Um dos grandes problemas que o mundo enfrenta todos os dias são a rápida destruição das florestas do planeta. Este problema é conhecido como desmatamento e não apenas gera uma mudança ao meio ambiente, mas também para o próprio planeta. O desmatamento está cortando as árvores para extrair madeira a ser usada em fabricação de móveis, construção de casas e para papel.
O desmatamento é também a razão principal para a urbanização da terra por gerar mais e mais espaço aos seres humanos para sobreviver por realmente abolir a habitação da flora e fauna. As florestas têm desempenhado um papel essencial em combater a pobreza rural, garantindo a segurança alimentar e oferecendo os meios de suporte para as sociedades.
As árvores são muito engenhosas, por absorver os gases nocivos, manter a temperatura mais baixa e estas árvores também ajudam o planeta a absorver água e reduzir o número de inundações. O corte das árvores já apresenta conseqüências catastróficas para os seres humanos e no futuro isso será muito pior. Nesta seleção estão em destaque os 10 países com maior taxa de desmatamento.
Laos
Laos se destaca aqui com a taxa de desmatamento de 5.3%. A razão de Laos aparecer é o excesso de exploração madeireira no país, que existe desde os anos 1980.
Portugal
Portugal tem a taxa de desmatamento de 5.6%. Nos últimos anos, o país está suportando as conseqüências do desmatamento. E se esta tendência continuar pelos anos seguintes poderia haver mudanças rápidas no clima e também as pessoas podem perder o suprimento de água e alimento e progressivamente caminhando para o aquecimento global, que agora se tornou um problema muito maior para os terráqueos.
Suécia
Nos últimos 10 anos, a extensão das áreas de árvore da Suécia reduziu substancialmente e atualmente a taxa de desmatamento é de 6.2%. Mesmo cientes que as árvores são responsáveis por oferecer ao planeta inteiro o oxigênio, e sem este, a vida não mais existe na Terra. Se a tendência de desmatamento continuar nesta taxa, certamente as pessoas estão seguirão para a morte inevitável da atmosfera do planeta que está mantendo tudo vivo.
Finlândia
Embora este país esteja se esforçando para conservar suas florestas por meio de prevenção de desmatamento, ainda classifica em sétima posição nesta seleção, com a taxa de desmatamento de 6.4%. Isso ocorre devido a algumas florestas ainda não estarem protegidas e os madeireiros atuarem livremente, lucrando a partir destas regiões.
Nicarágua
A Nicarágua não é apenas o maior país da América Central, mas também se destaca aqui com a taxa alta de desmatamento, sendo de 6.9% neste país. O país agora sofre um número grande de problemas ecológicos e do meio ambiente. A poluição, disputas de terra, falta de água e problemas ambientais são desenfreados aqui, já que nada do governo para controlar estes.
Camboja
Após a Guerra do Vietnã, o Camboja esteve uma vez entre as 3 nações principais com a mais alta taxa de desmatamento. Atualmente, caindo em posição, com a taxa de desmatamento de 7.1%, o país está agora vagarosamente e gradualmente fazendo sua terra barrada em florestas totalmente cultivadas.
Todos sabem que as árvores absorvem a água da terra e atmosfera, e então evapora para o céu acima, na forma de vapores. Com o desmatamento, a chuva se torna mais intermitente, especialmente nas áreas que é mais necessária. Os problemas hidrológicos surgem como um problema complementar junto com desmatamento.
Guatemala
A devastação a partir das chuvas fortes, os furacões e menos árvores para proteger as pessoas é o cenário na Guatemala, que tem a taxa de desmatamento de 8.2%. Houve incidentes relatados em que as pessoas se afogaram em trechos de lama criados por fortes chuvas.
Indonésia
A Indonésia é um dos maiores países do Sudeste Asiático. Os últimos anos mostraram uma grande redução nas áreas florestadas e a maioria da terra uma vez florestada do país permanece estéril. Está se tornando um problema, já que parece não haver sinal de desaceleração do desmatamento. A taxa de desmatamento relatada é de 8.4%, que é a terceira mais alta, sendo a Indonésia a terceira posição nesta seleção, dos 10 países com maior taxa de desmatamento.
Paraguai
O Paraguai se destaca com a taxa de desmatamento de 9.6%. A flora e fauna deste país são tão exploradas, tanto que se o desmatamento não retroceder neste país, não terá vestígio de animais, e plantas que já viveram ali. O Gran Chaco localizado no oeste do Paraguai é conhecido como uma grande região subtropical do mundo e é classificado em segundo, depois da Grande Amazônia.
Malásia
Com a taxa de desmatamento de 14.4%, a Malásia impressiona. A razão por trás disso é a estabilidade financeira que este país obteve através da exploração madeireira. A Malásia é abençoada com florestas tropicais verdes e estão sendo cortadas diariamente para apoiar as demandas dos usuários. Os malaios perceberam as conseqüências desta ação, mas a atividade de exploração madeireira ainda continua sendo a principal atividade ali, e o país se beneficia dela.
Temos a 2ª maior floreta do mundo perdendo apenas para a Rússsia. Proporcionalmente ao tamanho de nosso território, desmatamos muito pouco. Os números mudam quando se trata simplesmente do desmatamento total, sem considerar o tamanho de nossas florestas.
com e possivel brazil nao esta ai