Ser “viciado” em redes sociais pode soar ridículo de início, mas pode realmente ser um problema sério. Bem como ser viciado em outras coisas, o vício em rede social pode ter conseqüências e negativamente afetar a própria vida. Nesta seleção estão em destaque os 10 sinais de que você é viciado em redes sociais.
Você planeja o uso da rede social
Um sinal real que há chance de ter um problema é se for passado tempo pensando sobre a rede social ou planejando usar a mesma. É possível estar em uma reunião no trabalho onde realmente não tem como usar o celular, mas ao invés de ouvir o próprio chefe, na realidade está sonhando em checar o facebook ou instagram.
Você usa a rede social para esquecer os próprios problemas
Muitas pessoas usam a rede social como uma maneira de escapar dos seus problemas reais. Se passar muito tempo verificando o que outras pessoas estão fazendo, apenas para que possa esquecer os próprios problemas, há risco de ter mais um problema que não foi percebido.
Talvez uma melhor alternativa fosse compartilhar alguns dos problemas com os seguidores para ser aconselhado ou reconfortado, ao invés de enfiar a cabeça na areia virtual.
Você se sente desamparado
As pessoas que têm vícios em drogas ou álcool podem ter sintomas físicos de abstinência, e a mídia social é algo parecido. Se por qualquer razão, não há forma de acessar o celular ou computador por um longo período de tempo, existe possibilidade de começar a sentir-se inquieto ou perturbado.
Ser viciado em rede social pode não ser apenas mental, mas poderia também afetar o próprio físico. Há risco de ficar agitado e se revirar na cama desejando checar conta do Facebook ou Snapchat.
Está ocorrendo um impacto negativo
Embora este tipo de ambiente possa algumas vezes ajudar a produtividade do trabalhador, um vício em rede social pode realmente assumir o comando e fazer difícil em até pensar sobre trabalho. Basta imaginar adolescentes em casa tentando fazer a tarefa de casa, quando o celular deles está bem próximo, isso definitivamente, não uma boa combinação.
A rede social é a principal forma de comunicação
Não há nada de errado em usar um pouco do tempo livre para estar na rede social, mas uma coisa interessante é que atualmente muitas pessoas estão usando isso como principal forma de comunicação.
Ao invés de usar o celular para sua função conhecida chamada ligação, ou até enviar mensagem de texto, muitas pessoas estão usando o messenger do Facebook como a principal forma de contatar alguém.
É a primeira coisa que se faz pela manhã
Então qual é a primeira coisa que as pessoas fazem pela manhã? Usam o banheiro, tomam um banho, escovam os dentes ou devoram o café da manhã? A resposta para muitas pessoas atualmente é checar as suas contas das redes sociais.
É possível necessitar acordar até 30 minutos antes apenas para conseguir tempo suficiente para verificar todas as redes sociais e ver o que está acontecendo naquele dia.
Você tira fotos de tudo
A pessoa sabe que está tirando muitas fotos quando nem mesmo mantém a foto no álbum pessoal após postar na rede social. A plataforma de rede social como Facebook e Twitter incentivam uso de imagens.
Enquanto outras como Instagram e Snapchat foram feitas para simplesmente isso. Mesmo podendo ser interessante ver fotos dos amigos e família algumas vezes, as pessoas não necessitam ver 20 fotos de cada dia do outro.
Você compartilha demais
Compartilhar demasiadamente segue de mãos dadas com a tiragem e postagem de tantas fotos nas contas de rede social. Há coisas em abundância para postar nas redes sociais, mas há também algumas coisas que devem ser mantidas para si.
Se desejar manter todos informados sobre as coisas importantes na própria vida, siga em frente, mas as pessoas não precisam saber de tudo, cada detalhe.
É a base da própria auto-estima
Buscar fazer com que as pessoas curtam ou retuitem as postagens da rede social é aceitável, mas deixar a própria popularidade online determinar a auto-estima, pode realmente se transformar em um grande problema. Ser viciado em rede sociais é ruim, mas depender dela é pior ainda.
Atualizar obsessivamente
O pior sinal que está viciado em redes sociais é atualizar obsessivamente. Se gosta de ver quem responde ou curte os tweets, ou se simplesmente não consegue esperar pela última postagem da celebridade favorita, atualizar mais e mais novamente é um sinal claro de que possui um problema com redes sociais.
Muitos dos aplicativos das redes sociais atualizam automaticamente, então mostrar que não consegue esperar por um extra de poucos segundos é um real sinal ruim de ser viciado em redes sociais.
Sou viciado no youtube