Em torno de 25 milhões de pessoas que têm origem africana vivem fora do continente negro, porém há também afrodescentes que nasceram em toda parte do mundo. Prova disto, você confere nesta seleção dos 10 países com maior população negra fora da África.
No futuro próximo, a população africana aumentará, atingindo em torno de 40% da população mundial até o final deste século. A seleção é criada usando como fonte dados de Institute for Cultural Diplomacy sobre diáspora África no mundo.
Cuba – População Negra 1.126.894
Em 2012, o Censo mostrou que as pessoas negras constituíam 9.26% da população total. Os africanos chegaram à Cuba durante o século 16 e 17, quando o país era uma colônia espanhola.
Atualmente, os negros vivendo em Cuba enfrentam diferentes formas de discriminação, desde sub-representação na política, academia, setor privado à elevada taxa de desemprego e pobreza, e Cuba é décima posição nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.
Reino Unido – População Negra 2.015.400
As comunidades negras e de minorias étnicas têm aumentado desde a década passada no Reino Unido e continuará a subir, por isso em 2050, um terço da população do Reino Unido pertencerá a estes grupos.
Venezuela – População Negra 2.641.481 – 6.999.926
Embora haja uma impressão geral que não há racismo na Venezuela, a discriminação predominante das pessoas com base em sua cor de pele prova o oposto. Como em outros países da seleção, os afro-descendentes são sub-representados em estruturas de poder. Nos últimos anos, Hugo Chávez, o ex-presidente que morreu em 2013, tentou mitigar os efeitos da discriminação.
Jamaica – População Negra 2.731.419
Com quase 3 milhões de residentes com origem africana, a Jamaica é um dos 3 países na seleção em que a população negra representa a maioria. Os africanos chegaram à ilha durante o governo espanhol e inglês como escravos, e a Jamaica é sétima posição nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.
França – População Negra, em torno de 5.000.000
A França proíbe pesquisas de dados sobre raça dos residentes, etnia e religião, que é a razão de não haver registros oficiais sobre o número exato de pessoas negras vivendo no país.
Os negros vivendo na França têm origem africana ou do Caribe. A comunidade negra no país tem enfrentado décadas de discriminação e marginalização, e nos últimos anos, manifestou sua revolta através de uma série de incidentes violentos nas ruas de Paris.
República Dominicana – População Negra 7.985.991
Os termos, negro, comunidade negra, e cultura negra são raramente usados, já que a maioria dos moradores insiste em suas raízes européias e indianas. As razões que explicam dominicanos negligenciar sua herança africana podem ser rastreadas até os tempos da colonização quando os europeus brancos eram superiores e como tal objeto desejável de identificação.
Haiti – População Negra 8.701.439
A população negra, que é estimada em torno de 9 milhões, respondem por 95% da população total. O país é o primeiro no hemisfério ocidental que aboliu a escravidão e que elegeu líder negro.
Jean-Jacques Dessalines, que liderou a revolução dos escravos contra colonizadores, derrotou as tropas francesas, que permitiu o Haiti a declarar independência em primeiro de janeiro do ano 1804, que é atualmente celebrado como Dia da Independência. Atualmente, o Haiti é um dos países mais pobres do mundo.
Colômbia – População Negra 9.452.872
No país, cuja história recente tem sido marcada pelos conflitos armados, comunidades indígenas e afro, sofreram mais. Mais de um terço das pessoas deslocadas na Colômbia fugiram da Costa do Pacífico, que é principalmente habitado por estes 2 grupos.
Embora constituam grande porcentagem da população, os colombianos com raízes africanas têm lutado contra diferentes formas de discriminação, a pobreza aguda e violência, sendo a Colômbia terceira posição nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.
Estados Unidos – População Negra 38.499.304
Atualmente, em torno de 38 e meio milhões de pessoas negras vivem nos Estados Unidos, que representam 12.61% da população total. Estima-se que até 2060, a população negra nos Estados Unidos atingirá 74.5 milhões.
Em comparação com os brancos, a comunidade negra ganha muito menos, enfrenta taxas de desemprego maiores e riscos de pobreza, tem menores realizações educacionais e cuidados médicos mais pobres.
Além disso, a violência policial contra os negros tem impulsionado uma série de protestos em toda a América. No ano de 2015, 6.46 negros por milhão foram mortos pela polícia, comparado com 2.71 brancos, e 3.06 latinos.
Brasil – População Negra 85.783.143
Com quase 86 milhões de residentes com origens africanas, o Brasil classifica como líder nesta seleção, dos 10 países com maior população negra fora da África.
