O crime organizado é uma ameaça perigosa na sociedade atualmente. Embora seja um fenômeno relativamente novo, a história moderna já apontou inúmeros grupos criminosos aterrorizar países em torno do globo; a pirataria, pilhagem e bandidagem têm seguido por séculos, porém a organização de tais quadrilhas é incomparável nestes dias.
Enquanto alguns estão preocupados com os empreendimentos que no geral se esperaria de uma organização criminosa, assassinato, prostituição, drogas, extorsão, outros têm consideráveis poderes legítimos e têm até política e influenciadas economicas.
Nesta seleção estão destacadas as 10 organizações criminosas mais perigosas do mundo. A partir de ruas de baixo nível e grupos de favela, para redes de crime globais e cartéis, algumas destas gangues têm transformado completamente o mundo e suas ações lhe concederam notoriedade, ganho financeiro e respeito.
Top 10 organizações criminosas mais perigosas do mundo
Irmandade Ariana
Acredita-se que foi formada em San Quentin Prison durante a década de 1960. A Irmandade Ariana é uma gangue de supremacia branca que trouxe prisioneiros brancos juntos para proteção de grupos negros e hispânicos rivais.
A Irmandade Ariana cresceu em poder e foi responsável por tráfico de drogas, prostituição, extorsão e assassinato sancionado, dentro e fora da prisão. Atualmente, a organização tem mais de 10.000 membros por trás das grades e pelas ruas, e seus membros são tipicamente reconhecíveis por tatuagens neonazistas como suásticas, por exemplo.
Yakuza
Embora seja verdade, que na média, o cidadão cumpridor da lei, não necessita realmente se preocupar caso cruze acidentalmente o caminho da Yakuza do Japão, mas isso não significa que eles não sejam uma gangue perigosa.
Embora a referência seja para organização como uma gangue, a Yakuza tem estimativa de 103.000 membros internacionalmente, mas eles ainda operam em muitas das mesmas iniciativas criminais, embora em escala muito maior, escala internacional.
Suas atividades tendem a variar entre diferentes sindicatos, mas é entendido que a Yakuza tem se envolvido em tráfico de drogas, extorsão, contrabando de armas e até mesmo tráfico de pessoas.
Crips e Bloods
Os Crips surgiram em Los Angeles, no rescaldo de Watts Riots em 1965. E predominantemente formada de jovens afro-americanos, era uma formação do lado oeste e leste de gangues, da área centro-sul, liderada por Stanley Tookie Williams e Raymond Lee Washington.
A gangue rapidamente levantou-se em força e números, e eles eram conhecidos pela realização de homicídios, roubos e tráfico de drogas. Surgiu então outra gangue de rua, os Bloods, que desafiaram Crips por poder e controle.
A intensa rivalidade entre as 2 gangues levou a um dos feudos mais notórios da história americana. Acredita-se que atualmente há mais de 800 grupos de Crips que operam em todos os Estados Unidos com cerca de 30.000 membros.
Solntsevskaya Bratva
Esta organização criminosa é uma ramificação da rede de Máfia Russa. E foi fundado por Sergei Mikhailov, um homem de aparentemente nível elevado para se passar por um empresário respeitável.
Mas, é amplamente conhecido que esta gangue está tão envolvida em atividades criminosas como estão em negócios legítimos. A gangue tem sido associada a diversas atividades ilegais, que incluem contrabando roubado, assassinatos por encomenda, prostituição, extorsão e até mesmo comércio de materiais nucleares.
Primeiro Comando da Capital, PCC
O Brasil é muito conhecido por seus altos níveis de criminalidade. As favelas miseráveis são cheias de violência dessa quadrilha, particularmente entre os jovens brasileiros, em um país que possui uma das maiores taxas de homicídio do mundo.
Com 13.000 membros, quase metade na prisão, o PCC é uma das organizações mais perigosas e audaciosas do país. Foi criada por 8 criminosos encarcerados na prisão de São Paulo, em 1993, sendo formada em retaliação a uma rebelião sangrenta em 1992, que resultou em mortes de 111 presos nas mãos dos guardas da prisão.
