bíblia e vc ainda vem com essa alienação! Seu hipócritaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… Os chineses já diziam, “religião o veneno do mundo”

    • Senhor André,
      A Bíblia é um compêndio onde está contida muita sabedoria. É uma espécie de “manual/tutorial” que ensina a domar os desejos carnais e o próprio ego e crescer em virtudes, tornando mais justa e benevolente a convivência entre as pessoas e, também, almejando a perfeição do seu ser, para assim ganhar o direito de viver uma vida imortal junto à seus criadores.
      O senhor deveria procurar conhecer melhor dessas coisas pois, pela virulência de seu discurso, o senhor está precisando se moderar e exercitar mais essas virtudes destacadas, o que evitaria esse seu comportamento deplorável, do qual o senhor deveria sentir vergonha.

  3. não quer ter esses arrependimentos? Obedeça a Bíblia

  4. O que mais se vê é filhos maltratando os pais, e na hora da morte o arrependimento é, porque eu não guardei mais dinheiro para a minha aposentadoria, porque eu não persegui os meus sonhos e etc…
    O mundo esta cada vês mais egoísta e capitalista em busca do seus próprios interesses se olhar o rastro de destruição que deixam para traz.

  5. Eu faço tudo isso. sempre que estou mudando me questiono e acho uma resposta para equilibrar minhas mudanças com oque eu busco

  6. Muita boa a reportagem, são as coisas que devemos nos questionar sempre, porque não fizemos isso antes quando podíamos, reflitam meus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *