Em relação aos países mais educados do mundo, a educação é algo que muitas pessoas em países desenvolvidos ganham certo reconhecimento, mas não há muito tempo, qualquer forma de educação era em grande parte reservada para a elite e ricos da sociedade, e particularmente, aos filhos de tais famílias.
Ao longo dos anos este fator mudou para melhor, e a educação se tornou comum para homens e mulheres em muitas partes do mundo. Contudo, há ainda um longo caminho a seguir antes que todos tenham acesso igual à educação.
No início desta década, mais de 130 milhões de adolescentes e crianças em todo o mundo estavam fora do sistema de ensino, segundo as Nações Unidas. Esta quantidade representa o quanto longe se está de alcançar um sistema real de educação global.
Nesta seleção estão em destaque os 10 países com o melhor sistema de educação do mundo. E em relação à forma de medir o acesso à educação nos países, o The Social Progress Imperative compilou essa pesquisa das Nações Unidas, para criar o Social Progressive Index,SPI.
E isso oferece uma maneira abrangente de medir o progresso social, a incluir uma pontuação para o nível do país de acesso ao conhecimento básico, levando em conta fatores como taxa de alfabetização de adultos, matrícula em escola primária, matrícula do ensino secundário, e anos médios das mulheres na escola.
Top 10 países com os melhores sistemas de educação do mundo
Estados Unidos – SPI 61.3
Os Estados Unidos compõem um caso especial, porque é um dos países mais desenvolvidos do mundo, mas surpreendentemente, as classificações do país estão reduzindo, a primeira nação desenvolvida a testemunhar este fenômeno.
A educação básica é gratuita no país, mas o acesso ao ensino superior é muito restrito e caro. Se este país é comparado aos outros, é possível dizer que não está fazendo um bom trabalho em melhoria da educação com os recursos disponíveis.
Polônia – SPI 61.4
Segundo a Constituição da Polônia, cada indivíduo possui o direito à educação. As escolas públicas no país oferecem educação gratuita e as autoridades públicas garantem que cada cidadão tenha acesso universal e igualitário à educação.
E quase não há jovens que não frequentam a escola. É exigido que crianças participem de 6 anos da educação primária e 3 anos de ensino secundário inferior.
Alemanha – SPI 61.5
A Alemanha possui um sistema de educação baseado em meritocracia. E como nos Estados Unidos, o sistema de educação difere de um estado para outro. Os estudantes na Alemanha devem, por lei, estudar uma língua estrangeira e eles são normalmente examinados durante todo o curso da educação; o SPI deverá crescer ao longo do tempo.
França – SPI 62.5
A França é conhecida mundialmente pelo seu sistema de educação inclusiva. A educação pública é disponível gratuitamente e 80% dos estudantes no país frequentam escolas públicas, enquanto apenas cerca de 20% estão em escolas privadas.
Mesmo assim, as escolas privadas são baratas, pois os professores são pagos pelo estado. O sistema francês é conhecido internacionalmente, seu rigoroso exame está mostrando progresso interessante.
Israel – SPI 62.9
O sistema de ensino de Israel é centralizado. Eles possuem escolas seculares, árabes, judias e católicas. Os estudantes têm ensino obrigatório do jardim de infância até a décima segunda série, e educação é gratuita. Para atividades extracurriculares, eles devem pagar, mas as taxas são muito baixas. Israel também aparece na lista dos países com maior percentual de formados em ensino superior.
Suécia – SPI 63.7
A Suécia tem um decreto de educação em que é obrigatório, que cada criança receberá educação, independentemente de seus status sócio-econômico. A educação é obrigatória começando na idade de 6 anos, até a idade de 16, e é gratuita. A Suécia gasta mais que a média de país em educação, 6.7% de seu orçamento nacional a cada ano.
Reino Unido – SPI 64.0
Os estudantes no Reino Unido podem freqüentar escolas estaduais gratuitas ou escolas independentes que cobram taxas. A lei exige que os estudantes passem por educação em tempo integral até que tenham 16 anos de idade.
E no Reino Unido, os incentivos financeiros são oferecidos para os adolescentes que continuam na educação, após a idade de 16, para preparação dos mesmos para educação superior ou emprego.