Como nos Estados Unidos, a comunidade negra no Brasil é muitas vezes sujeita à violência policial. Além disso, os dados mostram que a maioria das vítimas de homicídio é afro-brasileira, enquanto os adolescentes afro são 3 vezes mais propensos a serem mortos em comparação com seus pares brancos.
O Brasil tá nessa merda porque os políticos 99%são brancos.
ONDE FICAM OS MILHOES DE CABOCLOS OU MAMELUCOS ESPALHADOS NO NORTE DO BRASIL FORAM EXCLUIDOS
Esse pessoal querem ignorar a população parda brasileira!
É como se não tivéssemos uma identidade própria!
85 milhões de negro no Brasil é uma mentira pra ganhar mídia eu sou pardo de família indígena e italiana não me considero 1% negro os negros no Brasil são 17 milhões de pessoas
O NEGRO NÃO GOSTA DE SER NEGRO!!! Conversando c/ algumas pessoas da minha familia eu fiquei pasma e aborrecida!!! Não gostam, não acreditam que podem vencer, que podem derrubar qualquer obstáculos. Há uma baixo auto estima, arraigado muito forte. Ainda estamos tendo filhos c/ “brancos” p/ clarear a familia. Eu sofro preconceito dentro da minha própria .ENQUANTO NÃO MUDAR AS MENTES, NADA MUDARÁ..UM PAIS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS .
Bem falado Cleber… a competencia nao vem da cor mas da razao (mente)
85 milhões de negros no Brasil??? Só rindo mesmo.
Gostaria de saber: se a toda a população mestiça do Brasil foi contada como se fossem negros, por que a mesma coisa não foi feita com Cuba?
A população negra e mestiça juntas em Cuba formam 3.9 milhões de pessoas e aí só contou 1.1 milhão. Por que?
Pardos e negros não são a mesma coisa e nunca foram, por isso são duas categorias separadas desde os tempos do império.
A categoria ‘pardos’ no Brasil serve para simbolizar pessoas de raças misturadas, entre brancos, negros e índios.
primeiro padro e negro é a mesma coisa a diferença é entre pardo e preto ok
segundo o império era extremamente racista e queria de toda maneira embranquecer a população para fazer do brasil um país mais ´´aceitável´´ para as potencias europeias e as teorias raciais da época
por exemplo nos estados unidos existem pessoas ´´pardas´´ que são misturadas como vc disse como por exemplo o barack obama a beyoncé e até um jogador de basquete que eu me esqueci o nome porém eles todos se consideram negros e são considerados negros pela a população americana ou seja no brasil fica essas teorias idiotas que não fazem o minimo sentido por que tem muita gente aqui que tem claras caracteristicas africanas mais so pq tem a pele mais clara que um preto não acha que é negro
Muito bem lembrado e defendido esse item.concordoem todos pontos .
O ex presidente dos Estadunidesnes é considerado negro pela população americana? A população americana é grande demais. O continente americano conta com mais de 30 países. Será que toda a população desses países (população americana) realmente pensa como você falou? Bom, de fato o Obama é negro. Ele tem cabelo duro e a cor da pele não deixam dúvida. Resumindo: o ex presidente estadunidense (ianque, de assim preferir) é negro. No meu ver, pardos são aqueles da mesma cor que índios, que nesse caso, não são negros.
PARDO NÃO SÃO NEGROS! Primeiro pois se for pra contar uma parte étnica, conte também a branca. Seguindo sua lógica um pardo pode se considerar branco pois tem parte européia, ou isso só vale pra parte negra? Segundo, aonde foi que você viu essa calúnia? Politica de branqueamento começou no inicio da República, não no Império. A população em geral era racista, até os negros eram em boa parte, a escravidão até a decada de 1870 não era vista como um problema, mas a familia real principalmente Dom Pedro II era contra e lutou por toda vida contra a escravidão. Pesquise e vai ver. E pelo amor de Deus, não compare a miscigenação nos EUA com aqui. Aqui praticamente tudo se misturou com tudo, lá foi bem mais escasso, por isso fica mais fácil denominar quem pertence a uma etnia, por isso o Obama e Beyoncé podem ser chamados de negros lá, por que realmente são. Aqui no Brasil dá pra chamar a maioria dos pardos por uma etnia só de vista? Creio que não, por isso existe genética.
Thiago Salustiano, vc está redondamente enganado. Eu, no último censo, me classifiquei como pardo, e minha cor/raça é muito mais próxima do branco do que do negro. Minha mãe é branca, meu paí é caboclo. Pardos não são negros, pardos é a população que não se sente branca nem negra.