Apesar dos negócios da quadrilha ser tráfico de drogas, assaltos a banco, extorsão e sequestro, eles são conhecidos por coordenar ataques mortais nas prisões do Brasil e nas ruas de São Paulo.
Mungiki
São poucas gangues que agem com perseguições ideológicas em mente, sendo a maioria principalmente preocupada em construir poder, reputação e riqueza. Mungiki é seita do Quênia, fundada por militantes Kikuyu durante um conflito com o povo Maasai na década de 1980, mas operam mais como gangue de rua do que uma milícia extremista.
E rejeitando modernização, ocidentalização e cristianismo, os Mungiki são conhecidos por suas ondas chocantes de violência e por cometer limpeza étnica com ataques de armas brancas (facões). A gangue possui um domínio sobre as favelas de Nairobi e dão proteção e extorsão contra os moradores empobrecidos.
Mara Salvatrucha 13, MS-13
Formada em Los Angeles na década de 1980, MS-13 era predominantemente constituída por imigrantes el salvadorenhos que tinham fugido da guerra civil sangrenta do país. Assassinato, tráfico de drogas, sequestro, invasão de domicílio, assalto a mão armada, são alguns dos muitos crimes desta organização.
Camorra
Camorra, que literalmente significa gangue na Itália, surgiu em algum momento durante o século 19, e é determinado ter surgido como uma gangue de prisão. Com base em Nápoles, mas operando em toda a região Campania, Camorra é perigosa porque eles se tornaram completamente enraizados no tecido da sociedade.
E superando a máfia siciliana com mais de 100 clãs e 7.000 membros, Camorra tem grande influência na área e são conhecidos pela força violenta a qualquer oposição às suas iniciativas criminais que incluem lavagem de dinheiro, falsificação, extorsão, tráfico de drogas, corrupção política, homicídio e roubo.
Cartel Sinaloa
Os cartéis de droga mexicanos podem diferenciar muito das outras organizações nesta seleção, porém trata-se essencialmente apenas de outro ramo do crime organizado.
Desde o final da década de 1980, Cartel Sinaloa tem sido responsável pela maioria do tráfico de drogas no México e é determinado que o patrimônio líquido até rivalize a fortuna de Pablo Escobar em seu auge (um dos maiores traficantes de drogas de todos os tempos) . E como a maioria das organizações poderosas, o alcance se estende para polícia, mundo dos negócios, política, e eles são uma força grande internacionalmente.
Los Zetas
Embora sejam demarcados pelo Cartel Sinaloa quando se trata de receita financeira, Los Zetas mais do que compensa com sua reputação brutal e presença geográfica. Los Zetas foi formada em 1999 por um grupo de comandos de força de elite que deixou o exército mexicano para trabalhar para o Cartel Gulf.
Em 2010, a organização se tornou independente, criando uma intensa rivalidade com seus antigos empregadores, e usou conexões militares e criminais para formar um dos mais poderosos e temidos cartéis na América Latina.
E é descrito pelo governo dos Estados Unidos como o cartel mais tecnologicamente avançado, sofisticado e perigoso operando no México. Los Zetas tem como principal fonte financeira, o tráfico de drogas, mas também se envolvem em extorsão, sequestro e assassinato. O degola de suas vitimas virou marca registrada da brutalidade do cartel que exibe as cabeças das vitimas como troféu.
Faltou a facção do Dr.Gibson hahahahahahaha
faltou o Comando Vermelho, que está espalhado por favelas de todo o Rio.
É claro q o PCC tem q ta ai eles pararão o estado de são Paulo por uma semana e se quisecem paravão por mais tempo,os membros do PCC são ricos
Morei no rio e em SP pelo q vi não a comparação do cv com o Pcc atualmente moro em SP tenho familiares e amigos que moram em comunidades aq em SP no rio não tem roubo em favela aqui e tudo a deus dará só acho que o Pcc nem devia estar aí nessa escala de facções perigosa o CV ou a.d.a que são bem mais organizadas tem leis aqui em SP tá abandonada nem o estado nem o Pcc manda nada tá abandonado. E tambem acho q o pt deveria estar em primeiro so oq roubaram da petrobras e a faccao q mais teve lucros nos utimos anos e os lideres estao tudo na rua gastando a grana do povo.
a.d.a? nunca será igual ao Primeiro, nasci e fui criado em São Paulo e existe muito organização dentro das favelas, gostaria de saber qual favela aqui em São Paulo que tem roubo dentro dela! Você está totalmente por fora
PCC mais brabo que CV , mais brabo que ADA e mais brabo que os mais brabo TCP, dono de vigario geral, parada de lucas, acari , cidade alta, senador camara, rebu, baixa do sapateiro, pinheiro e vila do joão.
