Todos desejam viver em um bairro seguro. No entanto, em muitas partes do mundo, isso é um luxo que algumas apenas pessoas têm. Um novo relatório divulgado por Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) serve como lembrete austero de como as taxas de homicídio variam drasticamente de país a país.
O Global Study on Homicide de 2013 descobriu que quase meio milhão de pessoas foram intencionalmente assassinadas em 2012, e os assassinatos foram em grande parte concentrados em 2 regiões, Américas e África.
UNODC define homicídio como, “uma morte ilegal intencionalmente causada a uma pessoa por outra pessoa”, não diretamente relacionado a um conflito armado. Os dados são coletados de cada aplicação da lei ou autoridades de saúde do país, ou onde isto não é disponível, das estimativas da Organização Mundial de Saúde.
Segundo o estudo, quase metade dos 437.000 assassinatos ocorreram em países com apenas 11 por cento da população global. Em 2012, as Américas ultrapassaram a África, como a região com a maior taxa de assassinatos.
Infelizmente, a concentração da violência mortal em partes específicas do globo não é nada nova. As taxas de homicídio nas Américas mantiveram-se altas por décadas, em torno de 5 para 8 vezes maior do que a Europa e Ásia desde a década de 1950, segundo o relatório.
E de modo significativo, a ONU observa que as Américas têm uma taxa de condenação muito inferior por assassinato, em 24 por cento, comparada a 48 por cento na Ásia e 81 por cento na Europa.
Colômbia
Como a Colômbia se esforça para acabar com um conflito interno de 50 anos, a taxa de homicídio no país continua a ser alta, em 30.8 a cada 100.000 habitantes em 2012. O destaque é para mulheres que marcham durante uma manifestação para exigir paz e contra a discriminação em Bogotá, Colômbia em 2013.
África do Sul
A África do Sul é ainda um dos países mais perigosos do mundo, mas quase ficou pela metade a taxa de homicídio nas últimas décadas. Em 2012, a taxa de homicídio do país ficou em 31 assassinatos para cada 100.000 pessoas, comparada com 64.5 por 100.000 em 1995.
São Cristóvão e Nevis
São Cristóvão e Nevis tem uma proporção alta de assassinatos relativa à sua pequena população, de 33.6 por 100.000 em 2012. O número real de homicídios registrado foi de apenas 18, não representa muito, mas numa população de menos de 50 mil, é alarmante.
Suazilândia
A Suazilândia também tem uma proporção alta de assassinatos relativa à sua pequena população, 33.8 assassinatos a cada 100.000 habitantes em 2012. Infelizmente, o fato o coloca em 7° no ranking mundial dos países mais violentos.
Jamaica
A luta da Jamaica contra drogas e crime organizado reduziu a taxa de homicídio do país desde 2009, mas permanece um dos países mais perigosos do mundo, com 39.3 assassinatos a cada 100.000 habitantes em 2012.
Guatemala
A Guatemala, com 39.9 homicídios para cada 100.000 habitantes em 2012, ainda se esforça para conter o legado violento de uma guerra civil de 36 anos. As mulheres e homens indianos ixil, cujos membros da família foram mortos na guerra civil do país, celebram o veredicto de culpado do juiz para ex-ditador Jose Efrain Rios Montt da Guatemala, em 2013.
El Salvador
A taxa de assassinato de El Salvador em 2012 foi de 41.2 por 100.000 habitantes, a quarta maior do mundo. Os membros de gangues mascarados entregaram armas durante um ato simbólico por paz em Gerardo Barrios Square em San Salvador, 2012.
Belize
O crime do país teve uma taxa de homicídio de 44.7 mortes para cada 100.000 habitantes em 2012. Os soldados do país são colocados em partes de Belize City onde a violência das gangues é mais elevada, fato de 2011.
Venezuela
A taxa de homicídio crescente da Venezuela, que ficou em 53.7 mortes para cada 100.000 habitantes em 2012, foi um catalisador por trás da onda de protestos contra o governo que abalaram o país desde o começo de 2014.
Honduras
A posição líder nesta seleção dos 10 países com as maiores taxas de homicídios do mundo é de Honduras. A taxa de homicídio do país de 90.4 para cada 100.000 habitantes chama atenção. A violência de gangues do país e penetração por cartéis de droga dobra sua taxa de homicídios tornando-se o país mais perigoso do mundo.
É claro que não incluir o Brasil na lista foi uma cortesia do site. Toda a América é uma desgraça salvo raras excepções, África também, e no oriente médio também é só malucos. A Europa de um modo geral é o melhor continente do mundo. É o velho continente, onde estão as nações mais antigas e evoluídas do mundo. Quem nasce na Europa tem a sorte de crescer com educação, pois a educação é a chave para o sucesso de uma nação.
NÃO ACREDITO QUE O BRASIL NÃO ESTEJA ENTRE OS 3 PRIMEIROS COLOCADOS….QUANDO ANALISARAM OS CRIMES DO BRASIL VOCÊS DEVEM TER DEIXADO DE INCLUIR OS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, PARA, RONDÔNIA, ESPIRITO SANTO E MATO GROSSO, OU SERÁ QUE NÃO INCLUEM NA LISTA DE VOCÊS, PRETOS, ÍNDIOS E HOMOSSEXUAIS….¨e melhor fazerem uma reavaliação nesta lista¨.
america é só violencia
qualquer desses paises é bem mais violento do que o brasil.
boa parte deles nem têm tempo para andar na internet a vêr esses tipos de sites.
quem diz que o Brasil deveria estar nesta lista é porque nunca saiu da sua aldeia.
ainda existem dezenas de paises a frente do Brasil para entrarem nesta lista tam como a Africa Central, Niamar, Congo, Mexico, sem falar de varios paises Arabes como Afeganistão, Iraque, etc…
compara o Brasil com esses paises até fica ridiculo.
Afeganistão não é árabe e nem no médio oriente . Tanta ignorância , analfabetismo , iliteracia e trapalhice . eua brasil MORREM MAIS DE 100 MIL POR HOMICÍDIO . são sem dúvida os piores do planeta terra e nem se comparam a Afeganistão onde são os culpados da guerra e de todas do mundo . Não fales o que não sabes e não sejas ridículo . Para mim sempre somente respeito , diálogo e educação
Essa forma de contagem é ridícula e enganosa, Já que países com populações grandes como Os E.U.A (310 MILHÕES/ 15.000 HOMICÍDIOS/ANO) e Brasil (200 milhões) acabam ficando de fora da lista. O Numero real aqui é de 58000 homicídios ( 2014), e apenas 8% dos casos são solucionados..Esses são homicídios registrados e comprovados, porem, há um detalhe, cerca de 200.000 pessoas desaparecem por ano no Brasil, muitas dessas pessoas nunca reaparecem e provavelmente foram assassinadas e seus corpos nunca serão encontrados.
falto Brasil e Mexico
O Brasil (infelizmente) lidera em numero de homicídios no mundo com quase 60.000 vítimas em 2014, porém está em 12º lugar quando se trata de taxa de homicídios que é o numero de vítimas por 100 mil habitantes, por isso ficou de fora dessa lista. Em 2014, essa taxa ficou em 29,1 por 100 mil.
De qualquer forma é um número espantoso, já que de cada 10 homicídios no mundo, 1 ocorreu no Brasil.
América-Latina e Oriente Médio Só Tem Psicopatas e Homicidas
O Brasil está fora desta lista pois estão considerando a taxa de homicídios, considerando o número absoluto somos primeiros: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/12/brasil-tem-o-maior-numero-absoluto-de-homicidios-do-mundo-diz-oms.html