Ínicio » Conhecimento Geral » Top 10 cogumelos mais venenosos do mundo

Top 10 cogumelos mais venenosos do mundo

Ao caminhar pela floresta, pegar cogumelos é algo comum para preparar pratos especiais. Mas, antes do consumo, é preciso saber que não são todos os cogumelos comestíveis.

Há mais de 30 espécies de cogumelos que são tóxicas e extremamente venenosas para o consumo humano. Nesta seleção estão em destaque os 10 cogumelos mais venenosos do mundo, já que existem cogumelos que contêm substâncias extremamente perigosas.

10°

Amanita Muscaria

Amanita Muscaria entre os cogumelos mais venenosos do mundo
Este cogumelo contém o fungo psicoativo basidiomiceto. A substância psicoativa é a principal razão para este cogumelo entrar nesta seleção. Consumir isso cru é prejudicial. Embora, após cozimento ligeiro, reduz o nível de toxicidade e a pessoa pode facilmente comer. Esse é o motivo de relatos de mortes humanas serem muito menores em comparação com sua natureza venenosa.

Pleurocybella Porrigens

Pleurocybella Porrigens entre os cogumelos mais venenosos do mundo
Este cogumelo é fungo de decaimento da madeira que cresce em florestas nas regiões temperadas. E foi considerado comestível até mortes recentes determinar a questão de sua natureza tóxica. Em 2004, o primeiro incidente aconteceu quando 59 pessoas ficaram doentes comendo o cogumelo.

Infelizmente, levou à morte de 17 delas. Houve muitos experimentos feitos desde então, e ainda não foram fornecidas respostas definitivas. A única coisa concluída é que contém aminoácidos altamente instáveis que afetam as células cerebrais. Mas este conceito é verdadeiro para ratos, que se pode ver em estudos da cultura celular. Embora este seja um ponto, outro tópico surgiu devido a sua alta concentração de níveis de cianeto.

Veja também:  Top 10 maiores exportadores de alimentos do mundo

Lepiota Brunneoincarnata

Lepiota Brunneoincarnata entre os cogumelos mais venenosos do mundo
Contém antitoxinas que é suficiente para destruir o fígado, causando a morte em última instância. A taxa de mortalidade é bem alta que segue até 50% se não tratado e pode facilmente cruzar 10% com tratamento adequado. A reação disso é devagar, e é possível apenas observar seus sintomas quando as toxinas trabalharam degradando o fígado.

Podostroma Cornu-damae

Podostroma Cornu-damae entre os cogumelos mais venenosos do mundo
Encontrado amplamente no Japão, estes cogumelos devem sempre ser evitados. E parece como uma cenoura, apenas a parte carnuda que as pessoas comem está para fora. A aparência é muito atraente que dificilmente um homem pode resistir. E pode ser esta a razão que explica haver tantas mortes de pessoas do Japão. A principal toxina são as micotoxinas de tricoteceno que podem causar morte para uma pessoa em questão de dias.

Conocybe Filaris (Pholiotina rugosa)

Conocybe Filaris entre os cogumelos mais venenosos do mundo

Contém amatoxinas mortais que podem causar danos graves ao fígado e até mesmo levar à falência do fígado sem forma de substituição. É muito parecido com os cogumelos mágicos, onde ambos causam os mesmos problemas quando não digeridos.

Cortinarius Rubellus

Cortinarius Rubellus entre os cogumelos mais venenosos do mundo
Seu aspecto é muito similar a vários cogumelos comestíveis. Essa é a razão que muitas pessoas se enganam e comem isso, o que fez o cogumelo ter levado tantas vidas. Ele contém a toxina orelanina que é preenchida com arsênico.

Veja também:  Top 10 países com as melhores comidas do mundo

Sabendo da sua natureza venenosa, ainda não há antídoto que pode salvar as vidas das pessoas. A toxina é tão poderosa que até se é cuspida após ser provada, afetará a pessoa da mesma forma. Dentro de semanas, as vítimas morrem. E se não, o rim fica comprometido deixando próximo à morte.

Galerina Marginata

Galerina Marginata entre os cogumelos mais venenosos do mundo
É cultivado na madeira morta e pode ser encontrado pelo mundo todo a partir das regiões árticas para Austrália e Nova Zelândia. Este cogumelo é também cheio de amatoxina, um produto tóxico que pode facilmente danificar o fígado. Não se engane por isso, já que parece outros fungos do mel. Assim, se for desejado que o fígado funcione normalmente, ficar longe deste venenoso cogumelo.

Gyromitra Esculenta

Gyromitra Esculenta entre os cogumelos mais venenosos do mundo
O fungo com aparência de cérebro humano é o único de seu tipo na família inteira de cogumelos. A toxina presente aqui é giromitrina, o que significa que afetará principalmente o fígado, sistema nervoso e até rins, se consumido diretamente. Para quem realmente deseja comer isso, é necessário cozinhar adequadamente para se livrar da parte venenosa. Uma vez que se livrar, valerá o sabor de cogumelo.

Destroying Angels

Destroying Angels entre os cogumelos mais venenosos do mundo
Contém amatoxinas em doses altas. Uma proporção dessa toxina é suficiente para matar uma pessoa. Agora, analise o que isso pode fazer para uma pessoa que consumir. Os sintomas iniciais incluem vômito, delírio, cólicas, e diarréia dentro do dia de indigestão.

Veja também:  Top 10 lugares mais chuvosos do mundo

É possível sentir que ainda tem um tempo para ser tratado, mas as toxinas já fizeram seu trabalho até então, e o tecido renal e hepático parará de funcionar logo. Se um paciente realmente deseja sobreviver, apenas o transplante pode salvar.

Amanita Phalloides

Amanita Phalloides entre os cogumelos mais venenosos do mundo
Este cogumelo foi responsável pelo maior número de mortes, tanto acidental, como de propósito. E tem seu histórico de matar as pessoas há muito tempo, incluindo o imperador romano Cláudio, uma estrela russa e um papa como vítimas.

A principal toxina presente nele é alfa-amanitina. No momento, já se sabe que a amatoxina é o principal motivo para a insuficiência hepática de danos no rim que pode apenas ser recuperado com transplante. E é nativo da Europa e cresce sob os carvalhos. A aparência parecida com outros cogumelos comestíveis muitas vezes aponta truques sobre as pessoas, forçando-as para a beira da morte.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 29 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

ondas entre as fontes alternativas de energia renováveis

Top 10 fontes alternativas de energia renováveis

A energia usada vem de fontes diversas. As fontes não renováveis, como combustíveis fósseis, são …

Um comentário

  1. achei esse conteudo dos cocumelos bem interessande, porque nunca sabemos oque encontrar nessas plantinhas que tem uma aparencia deliciosa mais alem dessa aparencia ta cheia de veneno toxico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *