No nosso dia a dia, não tem como fugir de algumas das situações que mais dão sono! Afinal, não é raro termos que lutar bravamente contra a vontade de dormir fora de hora e o pior: fora da cama!
Para te provar isso, hoje trouxemos uma lista com 10 situações que fazem nossas pálpebras pesarem e a gente desejar com todas as forças poder simplesmente dormir. Portanto, mantenha seus olhos abertos, leia até o final e confira!
1. Apresentações no trabalho são uma das situações que mais dão sono
Sabe aquela reunião depois do almoço, quando apagam as luzes para apresentar slides? É difícil manter a concentração e o foco, não é mesmo? Isso se não forem apresentações interativas, dinâmicas e interessantes, pois, nesse caso, dormir é a última coisa em que pensamos.
Porém, para quem ainda está vivendo no passado e faz aquelas apresentações monótonas e cheias de silêncios constrangedores, dá mais sono nos participantes do que vídeo de A.S.M.R!
2. Leitura de textos longos e complexos
Quem nunca se pegou bocejando enquanto tentava decifrar um daqueles artigos científicos que parecem mais um manual de montagem de foguete, que atire o primeiro marcador de texto! É aquele momento em que cada parágrafo parece ter sido escrito em uma língua alienígena, e você começa a questionar suas próprias habilidades de leitura.
Parece que o autor decidiu que cada detalhe é essencial, e agora você está lá, navegando por um mar de palavras que parece não ter fim. Você começa a ler sobre a teoria quântica e, de repente, está pensando no jantar. A mente vagueia, e quando você volta, percebe que leu a mesma frase cinco vezes.
Portanto, não dá para negar que essa é uma das situações que mais dão sono!
3. Aulas teóricas sem interação
Sabe aquelas aulas teóricas que parecem mais um monólogo do professor? Pois é, elas podem ser um verdadeiro teste de resistência para as pálpebras. Você entra na sala cheio de energia, pronto para absorver conhecimento, mas cinco minutos depois, a voz do professor começa a soar como um zumbido distante.
A matéria até que é interessante, mas sem um pouco de bate-papo ou atividades práticas, o cérebro entra em modo de economia de energia. E não adianta, mesmo o café mais forte não é páreo para slides intermináveis e a falta de interação.
Você promete que vai revisar o conteúdo em casa, mas, no fundo, sabe que a batalha foi perdida. Afinal, quem consegue competir com o poder sedativo de uma aula teórica sem interação?
4. Esperas prolongadas em salas de espera
Salas de espera: limbos de tédio onde o tempo parece se arrastar mais devagar que tartaruga em dia de preguiça! Você chega, pega sua senha e senta na cadeira, achando que vai ser rapidinho. Mas não: você está prestes a entrar no modo de espera infinita.
Você começa a ler todas as revistas disponíveis, inclusive aquela sobre jardinagem de 2005, e quando termina, olha para seu belo smartwatch e percebe que só passaram 15 minutos.
E o pior é que, mesmo com o celular em mãos, você pode ter a internet mais rápida do mundo, mas ela parece conspirar contra você, caindo sem parar. Então, você se rende ao ambiente e começa a contar quantas vezes a porta se abre ou quantas pessoas estão usando tênis pretos.
Por fim, só nos resta concordar que essa é uma das situações que mais dão sono.
5. Viagens longas de transporte público
Quem tem que pegar condução para trabalhar sabe o quanto é difícil não dormir quando a viagem é longa. Aliás, é estranho porque são poucos os lugares mais desconfortáveis que um banco de ônibus ou trem!
O pior é a vergonha quando você acorda de sobressalto e percebe que estava de boca aberta o tempo todo, não é mesmo?
6. Monólogos em teatros
Um monólogo precisa ser muito interessante e o artista muito bom para não deixar a plateia entediada. Afinal, é uma pessoa falando por horas, o que é uma receita para o sono.
7. Cerimônias religiosas longas
Uma igreja costuma ser um lugar calmo, silencioso (exceto por hinos tranquilos) e acolhedor, o que por si só já é um convite a uma soneca. Além disso, ficamos a maior parte do tempo sentados, calados e ouvindo alguém falar.
Assim sendo, quando um casamento, batizado ou mesmo uma missa começa a demorar para acabar, se torna uma das situações que mais dão sono.
8. Assistir filmes e séries
Hoje em dia temos muitas opções de filmes e séries para assistir. Foi o tempo em que era necessário esperar chegar o dia da “Tela Quente” ou do “Super Cine” e ainda rezar para passar um filme bom!
Agora, basta escolher entre as centenas de conteúdos nas plataformas de streaming, como a Netflix, o Prime Video e tantos outros. No entanto, essa variedade toda também dificulta a escolha, que costuma demorar. Assim sendo, não é raro acontecer de, quando finalmente escolhemos o que assistir, o sono bater.
Sem contar que isso pode ser irritante quando você combina de assistir algo com outra pessoa, que acaba dormindo, não é mesmo?
9. Fazer extensão de cílios e outros procedimentos estéticos
Ficar horas deitado, com os olhos fechados em um ambiente calmo e silencioso: basicamente é isso que se faz durante um procedimento estético facial, como colocar extensão de cílios, por exemplo.
Desse modo, é difícil não pegar no sono, ainda mais se o procedimento não causa nenhuma dor ou incômodo. Assim, o jeito é rezar para não roncar e passar vergonha da esteticista!
10. Filas de espera sem fim
Por fim, uma das situações que mais dão sono são as famigeradas filas. Seja no banco, no caixa do supermercado ou em alguma repartição pública, o tédio e a demora se abatem sobre qualquer um, dando aquela moleza difícil de ignorar.
Uma forma de driblar isso é puxar assunto com alguém, que por algum tempo se torna um amigo com o qual você compartilha histórias de vida, reclamações da política atual, previsão do tempo e por aí vai.
E você, já passou por quantas dessas situações que mais dão sono? Nos conte nos comentários e volte sempre para mais!