O mundo está repleto de vegetação, e as plantas são fundamentais para a sobrevivência humana, pois são as únicas produtoras de oxigênio no planeta. Além deste fator, também mantêm a atmosfera fresca e auxiliam para receber a precipitação.
Mais um fator importante é que obtemos medicamentos das plantas. Embora existam essas características vitais, há algumas plantas consideradas fatais para humanos. A parte específica da planta como flores, sementes, ou frutos, por exemplo, ou até mesmo a planta inteira pode ser venenosa.
Estes produtos químicos fatais se ingeridos, apresentam muitos efeitos colaterais em humanos, e também podem levar à morte em poucas horas. Anualmente muitas pessoas morrem pelo consumo acidental das toxinas das plantas.
Existem plantas que comem insetos e roedores, há várias espécies carnívoras. Mesmo que não haja ameaça para humanos, com certeza são mortais para outras formas de vida. Algumas destas crescem em jardins de casa, daí o cuidado necessário e constante.
White snake-root
A planta é muito venenosa e facilmente encontrada pela América do Norte. Adaptável a varias lugares do mundo, ela cresce em ambiente variável de regiões sombrias até terras abertas; o princípio tóxico da planta é tremotol.
A planta é tão tóxica que o leite e carne obtidos do gado, este que consumiu a mesma, se tornam venenosos. O fator veneno desta planta é usado com sucesso como um antídoto para picadas de cobra.
Doll’s eyes (Olho de boneca)
A estrutura branca é o fruto da planta, e aparentam como olhos de boneca pela coloração branca e pela mancha negra, daí a popularidade da planta pelo nome. A planta é bonita com folhas largas e flores brancas, é mortal e venenosa. Os frutos da mesma são os mais tóxicos para humanos, possuindo efeitos tóxicos para o coração e pode levar à parada cardíaca pelo consumo.
Dioneia (Venus flytrap)
A planta é carnívora e devoradora de insetos. As 2 folhas articuladas da planta servem como gaiola para insetos. As 3 presas são muito sensíveis e para a folha fechar, em torno de 2 tricomas devem ser estimuladas com 20 segundos pelo inseto rastejante. No momento que isso acontece, a folha é fechada dentro de 0.1 segundos; o inseto morre e é absorvido pelas folhas para nutrir.
Common bladder-wort
É mais uma planta carnívora, porém de ambiente marinho. Todas as plantas carnívoras não representam ameaça para humanos, mas elas são predadoras eficazes para pequenas formas de vida.
As flores amarelas é a parte aérea da planta. A parte alvo fica submersa. Todas as vezes que um pequeno crustáceo ou peixes pequenos atingem contra sua bexiga, ocorre abertura e o ser é sugado para dentro. A bexiga fibrosa é muito sensível e qualquer contato com algum pêlo é suficiente para ocorrer resposta.
Angel trumpet (trompete de anjo)
A planta ao florescer é muito bonita, porém é altamente perigosa, contendo grande proporção de escopolamina. Este é um alucinógeno muito potente e muitos crimes já foram cometidos com o extrato em pó desta planta. É muito tóxico e causa efeitos graves como a morte, e paralisia de músculos, afetando a respiração.
Pitcher plant
Esta planta é membro icônico da família das plantas carnívoras. O corpo colorido atrai insetos e moscas. Assim que estes chegam à borda escorregadia da folha caem em cova.
Esta contém enzimas e outros fluidos que decompõem o corpo do inseto, e de maneira gradual, o inseto é absorvido. O corpo apresenta muitas projeções ou secreções de cera que não permitem que o inseto suba depois que cair.
Oleandro (Oleander)
A planta é venenosa, mas é cultivada de forma popular como planta de jardim. Os casos de toxicidade pela planta são elevados, com 845 casos apenas em 2002. Porém a mortalidade é muito baixa com somente 3 casos de morte das 845 vítimas.
O princípio tóxico é uma toxina cardíaca, que causa dor abdominal com sangramento, às vezes; e pode causar também batimentos cardíacos irregulares, e convulsões que podem gerar coma e morte.
Western water hemlock
Esta planta é de longe a mais venenosa em toda América do Norte, e cresce em áreas úmidas, e possui odor muito agradável, daí o consumo dos animais.
Uma pequena porção da planta é suficiente para mostrar o efeito tóxico, e a morte pode acontecer em torno de 15 minutos em casos graves; em humanos há efeito intenso. O efeito inicia com espuma próxima à boca e se torna grave com convulsões, paralisia e até insuficiência respiratória.
Suicide tree
Esta árvore possui 2 variedades, porém trata-se da variedade indiana (Cerbera odollam) que cresce região selvagem em Kerala e pelas regiões costeiras; carrega frutos de sementes muito venenosas.
Há um alcalóide que é cardio tóxico, e altera o cálcio do canal do coração e causa insuficiência respiratória. Em autópsias não consta a toxina, assim assassinatos e suicídios pelo envenenamento por esta toxina passam despercebidos.
Castor plant (Ricinus communis)
A planta é a mais venenosa e ainda muito cultivada como planta ornamental, e contém ricina, que é altamente tóxica. A ricina é comumente usado no Brasil em forma de óleo, popularmente chamado de óleo de mamona, onde é aplicado na produção de plásticos, cosméticos, tintas, adesivos e biodiesel.
Os sintomas de envenenamento incluem diarreia hemorrágica, pressão arterial baixa, dor abdominal, tremores e vômitos. A aguda desidratação junto com hipotensão levam à morte. A morte pode ocorrer se não houver um rápido tratamento de desintoxicação. No ano 2007, Guinness World Records marcou a planta como a mais venenosa do mundo devido aos inúmeros acidentes de crianças ingerirem as mamonas, sem saber do perigo.
A semente de caju é recomendada até pelos médicos. Que história é essa? E a mandioca? desde pequena consumo mandioca e as vezes como até crua, embora saiba que existe uma que chamam de mandioca brava que é usada para fazer farinha e extrair o polvilho usado em larga escala por todo o Brasil. Poderiam explicar isso melhor?
Me desculpe amigo! mas pelo menos 2 destas plantas posso afirmar com certeza que quando criança já mordi, comi e esfreguei na cara!! em especial a número um do ranking! a mamona! nossa! me lembro que tinha guerra de estilingue, e foi a única maneira que ela me fez algum mau! rssss mordia e lembro até do gosto!
Cara estilingue, me arrependo até hoje de ter mandado pra outro destino as correinhas, saíra de sete cores, sanhaço, saracura, sabiá de vários nomes era principal que todo mundo queria pega-la e outros, sinto saudade de tudo isso, mas faço penitência pelo erro que cometi na infância e faço mea culpa pra essas espécies de pássaros terem muitos sumidos.
Você tem sorte, meu primeiro cachorro foi envenenado com essa planta. E ele morreu… Sofrendo bastante.
Esqueceram a Gimpy Ferrão, um dos motivos de nunca se visitar a Austrália.
ja tomei o cha de trompete de anjo !!!! eu acho que eu vi ate o capeta kkkkk
guerrinha de mamona quem nunca!
eu tenho um dionea em casa mas e quase recem nasida mas ja come insetos
Nossa 7 planta venenosas uau eu nem sabia
mamona…. quebrou minha infancia! :o :(
Rapaz me surpreendi com a Mamona não sabia desse poder dela de Envenenamento, pelo que eu sabia era das outras coisas que foram ditas dela no qual tinha conhecimento, agora outra que também é mortal é Planta da Ganxuma(tá certo) pelo que eu sei muitos a põe na boca e mais tarde vira Benigno.