Coréia do Sul – SPI 64.2
A Coréia do Sul tem um sistema que oferece educação gratuita para todas as crianças entre 6 e 15 anos de idade, e estudantes do colegial que têm entre 15 e 18 anos de idade devem pagar taxa de matrícula, que é subsidiado pelo governo.
O efeito negativo deste tipo de sistema de ensino é que a estrutura altamente competitiva tem levado a um aumento nas taxas de suicídio entre jovens coreanos.
Japão – SPI 64.7
O Japão apresenta uma educação básica que é gratuita para todos e nacionalizada. O currículo é igual em todos os lugares, e controlado pelo Ministério da Educação. O Japão ocupa posição de grande destaque nesta seleção pela sua obrigatoriedade de ensino fundamental e médio e seu currículo rigoroso.
Canadá – SPI 65.0
O Canadá é um caso especial. O governo mal controla a educação, que é descentralizada e varia muito de estado para estado. Mas o acesso à educação é gratuito e obrigatório até as idades de 16 ou 18, a depender do estado.
Seu currículo varia, mas todo o sistema de educação trabalha perfeitamente. O país tem uma educação integral, que cria uma das forças de trabalho mais qualificadas do mundo.
A Educação no Brasil carece de atenção e de investimentos cada vez maiores. Mas estou entre os que acreditam que os investimentos são bons e que há seríssimos problemas de gestão nesta área. Discuti muito sobre o assunto e estou cada vez mais convencido disso; já há muito havia detectado o despreparo, ou o que é pior a sabotagem que algumas secretarias e direções praticam contra o ensino público no país. Há onze anos testemunhei um caso aqui no meu estado de escola que ocultava computadores distribuídos pelo Governo Federal para montar cursos e dar acesso ao aluno a informática, na ocasião acompanhei o Grêmio estudantil até a Secretaria de Educação e o caso teve solução parcial; soube na ocasião em “off” de que havia outros casos semelhantes e sem a devida fiscalização. Ainda tomei conhecimento de escola que dificultava o acesso a Biblioteca apenas para se evitar que os alunos “prejudicassem” os livros ali guardados…os casos são variados e numerosos e o prejuízo a educação é enorme, e vão sendo ignorados pelo corporativismo nos órgãos, mas especialmente pelo desinteresse das comunidades em fiscalizar o bom funcionamento das escolas de seus filhos, mantidas com os impostos que você paga através do consumo de produtos no país.
Não é verdade que o ensino médio no Japão é obrigado. E também não é totalmente gratuito, a alimentação e as provas têm que pagar. e o ensino
médio para quem quer fazer é caro, fora que se quiser fazer mesmo, tem que pagar pelas provas que vão avaliar se o aluno pode entrar na escola em que ele escolher. As provas podem chegar a custar 700,00 reais, se não passar perde-se esse dinheiro é evidente né. E fica sem estudar em nenhuma escola. O ensino fundamental sim é obrigado a fazer, mas como eu disse a alimentação é paga e todas as provas também são pagas.Todo o ginasial e algumas escolas primárias é obrigado a usar uniforme que é muito caro o ensino médio então, nem se fala.
Ensino gratuito não significa que materiais escolares e uniformes sejam de graça também, inclusive no Brasil.
Não aguentei, percebi esquerdismo e tive que responder. Dessa forma o ensino lá está para quem realmente tem potencial e compromisso em aprender. Podemos ter certeza que com essas altas taxas os pais, colocam essas crianças para estudarem de verdade. Diferente de nosso país. Além disso a educação lá tem recurso suficiente para capacitar igualmente todos os alunos, e a fiscalização é levada extremamente a sério. São por esses e outros motivos (por mais que incabíveis à sua visão socialista) que o país tem um dos melhores índices de aprendizado do mundo.
Tenho 14 to no 1°ano do ensino médio meu sonho é estudar no Canadá!
na verdade o melhor sistema de educação do mundo e o da Finlandia
para brasileiro basta ter sol praia Carnaval e futebol, ai ta tudo certo. a Dilma ainda incenva porque .olha oquanto foi gasto na copa? podia ter gasto em educação . e onde andam os jogadores? bando de parasitas milionarios .