To te dizendo de comunidades com mais de 300 bandidos fortemente armados que derrubam helicopteto. Nunca vi caveirão da policia militar de SP.
Uma piada comparar SP com RJ.
Pcc era pra estar no top 3 no mínimo
Cade a tocida do Corinthias?
naipe cartel LOS ZETAS, viciei em arrumar treta, cabeças eu arranquei e pendurei em uma cerca (8)
PSDB o pior de todos
Faltou o PT aí!
isso ta totalmente errado, a maior organização criminosa do mundo é o ESTADO ISLAMICO !!!!
Também acho
O Estado Islâmico é um grupo terrorista é não uma organização criminosa.
Veja a primeira posição desse Top 10 https://top10mais.org/top-10-grupos-terroristas-mais-ricos-mundo/
organizaçao criminosa e nao terrorista
essa lista ficou imperfeita,os corruPTos tinham que estar em primeiro lugar.
PCC TA AI E O COMANDO VERMELHO DO RIO NÃO? COMO PODE ISSO?
Verdade Rafael,a primeira Facção do Brasil foi o Comando Vermelho,tbm tinha o Terceiro Comando Puro,que depois de um golpe de estado no Comando Vermelho surgiu o ADA. Só em 1993 que surgiu o PCC. Nada a ver esse Top 10 aí. Nós que somos aqui do Rio de Janeiro,sabemos que o CV é muito mais perigoso que o PCC. Era pra estar aí nessa lista.
Com as perdas de territórios do CV para as UPP, O PCC se tornou a maior facção do Brasil atualmente, o PCC domina até comunidades aqui do RJ, está presentes em todos os estados do Brasil praticamente, eles são uma máfia, bem mais organizados do que qualquer facção criminosa do Brasil, o que eu senti falta ai, foi das FARC da Colômbia .
PCC é maior que o CV sim…. Controlam quase toda SP, N é só trafico é assalto a banco etc…
PCC nunca teve boca no RJ, até pq é aliado de todas as facções no RJ, em clusive, eles negociaram com o CV para trazer o crack pro RJ e daí surgiu a união.
Eles tem tanta arma quanto qualquer facção do RJ, mas diferente do cv, tcp, ada, eles não ficam se exibindo
+PCC é a facção que mais fez assaltos a bancos, sequestros, e resgates no Brasil.
+Segundo uma investigação da Policia Civil, em 2009 (se não me engano), estimava que o arrecadamento do PCC anualmente eram de 142 milhões de reais.
+PCC é uma facção que cresce a cada dia, dominando grande parte, se não todos os presídios de São Paulo, e o mesmo com os pontos de venda do tráfico.
+PCC tem atuação em 22 estados do Brasil, e também internacionalmente, como Colômbia, Chile, Bolívia, etc.
+O PCC é aliado ao CV, mandando irmãos e dinheiro para ajudar na retomada das favelas do CV.
+O PCC é a primeira facção, e ÚNICA do Brasil que obrigou o governo a fazer um acordo, e ir até o respectivo líder (Marcola):
+O PCC abaixou os índices de homicídios e estupros na capital paulista, devido à burocracia (disciplina do partido).
+Marcola, líder do PCC, fez um plano de fuga planejando uma rebelião, um resgate ao presídio em que ele estava, com helicóptero até um ponto X onde estaria o avião que o levaria para fora do país (só pela tentativa de organizar isso tudo, já dá pra ter uma ideia do poder do grupo).
pcc não acredito antes daqueles americanos?
Los Zetas é brutal.