Ínicio » Esporte » Top 10 campeões mais jovens da história do UFC

Top 10 campeões mais jovens da história do UFC

Os jovens campeões, como Jon Jones, Jose Aldo e Chris Weidman estão se tornando uma norma na promoção do principal evento de MMA do mundo. Uma nova geração mista de artistas marciais está substituindo a velha guarda. Das 10 categorias de peso, 8 campeões possuem menos de 33 anos. As únicas exceções são os novos campeões Fabricio Werdum (38) e Daniel Cormier (36) que subiram ao topo da categoria em 2015. Nesta seleção estão em destaque os 10 campeões mais jovens da história do UFC.

MH

Menção honrosa

vitor belfort entre os mais jovens campeoes do ufc
O lutador brasileiro Vitor Belfort foi campeão do evento UFC 12, em 1997, com apenas 19 anos. Por alguns, ele é considerado, de fato, o campeão mais jovem da história, porém oficialmente, a organização do UFC não reconhece porque o torneio tinha outro formato. Naquele torneio, Vitor venceu Tra Telligman por finalização, e na mesma noite, foi para final, nocauteando Scott Ferrozzo. Ele foi campeão do torneio dos pesados, e não teria que defender esse titulo nas próximas lutas. O UFC não entende isso como uma conquista de cinturão.
A organização alega que na mesma noite, o dono do cinturão, Mark Coleman defendeu o titulo dos pesos pesados, vencendo Dan Severn.
10°

Tito Ortiz – Campeão aos 25 anos de idade

tito ortiz entre os mais jovens campeoes do UFC
Tito Ortiz tinha 22 anos de idade quando ele fez sua estréia de MMA no UFC 13. Ele perdeu para Guy Mezger como um substituto no final do torneio de peso pesado. Após bater Wanderlei Silva em uma decisão no UFC 25, Ortiz levou o cinturão da categoria por 3 anos, até perder para Randy Couture no UFC 44.

Jens Pulver – Campeão aos 25 anos de idade

Jens Pulver entre os mais jovens campeoes do UFC
Jens Pulver fez sua estréia de MMA aos 23 anos de idade em 1999. Dentro de dois anos, ele acumulou 12 lutas e foi apontado para lutar com Caol Uno em um confronto que determinaria o campeão inaugural de peso-leve do UFC. “Lil’ Evil” derrotou Uno em uma decisão da maioria para conquistar a coroa de peso-leve no UFC 30.

BJ Penn – Campeão aos 25 anos de idade

bj pen entre os mais jovens campeoes do UFC
A carreira MMA de BJ Penn começou aos 22 anos de idade, e ele foi imediatamente considerado entre os melhores na divisão de peso-leve. Após duas tentativas frutadas na disputa de cinturão do pesos leves, Penn subiu de categoria de peso e foi capaz de conquistar o cinturão do UFC por com um mata-leão sobre o campeão dos peso-meio-médio Matt Hughes.

Ricco Rodriguez – Campeão aos 25 anos de idade

rico rodrigues entre os mais jovens campeoes do UFC

Começando sua carreira de MMA aos 21 anos de idade, Ricco Rodriguez fez sua estréia no UFC dois anos mais tarde, após competir no Pride FC e outras organizações menores.
Rodriguez venceu Randy Couture com cotoveladas na quinta rodada. Embora ele terminasse perdendo suas próximas três lutas e nunca retornaria ao octógono, Rodriguez ganhou seu lugar na história do UFC, deslocando BJ Penn por apenas 10 dias como sétimo campeão mais jovem que o evento já viu.

Frank Mir – Campeão aos 25 anos de idade

frank mir entre os mais jovens campeoes do UFC
Frank Mir teve duas lutas de MMA antes de estrear no UFC, aos 22 anos de idade. Infelizmente, um acidente de moto impediu Mir de tomar plena vantagem de seu sucesso precoce. Antes que ele fosse capaz de defender seu título incontestável, o jovem campeão foi destituído do cinturão, pela inatividade, enquanto se recuperando de seus ferimentos significativos.

Frank Shamrock – Campeão aos 25 anos de idade

frank shamrock entre os mais jovens campeoes do UFC
Frank Shamrock acumulou 22 lutas de MMA, antes de sua primeira aparição dentro do octógono em dezembro de 1997. Shamrock defendeu seu campeonato quatro vezes, antes de fazer uma pausa do MMA. Ainda, Tito Ortiz e Jon Jones são os únicos lutadores a ganhar mais defesas de título meio-pesado consecutivas.

Carlos Newton – Campeão aos 24 anos de idade

Carlos Newton entre os mais jovens campeoes do UFC
O canadense Carlos Newton começou a competir no MMA aos 19 anos de idade. Com um estrangulamento, Newton destronou o croata Pat Miletich e reivindicou o campeonato de peso-meio-médio no UFC 31.
Seis meses depois, Newton foi nocauteado em sua primeira defesa de título contra Matt Hughes. Embora ele tivesse Hughes em um estrangulamento de triângulo apertado, Newton foi lançado e nocauteado em uma indiscutível vitória de Hughes.

Josh Barnett – Campeão aos 24 anos de idade

Josh Barnett entre os mais jovens campeoes do UFC
Como Carlos Newton, Josh Barnett começou a competir no MMA quando ele tinha 19 anos de idade. Ele fez sua estréia no UFC uma semana após seu aniversário de 23 anos, e venceu 3 vezes das suas primeiras 4 lutas dentro do octógono. Apesar da natureza controversa de seu status de campeão, Barnett foi o campeão mais novo do UFC, por mais de 8 anos. Ele conquistou o cinturão após nocautear Randy Couture no UFC 36.

Jose Aldo – Campeão aos 24 anos de idade

jose aldo entre os mais jovens campeoes do UFC
Jose Aldo começou a lutar no Brasil antes de completar 18 anos de idade. Quando ele tinha 21 anos, Aldo havia assinado com WEC, que era então a principal organização para peso pena, posteriormente unificado ao UFC. O brasileiro também impediu Mike Brown de se tornar o campeão de peso pena aos 23 anos de idade, na disputa do titulo vago no WEC 44.
Se a luta tivesse ocorrido dentro do octógono oficialmente do UFC, Aldo estaria em primeiro lugar nesse top 10. Ao invés, Aldo teve ainda que vencer mais duas lutas, e após 12 meses para ser promovido e estrear como campeão no UFC 129.

Jon Jones – Campeão aos 23 anos de idade

jon jones entre os mais jovens campeoes do UFC
Jon Jones iniciou no MMA um pouco mais tarde do que alguns dos outros lutadores, mas ele passou por trancos e barrancos em direção ao topo na divisão de meio-pesado. Começou sua carreira, alguns meses antes do seu aniversário de 21 anos de idade, Jones precisava de apenas 6 lutas para se provar como uma perspectiva valiosa aos executivos do UFC.
Após assinar com a organização, levou apenas seis lutas ao Jones, a mostrar que era merecedor de uma oportunidade de titulo no campeonato de 92,9 kg. Conquistou o cinturão após nocautear o campeão Mauricio Shogun no UFC 128. Mas, a situação de Jon Jones ficou muito complicada.
Depois de provocar um acidente de trânsito com fuga do lugar, sem prestar socorro para vítimas, a incluir uma grávida que sofreu fratura no braço, o atleta recebeu punição rígida do UFC, em 2015. A organização retirou o cinturão de Jon, e aplicou suspensão por período indeterminado, e ainda o retirou do card do UFC 187.

Postado por Adriano Lucas

Adriano Lucas, é fundador do Top10mais.org, tem 28 anos, mora em Cuiabá. Estudante do curso de Sistemas para Internet, esta sempre disposto a aprender e compartilhar em seus blogs, as diversas curiosidades existentes no mundo. Blogar é seu hobby desde 2009, mas tornou-se sua principal atividade a partir de 2011.

Veja também:

Top 10 finalizacões mais rapidas do UFC

Top 10 finalizações mais rápidas do UFC

Seja por asfixiar o adversário ou puxar seus membros com força, ouvir aquele som doce …

2 Comentários

  1. vitor belfort foi campeão aos 19 anos de idade!! KD ele na lista ??? Vacilo em Top 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *