Nesta seleção estão em destaque os 10 muros mais famosos do mundo. É fato que alguns muros formalmente marcam a fronteira entre uma população e outra.
Um muro de fronteira é construído para limitar o movimento de pessoas através de uma determinada linha ou fronteira. Estas estruturas variam em termos de localização relativamente às fronteiras internacionais e topografia.
Monumento aos Veteranos do Vietname – Estados Unidos
Um memorial nacional em Washington homenageia os membros de serviço das forças armadas dos Estados Unidos que lutaram na Guerra do Vietnã, membros de serviço que morreram em serviço no Vietnã/Sudeste Asiático, e aqueles membros que estavam desaparecidos durante a guerra.
O monumento foi construído no ano 1982, e é composto pelas 3 partes diferentes, Three Soldiers Statue, Vietnam Women’s Memorial, e Vietnam Veterans Memorial Wall. O Muro do Memorial aos Veteranos do Vietnã tem extensão pelos 75 metros em relação ao comprimento de mármore negro, em que há inscrição dos nomes de todos os soldados dos Estados Unidos mortos em guerra. Ele está localizado no Constitution Gardens, proximo ao Monumento a Washington, e teve projeção por Maya Lin.
Sacsayhuaman – Peru
Um complexo murado na periferia norte da cidade de Cuzco, Peru, a antiga capital do Império Inca. Como muitas construções incas, o complexo é feito de grandes paredes de pedra seca polida, com pedras cuidadosamente cortadas para encaixar firmemente sem argamassa. O local, em uma altitude de 3.701 metros, foi adicionado como parte da cidade de Cuzco à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983.
Grande Zimbabwe – Zimbabwe
Grande Zimbabwe é uma cidade em ruínas em Zimbabwe. E foi a capital do Reino de Zimbabwe durante a Última Idade de Ferro do país. A cidade foi cercada por estes muros.
Paredes da Babilônia – Iraque
A antiga Babilônia, na Mesopotâmia, situada em torno de 85 km ao sul de Bagdá, estava cercada por estas paredes. Suas origens remontam a 575 a.C, e a Porta de Ishtar foi considerada como uma das maravilhas do mundo antigo devido a sua grandeza e arquitetura.
The Walls of Ston – Croácia
Construído no século XV, estes muros conectavam 2 cidades e estendido sobre um comprimento de 5.5 km. Ele foi construído como um muro defensivo para a cidade de Dubrovnik e continha 40 torres e 5 fortalezas. Este é o segundo maior muro na Europa.
Muralha de Adriano – Inglaterra
A parede mais longa na Europa, esta parede foi construída pelos romanos para proteger sua colônia Britânia das tribos na Escócia. E se estende por 117 km em toda a terra de costa a costa. A Muralha de Adriano se caracteriza por ser uma fortificação desenvolvida principalmente em madeira e pedra, pelo norte da Inglaterra, próxima a fronteira da atual Escócia.
Foi desta maneira denominada homenageando o imperador Públio Élio Trajano Adriano, que ordenou a construção. Trata-se da primeira de 2 fortificações edificadas na Grã-Bretanha, a Muralha de Antonino é a segunda, de menor popularidade, já que seus vestígios se resumem menos evidentes na atualidade.
Paredes de Tróia – Turquia
Um dos muros mais antigos ainda em pé atualmente, este muro foi construído no século 13 a.C para proteger a lendária cidade de Tróia. Este muro resistiu ao cerco famoso de 10 anos de Tróia.
Muro de Berlim – Alemanha
Este muro foi construído muito mais tarde do que os anteriores, mas é muito famoso. A construção começou em 1961, no auge da Guerra Fria. E foi desenvolvido no meio de Berlim pela Alemanha Oriental para impedir os berlinenses orientais de escapar para o oeste. Foi finalmente derrubado com a queda da União Soviética em 1989. Os restos ainda podem ser encontrados atualmente em Berlim, e são uma das maiores atrações turísticas.
Muro das Lamentações – Israel
Localizado em Jerusalém, o Muro das Lamentações, é um lugar sagrado de uma das maiores religiões do mundo, o judaísmo. O muro data do final do período do Segundo Templo, sendo construído em torno de 19 a.C por Herodes, o Grande. A parede era a parede ocidental do templo. No judaísmo, o Muro das Lamentações é venerado como o único remanescente do Templo Sagrado, fazendo deste o lugar mais sagrado para o povo judeu, o local mais visitado em Jerusalém e uma das atrações mais visitadas em Israel.
Muralha da China – China
Construída no século 14, a Muralha da China se estende por 8.850 km. Este muro incrível foi construído para proteger as fronteiras setentrionais do Império chinês dos ataques das tribos nômades. Ela é uma das estruturas mais reconhecidas do mundo, é a maior barreira feita pelo homem já construída, e é sem dúvida uma das realizações de engenharia mais incríveis. No entanto, a lenda que afirma que é a única estrutura feita pelo homem visível do espaço a olho nu, é falsa.
A Grande Muralha é formada por várias muralhas, desenvolvidas em muitas dinastias no decorrer de cerca de 2 milênios. Se, pelo passado, a própria função se caracterizou essencialmente de defesa, atualmente constitui símbolo deste país e atração de turismo de grande procura. Atualmente, é uma das 10 maravilhas do mundo antigo.
O tópico 7 pode não se o muro da Babilônia. Pq não há vestígios concretos de sua existência. Teorias de cientistas a mando de religiões, não é considerável tb.