Boa tarde. O mundo existe para todos, em tese, mas na prática é diferente. Sou negro e resido na cidade mais negra das américas: Salvador/BA. Chegamos neste continente como mercadorias, não como imigrantes no molde do padrão europeu e americano. Fomos expostos à baixa estima e à humilhação com correntes nos pés e nas mãos e comendo água com farinha como alimento de sustentação. Sim, o negro brasileiro pode ser presidente da república, ministro do STF (Joaquim Barbosa), governador, prefeito, deputado, vereador, empresário, médico, oficial das forças armadas, economista, contador ou qualquer ocupação muito prestigiada em nossa sociedade. Apenas precisa querer que isso lhe aconteça, superar os impedimentos dos adversários raciais, se apoderar da boa capacidade e do conhecimento para obter uma ou todas essas conquistas. Os latinos (países procedentes de Portugal e Espanha) não gostam de ver negros bem sucedidos e nos EUA, país de origem saxônica e de forte cunho racial, os negros tiveram mais conquistas do que os daqui e isso se deveu a um fator importante e muito ausente em nós, afro-brasileiros: a união. Penso ser necessário superar essa realidade e seguir os passos supracitados para demonstrar que o negro não está neste faixa de terra que abriga as américas para ser escravo como quiseram os mercadores do passado e os que utilizam o racismo para impedir o aproveitamento igualitário dos privilégios, mas que ele creia que todo o ser humano pode demonstrar o seu potencial e reivindicar esse direito. Felicidades a todos.
José, pelo visto vc não sofreu nem um décimo do que sofreram seus antepassados africanos. Caso contrário não estaria se expressando de maneira tão articulada e nem demonstrando tanta cultura. Agora, pare de chorar e ponha-se a trabalhar como fazem todos os demais brasileiros, seja de que etnia forem.
cara, deixa de ser idiota,o pardo pertence a raça negra, se for assim não vai existir negro no Brasil! olhos cor de mel que você diz ter, é a cabeça da minha rola viado, pare de frescura e se assuma como negro.
Fernando Gedeon de Sousa;
Tu, és ignorante, que duvido, que leste e interpretaste, livro de Biologia na sua vida. Não ficarei surpreso, se você me disser que você é cidadão, ou tem origem no Nordeste Brasileiro.
Pardo, não é negro. E pardo, não é Branco. Mestiço, são pessoas misturadas que carregam no esperma ou nos óvulos, código genético, que podem gerar filhos brancos ou negros, ou asiático; quanto ao fenótipo.
O índio, das Américas é negro?
cara, deixe de ser idiota, o pardo no Brasil , pertence a raça negra, se for do jeito que você está falando, não vai existir negro no Brasil, olho cor de mel é a cabeça da minha rola filha da puta, você é negro sarará.
Além de você ser racista é burro, o parto pertence a raça negra, não tem como ser de outra raça imbecil, você é tão racista, que não admite ter negro no Brasil, seu jumento.
Vc é burro isso sim, se pardos pertence a negros, então quer dizer que os pardos pertecem aos branco tbem, PARDO NÃO É NEGRO, e racista é você que quer dizer que a cor parda não existe, seu racista do crlh…
existe o branco e existe o preto, a junçao dessas duas raças dá o negro. veja o caso do obama, pai preto africano, mae branca inglesa, ele nao é branco nem é preto, ele é negro
Meu Sonho é Conhece o Continente Africano Ver os Temidos Leões Atras de Suas Presas
Ai moçada Afro temos poder de eleger um NEGRO da nossa ETNIA Presidente do País, já que os brancos como aqui em SP no governo do Estado são livram as caras dos brancos racistas, e vide que os nó cegos são todos de pele branca, deixamos de ser ofendidos por eles e vamos pra luta como EUA temos o poder nas urnas se eles deixarem, que mesmo vencendo nela os coxinhas deram o golpe e tomaram o poder no tapetão.
O problema é que os negros vai na ladainha dos políticos brancos, dificilmente teremos um presidente negro.
O Brasil devia ser governado por nós,
Só assim vai haver igualdade já que não se vê falar de racismo de negros contra brancos.
Já de brancos contra negros todo dia tem algum incidente.
Você fala como se o único problema dó Brasil é o racismo
O Brasil precisar ser governado por pessoas competentes e honestas, não é a cor da pele que distingue se uma pessoa é melhor que a outra, mas sim suas atitude como ser humano. Independente de cor e raça no final somos todos iguais, somos humanos.