E quais são os Cinco piores sistemas de ensino do mundo ?
no brasil os políticos roubam o futuro das crianças ….pagamos altos impostos para os políticos terem vida de reis … temos que diminuir o poder do estado . precisamos de algo NOVO ….
Enquanto no Brasil as escolas ensinam as crianças a se tornarem homossexuais…
Que comentário homofóbico. Ensinar as nossas crianças a respeitarem o próximo independente de raça, credo, gênero e orientação sexual é mais do que certo, errado está você em publicar um comentário tão sem nexo como esse. Se toca, homofobia é crime!
Ensinam sim! E para com esse radicalismo de que quando o assunto envolve uma discordância sobre sexualidade se acusa o outro de homofóbico! O Sr. Guilherme não falou mal de gays, mas falou de um fato: estão ensinando os jovens a serem homossexuais sem respeitar seu amadurecimento e escolha natural. Respeito a gay, sou a favor. Assim como sou a favor de respeito ao hetero. A primeira regra do respeito é: RESPEIIE E SEJA RESPEITADO! Vocês querem impor seu ponto de vista e fazer calar outras opiniões – isso sim é fascismo ( PRA QUEM NÃO SABE O FASCISMO PODE SER DE DIREITA COMO DE ESQUERDA, O QUE O DEFINE É O RADICALISMO QUE APARECE DIANTE DE DIFERENÇAS DE OPINIÕES)!
Mas ninguem ensina a ser gay, quando se é hetero nao vira gay, nao entendo, quem tem essa opiniao acha que os homens sao todos gays e so falta um empurraozinho, existem pessoas que sao presas e estrupadas varias vezes e nao viram gay.
Guilherme, nas escolas do Brasil não ensinam crianças e adolescentes a serem homossexuais, você deve sofrer de alguma deficiência mental não tratada, para fazer um comentário tão infeliz e estúpido. Respeito e educação são valores que você desconhece. Não vou dizer para voltar pra escola, pois você nunca deve ter passado por lá. Boa sorte!
Se o Nosso governo não investe na educação nos dias atuais, imagino como será ela daqui 100 anos. Pois atualmente os Jovens de ensino fundamental e médio não querem atuar na area da Educação… Qual vai ser a Qualidade do Ensino daqui 100? Qual vai ser o novo sistema pro Ensino Fundamenta e Médio?Já que os jovens não querem trabalhar na area da educação devido o salário.
Vejo muitas pessoas criticando o governo brasileiro, culpando a corrupção e tudo mais. Entretanto, a baixa qualidade da educação no Brasil não se deve APENAS ao baixo investimento do governo (que obviamente, é um fator importante), mas também ao sistema de educação ineficiente para nossa sociedade atual que nos obriga a estudar conteúdos irrelevantes em nossas carreiras e que não dá espaço para a cultura. Além disso, essa metodologia também estimula os alunos a serem apenas alunos, e não estudantes.
O Brasil TERIA tudo pra entrar nesta lista aí, porém, os GOVERNANTES deste nosso país não são dignos de erguer o nome de nosso país, tamanha CORRUPÇÃO!
são ladroes de terno
Apesar de ser rígida a educação japonesa,quem me dera poder estudar numa escola assim. Tenho 10 anos e é muito ruim minha escola.
Se você tem apenas tem 10 continue se interessando em aprender, esqueça piadas de amigos. Eu tenho 18 anos e acredite tenho ânsia em aprender cada vez mais, isso porque não levei o estudo tão a sério quando tinha 12 anos pelo fato da minha escola também ser péssima e isso está me dando um certo prejuízo. Então para não cometer o mesmo erro que eu, estude, preste atenção nas aulas, que quando estiver no 3 ano do ensino médio vai ser mais fácil!
Uma outra coisa, quando tiver seus 17 anos vai querer fazer Enem para entrar em uma faculdade, então é nessa hora que você vai usar toda sua sabedoria que adquiriu nas aulas passadas, portanto não vacile!
E o Brasil? Kkkkk
A culpa é da presidANTA Dilma
Porque será que não estou surpresa do japão ser um dos primeiros kk’