O Prêmio Nobel desde sua instituição em 1900, já foi concedido a 876 personalidades dos 5 segmentos de prêmios: física, medicina, literatura, química, economia, e em esforços pela paz. E nesta seleção estão os 10 países com mais prêmios Nobel.
A história deste prêmio é magnífica, e é denominado o mais importante do mundo. O químico sueco Alfred Nobel, 1833-1896, foi inventor da dinamite e detonador, e ainda idealizador dessa premiação realizado anualmente na Suécia. O rádio transistor, plástico, computador, penicilina, disco rígido e câmera digital são invenções resultantes do trabalho de cientistas laureados com o Nobel. Entre os de renomes, estão Nelson Mandela, Theodore Roosevelt, Martin Luther King Jr, Madre Teresa de Calcutá e Barack Obama. Até o momento, não há nenhum ganhador de nacionalidade brasileira, enquanto Portugal tem 4 e Argentina, 5 ganhadores.
Itália – 20 Laureados com Nobel
A Itália possui 20 laureados com o Nobel, e é décima posição na seleção dos 10 países com mais prêmios Nobel. O destaque é para Grazia Deledda, 1871-1936, sendo ela laureada com Prêmio Nobel de Literatura, em 1926.
Os escritos da italiana com ambientação em ilha de Sardenha são perpassados por sentimento do pecado e da fatalidade da vida; sendo presentes dor, morte e amor. Pelo Brasil, estão disponíveis em edições das obras Caniços ao Vento de 1913, e Cosima de 1937, livro póstumo que agrega suas memórias.
Canadá – 23 Laureados com Nobel
O Canadá é posicionado na nona posição na seleção dos 10 países com mais prêmios Nobel, com 23 laureados. O destaque é para Richard Edward Taylor, físico canadense, que recebeu o Nobel de Física de 1990.
O prêmio foi pelas investigações pioneiras ligadas ao espalhamento inelástico de elétrons sobre prótons, e acerca das ligações de nêutrons, que foram fundamentais para desenvolvimento do modelo dos quarks em física de partículas.
Japão – 25 Laureados com Nobel
O Japão tem 25 laureados com Nobel, com destaque para o Prêmio Nobel de Literatura ao Yasunari Kawabata, em 1968, sendo o primeiro deste país a receber.
Suíça – 26 Laureados com Nobel
A Suíça possui 26 laureados com Prêmio Nobel. Élie Ducommun foi jornalista e pacifista suíço, e recebeu o Nobel da Paz de 1902. Ele nasceu em Genebra, e trabalhou como tutor, jornalista, tradutor para Chancelaria Federal Suíça, e professor de línguas. Élie ajudou na fundação da Liga da Paz e da Liberdade, no ano 1867. Ele foi a segunda pessoa a receber o Nobel da Paz, premio iniciado em 1901.
Rússia – 27 Laureados com Nobel
A Rússia é sexta posição na seleção dos 10 países com mais prêmios Nobel, pois possui 27 laureados. O destaque é para Nicolay Gennadiyevich Basov, físico russo. Ele recebeu o Nobel de Física em 1964, pelos trabalhos essenciais no campo da eletrônica quântica conduzindo à construção de osciladores e amplificadores, com base em princípio de maser e laser.
Suécia – 31 Laureados com Nobel
A Suécia possui 31 laureados com Nobel, e é quinta posição na seleção. Allvar Gullstrand foi oftalmologista sueco, tendo sido agraciado com Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1911, pela descoberta dos mecanismos intracapsulares pelos quais se processa acomodação visual.
França – 67 Laureados com Nobel
A França possui 67 laureados com Nobel e é quarta posição na seleção dos 10 países com mais prêmios Nobel. E René Samuel Cassin, jurista francês, recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1968, pelo seu trabalho em elaborar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada por Assembléia Geral das Nações Unidas em 1948.
E neste mesmo ano, René também foi premiado com um dos próprios prêmios de Direitos Humanos da ONU. Ele fundou o Instituto Francês de Ciências Administrativas, IFSA, que teve reconhecimento como associação de utilidade pública.
Alemanha – 105 Laureados com Nobel
Alemanha possui 105 laureados com prêmio Nobel, na totalidade. E Gerhard Ertl, físico alemão, foi agraciado com Nobel de Química de 2007. E no período de 1955 a 1957 cursou a Universidade de Estugarda, entre 1957 a 1958 na Universidade de Paris e entre 1958 a 1959 cursou a Universidade de Munique.
Gerhard concluiu o Diploma em Física, o mesmo que grau de mestre, na Universidade Técnica de Estugarda, no ano 1961. Em 1965, conquistou um doutorado na Universidade Técnica de Munique.
Reino Unido – 120 Laureados com Nobel
O Reino Unido apresenta 120 laureados com Nobel, sendo segunda posição na seleção dos 10 países com mais prêmios Nobel. E o destaque é para Peter Mansfield, físico britânico. Ele recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 2003, junto com estaduniense Paul Lauterbur, pelas descobertas fundamentais acerca do uso da ressonância magnética.
Estados Unidos – 355 Laureados com Nobel
Os Estados Unidos possuem 338 laureados com Prêmio Nobel, sendo líder na seleção dos 10 países com mais prêmios Nobel. O destaque é para David Jeffrey Wineland, físico estadunidense.
Ele foi laureado com Prêmio Nobel de Física, no ano 2012, com Serge Haroche, pelos métodos experimentais inovadores que possibilitam a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais. E dentre tantos prêmios recebidos por David estão Medalha Frederic Ives de 2004, Herbert Walther Prêmio da OSA de 2009, e National Medal of Science de 2007.
Praticamente, todos os anos tem um norte americano vencedor de algum das 5 categorias do Prêmio Nobel. Isso se repete desde 1943.
Esse premio é babaquice mesmo pra quem nao tem massa cinzenta, as pessoas nao consegue por ser ignorantes, e´isso que os politico de esquerda gosta.