A seleção destaca as 10 pessoas mais ricas da África (Forbes), o continente menos favorecido economicamente do planeta. Essa pesquisa vem justamente para mostrar que há, sim, muita riqueza, mas nas mãos de poucas pessoas. É interessante perceber a origem de tantos recursos e fortuna individual que garante poder a estas personalidades.
A origem dessas fortunas é diversa, como em petróleo, telecomunicações, mineração, bancos e seguros. São personalidades muito influentes e poderosas pelo continente africano, compondo esta seleção das 10 pessoas mais ricas. Veja também os homens mais ricos do mundo.
Mohamed Mansour – 2,2 bilhões de dólares
Junto com dois irmãos, Mansour de 64 anos e que reside em Cairo, é dono de grande concessionária da GM. O Mansour Group apresenta 60% dos investimentos vindos do exterior, possuindo também a Metro, maior rede de supermercados no país, além de franquias do McDonald’ s e Philip Morris do Egito.
Naguib Sawiris – 2,5 bilhões de dólares
De 58 anos e residente em Cairo, Naguib apresenta fortuna com origem em telecomunicações. O mesmo vendeu quase a parte da empresa familiar inteira à companhia russa, assim como a parte da empresa de telefonia Telekom Austria.
E comprou a mineradora canadense La Mancha por preço de 317 milhões de dólares, entrando na política e fundando também o partido dos Egípcios Livres, grande personalidade do continente africano.
Patrice Motsepe – 2,65 bilhões de dólares
Patrice tem 50 anos de idade e reside em Joanesburgo, sendo a origem da sua fortuna em mineração. É único bilionário negro pela África do Sul, e nasceu em favela do Soweto. A mineradora, Africano Rainbow Minerals, de Patrice opera cromo, ferro, manganês, platina, níquel, cobre, ouro e carvão.
Othman Benjelloun – 2,75 bilhões de dólares
Othman tem 80 anos de idade e reside em Casablanca, sua fortuna é de origem em bancos e seguros. Possui RMA Watanya, maior empresa no ramo de seguros pelo país, e o BMCE Bank, este operando em mais de 12 países.
Christoffel Wiese – 3,1 bilhões de dólares
Com 71 anos e residente da Cidade do Cabo é o terceiro homem mais rico da África do Sul, e ainda presidente e principal acionista da Shoprite, rede de supermercados. Também possui parte das ações da Pepkor, sendo presidente-executivo, nesse setor de tecidos.
Mike Adenuga – 4,6 bilhões de dólares
Mike tem 59 anos de idade, e é residente em Lagos, com origem da fortuna em bancos, telecomunicações e petróleo. A construção da fortuna foi com petróleo e telecomunicações. Mike é dono da Globacom, e comprou NITEL, empresa de telecomunicações. O patrimônio cresceu 300 milhões de dólares, pela empresa de petróleo Conoil Producing.
Nassef Sawiris – 5,5 bilhões de dólares
Nassef tem 51 anos de idade, e é residente em Cairo, com fortuna de origem em construção. É o filho mais novo de Onsi Sawiris, fundador do Orascom, e por agora é chefe da Orascom Construction Industries, esta é de capital aberto de maior valor no Egito.
Johann Rupert e Família – 5,7 bilhões de dólares
Com 62 anos e residente em Cidade do Cabo, a origem da fortuna de Johann e família é de bens de luxo. A holdind suíça Richemont é controladora das marcas de luxo como Montblanc, Chloé, Cartier, e Vacheron Constantin, e Johann é presidente e executivo-chefe.
Nicky Oppenheimer e Família – 6,4 bilhões de dólares
Aos 67 anos e residindo em Joanesburgo, a origem da fortuna de Nicky e família, é dos diamantes. A venda em 2011 foi de 40% da De Beers, a produtora de diamante mais importante mundialmente, para American Anglo mineradora, no valor de 5,1 bilhões de dólares. Nicky é dono da Tswalu Kalahari, reserva particular sendo a maior na África do Sul; as paixões são críquete e helicópteros.
Aliko Dangote – 12 bilhões de dólares
Aos 55 anos e residente em Lagos, é considerado rei do cimento pela África, e é o mais rico do continente africano. A origem da fortuna é em cimento, farinha e açúcar.
A fábrica de Aliko, a Dangone Cement marca presença em 14 países desse continente, com planos para abertura das unidades no Iraque e Mianmar. A negociação de Aliko com commodities iniciou há 3 décadas, até construção do Dangote Group, com investimento em sal, cimento e açúcar, em muitos países africanos, ocupando a liderança de mais rico na África.
Cade o sr. Chipa ele deveria estar em primeiro lugar o homem é dono da África!
vo acreditar rico que me oferesso mille dollard
A africa é o continente do futuro. Um dia vamos doar bilioes para os europeus e americanos.
Nossa, eu ja sabia que o Aliko Dangote era rico, mas nao fazia a minima ideia de que ele possui bilhoes.
Meu Deus, afinal de contas existem pessoas muito ricas aqui em Africa.
Voilla,.
Caro Adriano Lucas! Na sua lista faltou a angolana Isabel dos Santos. Pesquise.
a gente nao pediu para ser pobre. Eu estava a pensar que os brasileiros eram mais reipeitadores, mas enfim alguns pensam muito mal de nos
Achei que veria um monte de negão, mas só 3 são negros. É, não tem jeito mesmo, preto nasceu pra ser pobre.
É que Dangote vai com tanta sede ao pote, que se esquece de seus irmãozinhos.
Dangote, não vá com tanta sede ao pote, lembre-se dos seus irmãozinhos.
Eu sou negão
Com muito dinheiro tou longe pra estar nessa lista mais tenho muita mola
Parabens Dangote.. agora esta entrado para o desporto
A África é belíssima, tem muitas riquezas, porém não estão investindo em seu bem mais preciso, seu povo.
meu a nigeria e a terra para bilionarios e milionarios pretoleo, gas e minerios fazem deste pais uma mina de ouro para quem sabe olhar direito, mesmo que seu IDH seja inferior a 510 e uma dos paises do mundo com mais assinantes e usuarios de internet, o pretoleo está sendo deixado de lado para a agricultura e industria tecnologica, um dos unicos paises da Africa que produz computadores,tablets,celulares digitais carros de luxo ,maquinas agricolas modernas, bastante populoso mas corrupto e pobre mas se pessoas como Dangote começar a fazer diferença e não olhar apenas po ouro mais tambem po arroz e feijão, a nigeria será desenvolvida rapidamente ele não um daqueles riquinhos mesquinhas sabe usar o seu enorme patrimonio bem a favor da Africa.
Dangote ou viva o comercio geral!
Faltou Isabel dos Santos, Cumunicações, Banca, Indústria, restauração. Pesquisa é a mulher mais rica de África.